Dimensão Econômica (GRI 200)

Principais informações financeiras e indicadores econômicos.

  • Ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio

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    • wdt_ID Indicador 2019
      1 Número total de ações judiciais movidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio em que a organização tenha sido identificada como participante 0

    Informações complementares:

    Não foram identificadas no período ações judiciais envolvendo concorrência desleal, práticas de truste e/ou monopólio.

  • Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

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    • wdt_ID Casos de corrupção 2019
      1 Número total de casos confirmados de corrupção 21
      2 Número total de casos confirmados em que empregados foram demitidos ou receberam medidas disciplinares por corrupção 18
      3 Número total de casos confirmados em que contratos com parceiros comerciais foram rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção 1

    Informações complementares:

    A Suzano não registrou nenhum caso de corrupção pública no ano de 2019, sendo que as 21 denúncias reportadas tratam de corrupção privada, envolvendo os seguintes temas: apropriação indevida, conflito de interesse, recebimento de gratificação indevida, suborno e conduta inadequada. Informamos também que nenhum dos casos procedentes causou impacto material nas demonstrações e informações financeiras da companhia.

  • Comunicações para empregados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por categoria funcional

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    • wdt_ID Comunicações para empregados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por categoria funcional - 2019¹ Número total Porcentagem
      1 Administrativo 2.724 100%
      2 Conselheiro 18 100%
      3 Consultor 551 100%
      4 Coordenador 360 100%
      5 Diretor 19 100%
      6 Diretor executivo 12 100%
      7 Especialista 916 100%
      8 Gerente executivo 93 100%
      9 Gerente funcional 289 100%
      10 Operacional 8.461 100%

    1. Os números não incluem colaboradores afastados no período de referência e aprendizes.

    Informações complementares:

    No que se refere à comunicação sobre políticas e procedimentos anticorrupção para conselheiros, a instância responsável pela aprovação das diretrizes referentes ao tema é o próprio Conselho de Administração. Nesse sentido, nossos conselheiros aprovaram a Política Anticorrupção da companhia de forma unânime e sem ressalvas, demonstrando envolvimento com o tema e conhecimento do conteúdo e evidenciando a revisão dos termos da Política por parte deles.

    Além disso, os meios de comunicação disponíveis e utilizados para disseminar as diretrizes da Política Anticorrupção na companhia foram:

     

    • Comunicados: dentro da Companhia, a área de Comunicação Interna centraliza o envio das informações consideradas relevantes corporativamente e as disponibiliza via seus próprios layouts de e-mail.
    • TV: em nossas unidades administrativas, possuímos disponíveis algumas televisões que são deixadas ligadas durante o expediente dos colaboradores. Nelas são divulgados temas de relevância para a companhia, tal como as diretrizes anticorrupção e o lançamento de novos treinamentos relacionados ao tema;
    • Vídeos: exclusivamente sobre o tema de Código de Conduta e Lei Anticorrupção, foram disponibilizados vídeos elaborados pela mesma agência que conduziu a construção dos nossos treinamentos. Esses materiais também estão disponíveis em nosso canal de comunicação interno.
    • Rádio Florestal: buscando atingir nosso público florestal que não possui o computador como material de trabalho, começamos a gravar nossos principais conteúdos e alguns trechos dos nossos treinamentos obrigatórios em nossa Rádio Florestal, de modo a viabilizar a disseminação do tema também nas pontas de nossas operações.
    • Mural: nos espaços de convivência/descontração, temos como prática deixar sempre um mural com avisos impressos. Os times de Gente e Gestão e Comunicação fazem a atualização semanalmente com as principais notícias divulgadas naquela semana, incluindo nossas medidas internas anticorrupção.
    • Ambientação avançada: todos os novos colaboradores, em seu primeiro dia de companhia, passam por um processo de “ambientação avançada”, no qual participam de palestras e assistem a algumas apresentações sobre diversos temas de importância para a empresa, incluindo nossos treinamentos de Código de Conduta e Lei Anticorrupção.
    • Ambientação avançada para estagiários: todos os nossos estagiários, durante seu período de estágio, passam por alguns treinamentos corporativos sobre as principais temáticas de interesse da companhia. Um desses treinamentos é o de compliance, no qual são abordados os princípios do nosso Código de Conduta e diretrizes sobre a Lei Anticorrupção (tanto no âmbito nacional quanto no internacional).
    • Reembolso: para realizar a solicitação de cada reembolso na ferramenta que utilizamos para essa finalidade, o colaborador deve afirmar que conhece e concorda com os princípios éticos do nosso Código de Conduta e com as diretrizes de nossa Lei Anticorrupção.
  • Comunicações para empregados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por região

