Dimensão Social (GRI 400)

Indicadores sobre práticas trabalhistas, direitos humanos, impactos na sociedade e responsabilidade sobre o produto

Indicadores relacionados
  • Casos de discriminação e medidas corretivas tomadas

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    • wdt_ID Casos de discriminação 2019
      1 Número de casos recebidos 1
      2 Número de casos para os quais um plano de reparação está sendo implementado 0
      3 Número de casos para os quais o plano de reparação foi implementado e seus resultados analisados por meio de processos rotineiros de análise de gestão interna 0
      4 Número de casos resolvidos 1

    Informações complementares:

    Recebemos uma denúncia de suposta discriminação na companhia em 2019. Porém, no processo de investigação, a denúncia foi considerada improcedente, não se confirmando o caso de discriminação.

  • Casos de violação de direitos de povos indígenas

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    • wdt_ID Indicador 2019
      1 Número total de casos identificados de violação de direitos de povos indígenas 0
  • Contribuições políticas

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    Contexto:

    Em consonância com a legislação brasileira, com o Código de Conduta e com a política Anticorrupção da empresa, a Suzano não pratica contribuições de qualquer tipo a partidos e agentes políticos.

    Conforme disposto no capítulo “Regras de Prevenção à Corrupção” de nossa Política Anticorrupção (item “5.5. Contribuições Políticas da Suzano”), “é terminantemente proibido qualquer tipo de financiamento e(ou) contribuição eleitoral de quaisquer espécies por empresas, seja direta ou indiretamente, a partidos, agentes políticos e/ou candidatos. Assim que, qualquer envolvimento com autoridades governamentais, quando houver, será sempre realizado de forma idônea, não financeira, e atenderá as regras, os limites e a divulgação estabelecidos pela legislação aplicável. Qualquer envolvimento político, todavia, será sempre pautado pelas regras estabelecidas no Código de Conduta da Suzano e nesta Política. Não são aceitas pela Suzano iniciativas político-partidárias envolvendo a Companhia e/ou no ambiente de trabalho. […]”.

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    • wdt_ID Indicador 2019
      1 Valor monetário total de contribuições feitas pela organização a partidos e agentes políticos em dinheiro e em espécie, direta ou indiretamente 0,00
  • Empregados treinados em políticas e práticas de Direitos Humanos

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    • wdt_ID Empregados treinados em Direitos Humanos 2019
      1 Número total de horas de treinamento em Direitos Humanos 377.520
      2 Número total de empregados treinados em Direitos Humanos1 12.584
      3 Porcentagem de empregados treinados em Direitos Humanos 92%

    1. Os números não incluem colaboradores afastados no período de referência e aprendizes.

  • Impactos sociais negativos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas

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    • wdt_ID Fornecedores com impactos sociais negativos ¹ 2019
      1 Número de fornecedores avaliados 168
      2 Número de fornecedores identificados como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais 4
      3 Número de fornecedores identificados como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os quais as melhorias foram acordadas como resultado da avaliação 2
      4 Porcentagem de fornecedores identificados como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os quais as melhorias foram acordadas como resultado da avaliação 50%
      5 Número de fornecedores identificados como tendo impactos sociais reais e potenciais negativos significativos com os quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação 1
      6 Porcentagem de fornecedores identificados como tendo impactos sociais reais e potenciais negativos significativos com os quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação. 25%

    1. Para o indicador foram considerados apenas fornecedores críticos, ou seja, fornecedores de insumos e serviços que possam gerar impactos significativos na qualidade, no desempenho de processos, na segurança e integridade de equipamentos, no meio ambiente e na saúde e segurança dos colaboradores. As informações foram construídas a partir da base de dados da antiga Fibria. Os dados provenientes da base da Suzano Papel e Celulose estão sendo mapeados e serão avaliados em 2020.

    Informações complementares:

    Para a avaliação social, o critério levado em consideração foi a não utilização de mão de obra local/regional pelos fornecedores.

