102-6 (GRI )

Indicadores relacionados
  • Mercados servidos pela organização

    Temas Materiais Relacionados:

    Contexto:

    A Suzano mantém um relacionamento de longo prazo com substancialmente todos os seus clientes de celulose, atendendo a setores como os de imprimir e escrever, embalagens, papéis especiais e higiene, em diferentes escalas de fornecimento. Em linha com nossa política comercial, buscamos o equilíbrio nas vendas de celulose para os diferentes segmentos de papel, com destaque para o segmento de papéis para fins sanitários, que, em 2019, permaneceu com significativa participação em nosso mix de vendas. Hoje, é o principal segmento atendido pela Suzano no que se refere à celulose, correspondendo a 58% do volume de vendas dessa unidade de negócios. Ainda, o fornecimento da celulose se dá tanto no mercado nacional quanto no de exportação, com clientes situados no Brasil, na Ásia, Europa e América do Norte, entre outras regiões. Nesse sentido, do volume de 9,4 milhões de toneladas de celulose vendido em 2019, mais de 90% foi destinado ao mercado internacional.

    No segmento de celulose do tipo fluff, especificamente, atendemos aos segmentos de produtos absorventes para incontinência, fralda infantil, tapetes pet e absorventes femininos, com clientes situados, principalmente, no Brasil, na China, nos Estados Unidos, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Japão.

    No que se refere ao comércio de papel, temos uma base de clientes bastante diversificada: desde produtores de notebooks e material não promocional até clientes mais sofisticados, como produtores de material promocional, embalagens de alta qualidade e livros de arte. Sendo assim, a partir desses produtos, atendemos a mercados no Brasil, nas Américas do Sul, Central e do Norte e em outras regiões em menor escala.

    Na unidade de Bens de Consumo, a atuação está restrita ao Brasil, com maior representatividade nas regiões Norte e Nordeste do País. Ainda, nossa base de clientes neste setor está segmentada em venda para o varejo, redes de supermercados e hipermercados, distribuidores, atacadistas e redes de cash & carry.