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    • wdt_ID Comunicações para empregados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por região - 2019¹ Número total Porcentagem
      1 Norte 936 100%
      2 Nordeste 4.149 100%
      3 Centro-Oeste 1.757 100%
      4 Sudeste 6.537 100%
      5 Sul 82 100%
      6 Exterior 281 100%
      7 Total 0 100%

    1. Os números não incluem colaboradores afastados no período de referência e aprendizes.

    Informações complementares:

    Os meios de comunicação disponíveis e utilizados para disseminar as diretrizes da Política Anticorrupção na companhia foram:

     

    • Comunicados: dentro da companhia, a área de Comunicação Interna centraliza o envio das informações consideradas relevantes corporativamente e as disponibiliza via seus próprios layouts de e-mail.
    • TV: em nossas unidades administrativas, possuímos disponíveis algumas televisões que são deixadas ligadas durante o expediente dos colaboradores. Nelas são divulgados temas de relevância para a companhia, tal como as diretrizes anticorrupção e o lançamento de novos treinamentos relacionados ao tema.
    • Vídeos: exclusivamente sobre o tema de Código de Conduta e Lei Anticorrupção, foram disponibilizados vídeos elaborados pela mesma agência que conduziu a construção dos nossos treinamentos. Esses materiais também estão disponíveis em nosso canal de comunicação interno.
    • Rádio Florestal: buscando atingir nosso público florestal que não possui o computador como material de trabalho, começamos a gravar nossos principais conteúdos e alguns trechos dos nossos treinamentos obrigatórios em nossa Rádio Florestal, de modo a viabilizar a disseminação do tema também nas pontas de nossas operações.
    • Mural: nos espaços de convivência/descontração, temos como prática deixar sempre um mural com avisos impressos. Os times de Gente e Gestão e Comunicação fazem a atualização semanalmente com as principais notícias divulgadas naquela semana, incluindo nossas medidas internas anticorrupção.
    • Ambientação avançada: todos os novos colaboradores, em seu primeiro dia de companhia, passam por um processo de “ambientação avançada”, no qual participam de palestras e assistem a algumas apresentações sobre diversos temas de importância na empresa, incluindo nossos treinamentos de Código de Conduta e Lei Anticorrupção.
    • Ambientação avançada para estagiários: todos os nossos estagiários, durante seu período de estágio, passam por alguns treinamentos corporativos sobre as principais temáticas de interesse da companhia. Um desses treinamentos é o de compliance, no qual são abordados os princípios do nosso Código de Conduta e diretrizes sobre a Lei Anticorrupção (tanto no âmbito nacional quanto no internacional).
    • Reembolso: para realizar a solicitação de cada reembolso na ferramenta que utilizamos para essa finalidade, o colaborador deve afirmar que conhece e concorda com os princípios éticos do nosso Código de Conduta e com as diretrizes de nossa Lei Anticorrupção.
  • Contratação de mão de obra local por categoria funcional