  • Indicador de Gestão de Segurança (IGS) e Indicador de Qualidade de Segurança (IQS)

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    • wdt_ID Outros indicadores de segurança 2019
      1 IGS (Indicador de Gestão de Segurança) 89
      2 IQS (Indicador de Qualidade de Segurança) 90

    Informações complementares:

    O Indicador de Segurança (IS) avalia a performance da gestão de segurança na empresa através do monitoramento da quantidade (IGS) e qualidade (IQS) das ferramentas de gestão, visando a busca contínua pela melhoria do processo e o amadurecimento da cultura de segurança das áreas operacionais em linha com a política de segurança do trabalho do grupo Suzano.

    Dentre as ferramentas avaliadas no IGS (quantitativo), estão a gestão dos desvios registrados, a execução do Programa Segurança na Área, a performance de treinamentos dos colaboradores e a realização de inspeções, entre outros fatores.

    Já o IQS (indicador de qualidade) é medido por meio da avaliação detalhada e qualitativa de ferramentas como o Sinal Verde, o Diálogo Diário de Segurança, o Segurança na Área, a gestão de ocorrências e a aplicação de checklist de máquinas, entre outras.

  • Média de horas de treinamento por empregado, por categoria funcional

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    • wdt_ID Média de horas de treinamento por empregado, por categoria funcional - 2019¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Administrativo 16,06 3,36 n/a
      2 Conselheiro 1,50 n/a n/a
      3 Consultor 15,31 n/a 3,56
      4 Coordenador 18,52 15,38 n/a
      5 Diretor 130,84 n/a n/a
      6 Diretor executivo 37,05 n/a n/a
      7 Especialista 18,77 7,06 34,38
      8 Gerente executivo 10,83 n/a n/a
      9 Gerente funcional 15,89 8,31 1,56
      10 Operacional 51,97 4,04 4,12

    1. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Facepa e Ecofuturo por não haver empregados nesses cargos. Os dados contemplam apenas empregados de período integral.

  • Média de horas de treinamento por empregado, por gênero

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    • wdt_ID Média de horas de treinamento por empregado, por gênero - 2019¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Homens 45,12 4,60 6,47
      2 Mulheres 20,10 3,50 28,68
      3 Total 41,47 4,36 13,48

    1. Os dados contemplam apenas empregados de período integral.

  • Não-conformidade com leis e regulamentos sociais e econômicos

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    • wdt_ID Multas significativas¹ e sanções não monetárias relacionadas a leis e regulamentos sociais e econômicos 2019
      1 Valor monetário de multas significativas pago no período (R$) R$ 454.523,59
      2 Valor monetário de multas significativas ainda em aberto (R$) R$ 0,00
      3 Número total de sanções não monetárias 0
      4 Número total de casos resolvidos por meio de mecanismos de arbitragem 0

    1. Consideramos o valor mínimo de US$ 10.000,00 para a caracterização de multa significativa.

    Informações complementares:

    Durante o ano de 2019 pagamos duas multas referentes aos autos de infração 211661864 e 215049829, em decorrência do descumprimento da quota legal de PCDs. O preenchimento da quota em questão em uma empresa com base florestal e atividade industrial extensas é um desafio. E encontrar mão de obra PCD qualificada em todas as regiões que estamos locados é ainda mais desafiador. Tendo isso em vista, a Suzano conta com um movimento interno voltado à valorização da diversidade e estímulo à inclusão na companhia: o Programa Plural, que, como um de seus objetivos, busca garantir o preenchimento integral da quota de PCDs na empresa nos próximos períodos.

  • Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais

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    Contexto:

    Na Suzano, o processo de cadastro e certificação de novos fornecedores considera o escopo de atuação deles para definir os critérios pelos quais serão analisados. Com relação a critérios sociais, todos os fornecedores, invariavelmente, são analisados e somente são cadastrados se estiverem em concordância com o estabelecido. Dessa forma, em 2019, 100% dos novos fornecedores contratados pela companhia – ou seja, 1.953 fornecedores – foram selecionados segundo esses critérios.