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    • wdt_ID Porcentagem de contratação local por categoria funcional - 2019¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Operacional 56% 75% n/a
      2 Administrativo 63% 69% n/a
      3 Supervisor 40% 100% n/a
      4 Especialista 65% 100% n/a
      5 Consultor 54% n/a n/a
      6 Coordenador 48% n/a n/a
      7 Gerente 44% 0% n/a
      8 Gerente Executivo 44% n/a n/a
      9 Diretor 0% n/a n/a
      10 Diretor Executivo 50% n/a n/a

    1. Entende-se como mão de obra local o indivíduo que, no momento da contratação, atua na Unidade Federativa de nascimento. Além disso, para o cálculo desse indicador, foram consideradas contratações realizadas somente em 2019. Para algumas categorias funcionais, os dados não se aplicam porque não ocorreram novas contratações no período de referência, como no caso do Ecofuturo, em que não houve nenhuma contratação em 2019.

  • Contratação local na Facepa por categoria funcional e por região

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    • wdt_ID Porcentagem de contratação local na Facepa por categoria funcional e por região - 2019¹ Região Norte Região Nordeste
      1 Operacional 75% n/a
      2 Administrativo 75% 0%
      3 Supervisor n/a 100%
      4 Especialista n/a 100%
      5 Consultor n/a n/a
      6 Coordenador n/a n/a
      7 Gerente 0% n/a
      8 Gerente Executivo n/a n/a
      9 Diretor n/a n/a
      10 Diretor Executivo n/a n/a

    1. Entende-se como mão de obra local o indivíduo que, no momento da contratação, atua na Unidade Federativa de nascimento. Além disso, para o cálculo desse indicador, foram consideradas contratações realizadas somente em 2019. Para algumas categorias funcionais, os dados não se aplicam porque não ocorreram novas contratações no período de referência.

  • Contratação local na Suzano por categoria funcional e por região

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    • wdt_ID Porcentagem de contratação local na Suzano por categoria funcional e por região - 2019¹ Região Norte Região Nordeste Região Centro Oeste Região Sudeste Região Sul
      1 Operacional 11% 60% 48% 72% 100%
      2 Administrativo 0% 54% 34% 78% 100%
      3 Supervisor 0% 33% n/a 50% n/a
      4 Especialista n/a 9% n/a 82% 100%
      5 Consultor 100% 5% n/a 71% 50%
      6 Coordenador n/a 0% 20% 60% 0%
      7 Gerente n/a 0% 0% 54% n/a
      8 Gerente Executivo n/a 0% n/a 50% n/a
      9 Diretor n/a n/a n/a 0% n/a
      10 Diretor Executivo n/a n/a n/a 50% n/a

    1. Entende-se como mão de obra local o indivíduo que, no momento da contratação, atua na Unidade Federativa de nascimento. Além disso, para o cálculo desse indicador, foram consideradas contratações realizadas somente em 2019. Para algumas categorias funcionais, os dados não se aplicam porque não ocorreram novas contratações no período de referência.

  • Descrição de impactos econômicos indiretos significativos

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    Contexto:

    As atividades da Suzano geram impactos econômicos indiretos significativos na sociedade, relacionados a mudanças na produtividade de organizações, setores ou da economia como um todo, assim como ao fortalecimento das habilidades e dos conhecimentos de uma comunidade profissional ou de indivíduos de regiões geográficas em que a empresa atua.

    Como exemplo, no primeiro caso, podemos citar o Programa Rede Responsável (ferramenta de compartilhamento de investimento socioambiental entre diferentes partes da sociedade), que atende às organizações da sociedade civil (OSCs) assistidas pelos programas de engajamento e geração de renda conduzidos pela empresa.