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    • wdt_ID Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais 2019
      1 Total de novos fornecedores que foram considerados para contratação 1.953
      2 Total de novos fornecedores contratados com base em critérios sociais 1.953
      3 Percentual de novos fornecedores contratados com base em critérios sociais (%) 100,00%
  • Número de horas de treinamento por empregado, por categoria funcional

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    • wdt_ID Número de horas de treinamento por empregado, por categoria funcional - 2019¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Administrativo 35.019,97 938,16 n/a
      2 Conselheiro 1,50 n/a n/a
      3 Consultor 5.817,66 n/a 3,56
      4 Coordenador 9.595,28 123,00 n/a
      5 Diretor 2.093,50 n/a n/a
      6 Diretor executivo 407,50 n/a n/a
      7 Especialista 15.689,23 204,80 206,25
      8 Gerente executivo 996,73 n/a n/a
      9 Gerente funcional 4.449,22 33,25 1,56
      10 Operacional 442.081,52 2.047,25 37,12

    1. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Facepa e Ecofuturo por não haver empregados nesses cargos. Os dados contemplam apenas empregados de período integral.

  • Número de horas de treinamento por empregado, por gênero

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    • wdt_ID Número de horas de treinamento por empregado, por gênero - 2019¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Homens 501.763,91 3.073,32 84,05
      2 Mulheres 38.213,16 636,61 172,06
      3 Total 539.977,07 3.709,93 256,11

    1. Os dados contemplam apenas empregados de período integral.

  • Número de incidentes relacionados ao trabalho de alto potencial registrados

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    • wdt_ID Indicador 2019
      1 Número de incidentes relacionados ao trabalho de alto potencial registrados 990

    Informações complementares:

    Incidentes de Alto Potencial são eventos não desejados e não planejados que tenham potencial para provocar um acidente pessoal com possibilidade de lesões graves e/ou permanentes, ou até mesmo fatalidade. Todas essas ocorrências são registradas, analisadas e investigadas por equipe multidisciplinar liderada pelo time de Segurança Ocupacional.

  • Número total de desligamentos por faixa etária

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    • wdt_ID Número total de desligamentos por faixa etária - 2019 Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Abaixo de 30 anos 511 35 0
      2 Entre 30 e 50 anos 1.652 66 1
      3 Acima de 50 anos 360 21 0
      4 Total 2.523 122 1
  • Número total de desligamentos por gênero

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    • wdt_ID Número total de desligamentos por gênero - 2019 Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Homens 2.202 101 1
      2 Mulheres 321 21 0
      3 Total 2.523 122 1
  • Número total de desligamentos por região

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    • wdt_ID Número total de desligamentos por região - 2019 Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Região Norte 88 111 0
      2 Região Nordeste¹ 813 11 0
      3 Região Centro-Oeste 335 0 0
      4 Região Sudeste¹ 1.251 0 1
      5 Região Sul 16 0 0
      6 Exterior 20 0 0
      7 Total 2.523 122 1

    1. Em relação aos desligamentos da Suzano, os números referentes às regiões Nordeste e Sudeste se devem, principalmente, a desmobilizações que ocorreram nas operações florestais dessas regiões no período de referência. Isso se deu, em parte, pela própria sinergia das operações após o processo de fusão entre Suzano Papel e Celulose e Fibria e, em outra parte, pela queda de preços da celulose em 2019, que motivou a desaceleração da produção, impactando diretamente as operações.

  • Número total de novas contratações por faixa etária

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    • wdt_ID Número total de novas contratações por faixa etária Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Abaixo de 30 anos 882 7 0
      2 Entre 30 e 50 anos 1.149 17 0
      3 Acima de 50 anos 46 0 0
      4 Total 2.077 24 0
  • Número total de novas contratações por gênero

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    • wdt_ID Número total de novas contratações por gênero - 2019 Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Homens 1.684 18 0
      2 Mulheres 393 6 0
      3 Total 2.077 24 0
  • Número total de novas contratações por região

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    • Número total de novas contratações por região

      wdt_ID Número total de novas contratações por região - 2019 Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Região Norte 176 21 0
      2 Região Nordeste 576 3 0
      3 Região Centro-Oeste 355 0 0
      4 Região Sudeste 942 0 0
      5 Região Sul 13 0 0
      6 Exterior 15 0 0
      7 Total 2.077 24 0
  • Números de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores

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    • wdt_ID Números de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores 2019
      1 Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 1
      2 Número de lesões com afastamento 44
      3 Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis 195

    Informações complementares:

    Das lesões registradas (com e sem afastamento), 51% foram de lesões tipo corte/ferimento, corto/contuso. 21% lesões tipo fratura. 6% lesões tipo queimadura e 22% de outras lesões. Dos membros lesionados, 34% foram dedos das mãos, 13% ferimentos na face, 10% nas mãos, 7% na cabeça, 6% nos pés e 30% em outras partes.

    Ainda, lamentavelmente, registramos em 2019 um óbito entre um de nossos prestadores de serviços logísticos na Unidade Florestal do Maranhão, fora de nossas instalações. Diante do ocorrido, a Suzano prestou todo o apoio necessário aos envolvidos no caso e realizou uma análise abrangente entre todas as suas unidades para disseminar as lições aprendidas com a ocorrência. Cabe ressaltar que todos os acidentes e incidentes registrados na Suzano são amplamente analisados e investigados pelo nosso time de Segurança e Saúde do Trabalho. A empresa possui procedimentos de segurança que atendem às melhores práticas do mercado e são constantemente revisados e aperfeiçoados. Nosso modelo de gestão vem, ano a ano, conseguindo reduzir ocorrências de acidentes nas operações. Fatalidades são inaceitáveis, e nosso esforço é para acabar com essas ocorrências.

  • Números de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores, por Diretoria

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    • wdt_ID Números de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores - 2019 Diretoria Florestal Diretoria Celulose Diretoria Papel Diretoria Bens de Consumo
      1 Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 1 0 0 0
      2 Número de lesões com afastamento 14 11 13 1
      3 Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis 74 62 35 11

    Informações complementares:

    Das lesões registradas (com e sem afastamento) com prestadores de serviço, 55% foram de lesões tipo corte/ferimento, corto/contuso. 18% lesões tipo fratura. 5% lesões superficiais/abrasão e 22% de outras lesões. Dos membros lesionados, 31% foram dedos das mãos, 18% ferimentos na face, 8% na cabeça, 8% nos pés, 7% nas mãos e 28% em outras partes.

    Ainda, lamentavelmente, registramos em 2019 um óbito entre um de nossos prestadores de serviços logísticos na Unidade Florestal do Maranhão, fora de nossas instalações. Diante do ocorrido, a Suzano prestou todo o apoio necessário aos envolvidos no caso e realizou uma análise abrangente entre todas as suas unidades para disseminar as lições aprendidas com a ocorrência. Cabe ressaltar que todos os acidentes e incidentes registrados na Suzano são amplamente analisados e investigados por equipe multidisciplinar liderada pelo nosso time de Segurança e Saúde do Trabalho. A empresa possui procedimentos de segurança que atendem às melhores práticas do mercado e são constantemente revisados e aperfeiçoados. Nosso modelo de gestão vem, ano a ano, conseguindo reduzir ocorrências de acidentes nas operações. Fatalidades são inaceitáveis, e nosso esforço é para acabar com essas ocorrências.

  • Números de saúde e segurança de prestadores

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    • wdt_ID Números de saúde e segurança de prestadores 2019
      1 Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 1
      2 Número de lesões com afastamento 24
      3 Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis 115

    Informações complementares:

    Das lesões registradas (com e sem afastamento) com prestadores de serviço, 55% foram de lesões tipo corte/ferimento, corto/contuso. 18% lesões tipo fratura. 5% lesões superficiais/abrasão e 22% de outras lesões. Dos membros lesionados, 31% foram dedos das mãos, 18% ferimentos na face, 8% na cabeça, 8% nos pés, 7% nas mãos e 28% em outras partes.