    Com esse programa:

     

    • contribuímos para o estabelecimento de conexões entre as associações e cooperativas parceiras com organizações interessadas em constituir parcerias para investir em projetos sociais e/ou adquirir produtos e/ou serviços;
    • capacitamos as equipes internas dos grupos apoiados no desenho e na implementação de processos de captação de recursos, para que possam aumentar a quantidade de parceiros e reduzir sua dependência da empresa;
    • apoiamos as associações e cooperativas para o estabelecimento de processos que permitam apresentar, de forma clara e com evidências, os resultados de suas atividades a potenciais financiadores, para que possam transformar suas realidades;
    • oferecemos orientação técnica e preparamos os grupos conforme suas diferentes áreas de atuação, para que possam acessar as políticas de incentivo fiscal, aplicar projetos em editais e estruturar propostas de parcerias espontâneas.

     

    Para o segundo caso (fortalecimento das habilidades e conhecimentos de uma comunidade profissional ou de indivíduos de determinada região geográfica), possuímos dois principais programas responsáveis pela geração de significativo impacto positivo. São eles: o PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial) e o Colmeias.

     

    • PDRT: o foco do Programa está no apoio às atividades agrícolas e pecuárias por meio de um serviço qualificado de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER (equipes técnicas) e de investimentos em equipamentos e insumos. Atua concomitantemente nos âmbitos das famílias, em suas organizações (associações) e no território nos quais estão inseridas.
    • Colmeias: o foco do programa está no apoio a apicultores e associações/cooperativas, realizado por equipes técnicas que oferecem um serviço qualificado de Ater.
  • Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos

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    • wdt_ID Projeto/ atividade¹ Estado/unidade Custo de cada investimento (R$)² Impactos atuais ou esperados sobre comunidades e economias locais, incluindo impactos positivos e negativos quando importantes Impacto percebido com os investimentos e serviços de infraestrutura apoiados
      1 Escolas Dignas no Maranhão – construção de quatro escolas e bibliotecas Maranhão 2.905.384,99 Melhoria da qualidade de ensino na zona rural do Estado do Maranhão Benefício às famílias de comunidades rurais onde antes não havia infraestrutura adequada de ensino
      2 Aterro sanitário de Imperatriz – apoio à elaboração EIA/Rima Maranhão 216.570,00 Construção do aterro sanitário de resíduos sólidos do município de Imperatriz (MA) Conservação do meio ambiente, com planejamento de coleta pública do lixo e minimização dos riscos de contaminação do solo e dos lençóis freáticos
      3 Patrocínio para a reforma do prédio de pós-graduação (mestrado em Direito) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Maranhão 60.000,00 Adequação do espaço acadêmico para a continuidade das aulas de pós-graduação da UFMA Fomento ao ensino, à pesquisa e à extensão da universidade pública
      4 Apoio à reforma do prédio-sede da 3a Companhia Destacada de Polícia Militar do 9o BPM, sediada no povoado Bela Vista, no município de São Miguel do Tocantins Tocantins 50.000,00 Melhoria dos serviços de segurança pública no Estado do Tocantins Espaços adequados e dignos para servidores e para o atendimento à população
      5 Investimentos em melhorias de estradas públicas Bahia 1.375.713,12 Melhoria da qualidade da malha viária e redução dos riscos de acidentes Melhoria das condições da malha viária e aumento da segurança no trânsito
      6 Investimentos em melhorias de estradas públicas Espírito Santo 61.208,45 Melhoria da qualidade da malha viária e redução dos riscos de acidentes Melhoria das condições da malha viária e aumento da segurança no trânsito
      7 Manutenção e abertura da Boca da Barra – Barra do Riacho Espírito Santo 315.917,97 Manutenção do acesso das embarcações dos pescadores artesanais ao mar Manutenção das atividades de pesca dos pescadores artesanais da comunidade, garantindo a geração de renda
      8 Apoio a diversas solicitações das comunidades relacionadas à infraestrutura (melhoria de acessos; construção e melhorias em instalações) Espírito Santo 74.915,23 Melhoria da qualidade da malha viária e de equipamentos comunitários Melhoria das condições das pessoas e dos coletivos locais em termos de acessibilidade e estrutura
      9 Apoio à obra de contenção do quebra-mar da enseada – Praia de Putiri – Aracruz Espírito Santo 1.572,10 Melhoria das condições das pessoas e coletivos locais em termos de acessibilidade e estrutura Melhoria das condições das pessoas e coletivos locais em termos de acessibilidade e estrutura
      10 Investimentos em melhorias de estradas públicas Mato Grosso do Sul 46.800,00 Melhoria da qualidade da malha viária e redução dos riscos de acidentes Melhoria das condições da malha viária e aumento da segurança no trânsito