    Ainda, lamentavelmente, registramos em 2019 um óbito entre um de nossos prestadores de serviços logísticos na Unidade Florestal do Maranhão, fora de nossas instalações. Diante do ocorrido, a Suzano prestou todo o apoio necessário aos envolvidos no caso e realizou uma análise abrangente entre todas as suas unidades para disseminar as lições aprendidas com a ocorrência. Cabe ressaltar que todos os acidentes e incidentes registrados na Suzano são amplamente analisados e investigados por equipe multidisciplinar liderada pelo nosso time de Segurança e Saúde do Trabalho. A empresa possui procedimentos de segurança que atendem às melhores práticas do mercado e são constantemente revisados e aperfeiçoados. Nosso modelo de gestão vem, ano a ano, conseguindo reduzir ocorrências de acidentes nas operações. Fatalidades são inaceitáveis, e nosso esforço é para acabar com essas ocorrências.

  • Operações com impactos potenciais significativos ou impactos negativos reais sobre as comunidades locais

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    Contexto:

    Como parte essencial de seu processo de gestão de relacionamento e fazendo valer o princípio de que “só é bom para nós se for bom para o mundo”, a Suzano monitora os impactos sociais negativos – potenciais e reais – decorrentes de suas atividades nas comunidades vizinhas de suas operações, assim como estuda e executa as medidas de mitigação mais adequadas para cada um dos casos. A relevância dos impactos é definida a partir da aplicação da Matriz de Impactos Sociais, que pondera fatores como gravidade, frequência, probabilidade e abrangência dos impactos identificados. Essa ponderação é seguida por uma análise qualitativa e pela validação do grau de significância do impacto social pelo Risc Local de cada unidade.

    Os impactos classificados como “moderados” ou “substanciais” são considerados significativos e estão sujeitos a controles como: documentação de critérios operacionais; procedimentos de operação distintos; parâmetros para tratamento de fornecedores; requisitos específicos de planejamento, treinamento e conscientização; e manutenção de máquinas, equipamentos e/ou infraestrutura.

    A seguir, os impactos negativos significativos mapeados por Estado/unidade.

     

    São Paulo

    Impactos reais:

    • alteração da paisagem (visual) e perda de referência;
    • alteração na pauta produtiva dos municípios – modificação na produção local;
    • aumento do risco de acidentes (pessoas e animais);
    • comprometimento da capacidade e da qualidade da malha viária;
    • isolamento de propriedades e comunidades;
    • modificação na estrutura fundiária local;
    • incômodo causado pela poeira;
    • incômodo causado pelo ruído;
    • valorização da terra.

     

    Impactos potenciais:

    • comprometimento da segurança alimentar;
    • conflito com usos costumeiros-tradicionais dos recursos florestais (madeireiros e não madeireiros) em áreas de preservação e conservação;
    • dano econômico causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • danos a bens públicos e ao patrimônio privado;
    • desorganização do modo de vida das comunidades locais;
    • desrespeito aos hábitos e costumes não predatórios;
    • incômodo causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • incômodo devido à contaminação de corpos d’água;
    • incômodos causados pela redução da qualidade do trânsito;
    • interferências em sistemas de comunicação.

     

    Mato Grosso do Sul

    Impactos reais:

    • comprometimento da segurança alimentar;
    • danos a bens públicos e ao patrimônio privado;
    • desorganização do modo de vida das comunidades locais;
    • desrespeito aos hábitos e costumes não predatórios;
    • incômodo causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • interferências em sistemas de comunicação.

     

    Impactos potenciais:

    • comprometimento da segurança alimentar;
    • danos a bens públicos e ao patrimônio privado;
    • desorganização do modo de vida das comunidades locais;
    • desrespeito aos hábitos e costumes não predatórios;
    • incômodo causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • interferências em sistemas de comunicação.