    1. Todos os investimentos haviam sido concluídos até 31 de dezembro de 2019, com exceção do apoio à reforma do prédio-sede da Polícia Militar em São Miguel do Tocantins.
    2. Todos os investimentos foram em espécie, com exceção de:
    – apoio à obra de contenção do quebra-mar da enseada em Aracruz – doação de toras de eucalipto
    – apoio a diversas solicitações das comunidades relacionadas à melhoria de acessos e estradas públicas em São Paulo – doação de toras de eucalipto; massa asfáltica e pedras
    – apoio à construção de benfeitoria na sede da Guarda Municipal de Americana (SP) – doação de toras de eucalipto.

  • Operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção

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    Contexto:

    A Suzano faz o mapeamento dos potenciais riscos relacionados à corrupção na companhia como um todo, mas não realiza uma avaliação formal sobre o tema nas unidades. Em 2019, os principais riscos mapeados foram: a ausência da disseminação (comunicação e treinamento) do Código de Conduta e Políticas Corporativas ao público interno e externo; a não aplicação de formulários (Compliance e Conflito de Interesses); a não adequação dos escritórios internacionais com as diretrizes da companhia e/ou regulamentações locais; e a realização de doações e patrocínios em desacordo à estratégia da Companhia.

  • Proporção de gastos com fornecedores locais

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    • wdt_ID Percentual do orçamento de compras gasto com fornecedores locais 2019 (%)
      1 Maranhão 52
      2 São Paulo 78
      3 Bahia 43
      4 Espírito Santo 58
      5 Mato Grosso do Sul 45
      6 Piauí 56
      7 Tocantins 63
      8 Pará 31
      9 Minas Gerais 87

    1. São considerados fornecedores locais aqueles com matriz ou filial sediada no mesmo Estado de operação da Suzano. Para o indicador, foram considerados unidades fabris, florestais, portos e centro de distribuição. Para mais detalhes sobre as práticas da Suzano no que se refere a desenvolvimento de fornecedores, consultar o indicador “Gestão de fornecedores”.

  • Total de gastos com fornecedores por região

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    • wdt_ID Total de gastos com fornecedores por local de operação, em R$ milhões 2019
      1 Maranhão 1.600
      2 São Paulo 5.000
      3 Bahia 2.700
      4 Espírito Santo 1.800
      5 Mato Grosso do Sul 3.300
      6 Piauí 7
      7 Tocantins 186
      8 Pará 102
      9 Minas Gerais 208
      10 Outros 2.000

    Número total de fornecedores movimentados: 10.255 (matriz e filial).

  • Treinamentos e comunicações para empregados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção

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    • wdt_ID Treinamentos e comunicações para empregados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção - 2019¹ Número total Porcentagem
      1 Comunicações 13.742 100
      2 Treinamentos 11.380 83

    1. Os números não incluem colaboradores afastados no período de referência e aprendizes.

    Informações complementares:

    O treinamento anticorrupção, assim como o Código de Conduta, é renovado bienalmente e disponibilizado para a companhia em formato obrigatório. O objetivo é manter todos os colaboradores atualizados e comprometidos com as diretrizes e os comportamentos esperados em relação ao tema. Em vista disso, no dia 13 de setembro de 2019 foi disponibilizada uma nova versão dos referidos treinamentos.

    Após, aproximadamente, seis meses da reinicialização do curso, já registramos 83% de conclusão, ou seja, restando apenas 17% para conclusão integral, com um prazo superior a um ano para o encerramento do ciclo. Vale ressaltar que, no último ciclo de treinamentos, até o momento da reinicialização, havíamos registrado 90% de conclusão.

    A seguir estão os meios de comunicação disponíveis e utilizados para disseminar as diretrizes da Política Anticorrupção:

     

    • Comunicados: dentro da companhia, a área de Comunicação Interna centraliza o envio das informações consideradas relevantes corporativamente e as disponibiliza via seus próprios layouts de e-mail.
    • TV: em nossas unidades administrativas, possuímos disponíveis algumas televisões que são deixadas ligadas durante o expediente dos colaboradores. Nelas são divulgados temas de relevância para a companhia, tal como as diretrizes anticorrupção e o lançamento de novos treinamentos relacionados ao tema;
    • Vídeos: exclusivamente sobre o tema de Código de Conduta e Lei Anticorrupção, foram disponibilizados vídeos elaborados pela mesma agência que conduziu a construção dos nossos treinamentos. Esses materiais também estão disponíveis em nosso canal de comunicação interno.
    • Rádio Florestal: buscando atingir nosso público florestal que não possui o computador como material de trabalho, começamos a gravar nossos principais conteúdos e alguns trechos dos nossos treinamentos obrigatórios em nossa Rádio Florestal, de modo a viabilizar a disseminação do tema também nas pontas de nossas operações.
    • Mural: nos espaços de convivência/descontração, temos como prática deixar sempre um mural com avisos impressos. Os times de Gente e Gestão e Comunicação fazem a atualização semanalmente com as principais notícias divulgadas naquela semana, incluindo nossas medidas internas anticorrupção.
    • Ambientação avançada: todos os novos colaboradores, em seu primeiro dia de companhia, passam por um processo de “ambientação avançada”, no qual participam de palestras e assistem a algumas apresentações sobre diversos temas de importância na empresa, incluindo nossos treinamentos de Código de Conduta e Lei Anticorrupção.
    • Ambientação avançada para estagiários: todos os nossos estagiários, durante seu período de estágio, passam por alguns treinamentos corporativos sobre as principais temáticas de interesse da companhia. Um desses treinamentos é o de compliance, no qual são abordados os princípios do nosso Código de Conduta e diretrizes sobre a Lei Anticorrupção (tanto no âmbito nacional quanto no internacional).
    • Reembolso: para realizar a solicitação de cada reembolso na ferramenta que utilizamos para essa finalidade, o colaborador deve afirmar que conhece e concorda com os princípios éticos do nosso Código de Conduta e com as diretrizes de nossa Lei Anticorrupção.

     

    Ainda, no que se refere à comunicação e ao treinamento sobre políticas e procedimentos anticorrupção voltados para terceiros, para atingir seus fornecedores, a companhia utiliza-se de três meios distintos, conforme a seguir:

     

    • leitura e aceite dos princípios da companhia no início do processo de contratação/cadastro;
    • aceite da Política Anticorrupção através de um contrato formal do jurídico e/ou via pedidos de compra de produtos ou serviços;
    • por fim, como terceira medida, realizamos, em 2019, o envio do Código de Conduta da companhia a todos os nossos fornecedores ativos.
  • Treinamentos sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por categoria funcional

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    • wdt_ID Treinamentos sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por categoria funcional - 2019¹ Número total Porcentagem
      1 Administrativo 2.431 89%
      2 Conselheiro 18 n/d
      3 Consultor 512 93%
      4 Coordenador 316 88%
      5 Diretor 10 53%
      6 Diretor Executivo 9 75%
      7 Especialista 817 89%
      8 Gerente Executivo 79 85%
      9 Gerente Funcional 239 83%
      10 Operacional 6.700 79%

    1. Os números não incluem colaboradores afastados no período de referência e aprendizes.

    Informações complementares:

    A instância responsável pela aprovação das diretrizes anticorrupção é o Conselho de Administração. Nesse sentido, em reunião realizada no dia 22 de julho de 2019, a qual contou com todos os conselheiros, a Política Anticorrupção da companhia foi aprovada de forma unânime e sem ressalvas, demonstrando envolvimento e conhecimento de todos com o tema e evidenciando a revisão dos termos da Política por parte deles.

    Além disso, o treinamento anticorrupção, assim como o Código de Conduta, é renovado bienalmente e disponibilizado para a companhia em formato obrigatório. Sendo assim, após, aproximadamente, seis meses da reinicialização do curso, já registramos 83% de conclusão, ou seja, restando apenas 17% para conclusão integral, com um prazo superior a um ano para o encerramento do ciclo. Vale ressaltar que, no último ciclo de treinamentos, até o momento da reinicialização, havíamos registrado 90% de conclusão.

  • Treinamentos sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por região

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Treinamentos sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por região - 2019¹ Número total Porcentagem
      1 Norte 791 85%
      2 Nordeste 3.164 76%
      3 Centro-Oeste 1.213 69%
      4 Sudeste 5.955 91%
      5 Sul 74 90%
      6 Exterior 183 65%
      7 Total 1.3742 100%

    1. Os números não incluem colaboradores afastados no período de referência e aprendizes.

  • Valor econômico direto gerado e distribuído, em R$ e US$

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    • wdt_ID Valor econômico direto gerado 2019 (R$)¹ 2019 (US$)¹
      1 GERADO
      2 Receitas 30.896.356,00 7.518.093,25
      3 Valor econômico distribuído
      4 DISTRIBUÍDO
      5 Custos operacionais 15.368.942,00 3.739.765,91
      6 Salários e benefícios de empregados 2.067.669,00 503.131,45
      7 Pagamentos a provedores de capital2 7.728.778,00 1.880.664,30
      8 Pagamentos ao governo 1.632.205,00 397.168,82
      9 Total3 26.797.594,00 6.520.730,48
      10 VALOR ECONÔMICO RETIDO

    1. Os dados são apresentados em regime de competência e a informação é disponibilizada apenas para controladora e consolidado. Os valores em dólares (US$) foram convertidos com base na taxa de câmbio média em 31/12/2019.
    2. Inclui remuneração do capital de terceiros (juros provisionados, variações cambiais passivas, aluguéis e outros) e lucros (prejuízos) retidos no exercício.
    3. A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) não contempla a abertura por investimentos em comunidade e, por esse motivo, tal categoria não é contemplada aqui.

  • Valor econômico distribuído, em %

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    • Valor_economico_distribuido_emporcentagem

      wdt_ID Valor econômico distribuído 2019 (%)
      1 Custos operacionais 57,00
      2 Salários e benefícios de empregados 8,00
      3 Pagamentos a provedores de capital 29,00
      4 Pagamentos ao governo 6,00
      5 Total 100,00
  • Variação da proporção do salário inicial mais baixo comparado ao salário mínimo local

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    • wdt_ID Variação entre o salário mais baixo pago pela organização e o salário mínimo, por unidade 2019
      1 Imperatriz 147
      2 Limeira 107
      3 Mucuri 107
      4 Suzano/Rio Verde 100
      5 Aracruz 117
      6 Jacareí 112
      7 Três Lagoas 122
      8 Escritório Central 100
      9 Belém 100
      10 Fortaleza 100

    Informações complementares:

    Por serem objeto de negociação coletiva local, os salários são fixados localmente (por unidade). Para cada unidade, é utilizado um piso salarial, que decorre da negociação sindical.

    Os pisos salariais (menores salários estabelecidos nos acordos sindicais) são fruto de negociações anuais e que, além do fator negociação, levam em consideração o mercado, a complexidade da atividade e questões regionais.