     

    Espírito Santo

    Impactos reais:

    • alteração da paisagem (visual) e perda de referência;
    • alteração na pauta produtiva dos municípios – modificação na produção local;
    • aumento do risco de acidentes (pessoas e animais);
    • comprometimento da capacidade e da qualidade da malha viária;
    • isolamento de propriedades e comunidades;
    • modificação na estrutura fundiária local;
    • incômodo causado pela poeira;
    • incômodo causado pelo ruído;
    • valorização da terra.

     

    Impactos potenciais:

    • comprometimento da segurança alimentar;
    • danos a bens públicos e ao patrimônio privado;
    • desorganização do modo de vida das comunidades locais;
    • desrespeito aos hábitos e costumes não predatórios;
    • incômodo causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • interferências em sistemas de comunicação.

     

    Bahia

    Impactos reais:

    • alteração da paisagem (visual) e perda de referência;
    • alteração na pauta produtiva dos municípios – modificação na produção local;
    • aumento do risco de acidentes (pessoas e animais);
    • comprometimento da capacidade e da qualidade da malha viária;
    • isolamento de propriedades e comunidades;
    • modificação na estrutura fundiária local;
    • incômodo causado pela poeira;
    • incômodo causado pelo ruído;
    • valorização da terra.

     

    Impactos potenciais:

    • comprometimento da segurança alimentar;
    • danos a bens públicos e ao patrimônio privado;
    • desorganização do modo de vida das comunidades locais;
    • desrespeito aos hábitos e costumes não predatórios;
    • incômodo causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • interferências em sistemas de comunicação.

     

    Maranhão

    Impactos reais:

    • alteração da paisagem (visual) e perda de referência;
    • alteração na pauta produtiva dos municípios – modificação na produção local;
    • aumento do risco de acidentes (pessoas e animais);
    • comprometimento da capacidade da malha viária;
    • desemprego de famílias que habitam propriedades adquiridas;
    • incômodo causado pela iluminação excessiva (colheita noturna);
    • incômodo causado pela poeira;
    • incômodo causado pelo ruído;
    • isolamento de propriedades e comunidades;
    • modificação na estrutura fundiária local;
    • redução da geração de renda;
    • valorização da terra.

     

    Impactos potenciais:

    • comprometimento da segurança alimentar;
    • conflito com usos costumeiros-tradicionais dos recursos florestais (madeireiros e não madeireiros) em áreas de preservação e conservação;
    • dano econômico causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • danos a bens públicos e ao patrimônio privado;
    • desorganização do modo de vida das comunidades locais;
    • desrespeito aos hábitos e costumes não predatórios;
    • incômodo causado por deriva de produto em áreas vizinhas;
    • incômodo devido à contaminação de corpos d’água;
    • incômodos causados pela redução da qualidade do trânsito;
    • interferências em sistemas de comunicação.
  • Operações e fornecedores identificados como de risco significativo para a ocorrência de trabalho infantil e trabalho forçado e/ou análogo ao escravo

    Contexto:

    A Suzano conta com um termo de responsabilidade socioambiental que aborda a temática de exploração do trabalho infantil e forçado ou análogo ao escravo, tendo como objetivo orientar todos os colaboradores e parceiros quanto ao cumprimento das diretrizes existentes em nosso Código de Conduta, que repudia situações dessa natureza. Nesse sentido, 100% dos fornecedores contratados pela Suzano devem concordar com o Termo de Compromisso e Padrões de Responsabilidade Legal e Socioambiental adotado pela companhia e, consequentemente, com o que está disposto no documento sobre o tema.

    Adicionalmente, nosso manejo florestal e suas operações seguem padrões estabelecidos pelas certificações FSC® (Forest Stewarship Council®)¹ e PEFC/CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal), que avaliam as condições sociais de trabalhadores em nossas operações, bem como o atendimento à legislação relacionada ao tema. No que se refere à compra de madeira, os fornecedores são avaliados e monitorados de forma a possibilitar a identificação de riscos significativos quanto à ocorrência de trabalho análogo ao escravo ou infantil, sendo que, uma vez identificado, esse tipo de situação inviabiliza a negociação.

    Complementarmente, é feita aplicação de sistema de due diligence para a realização de avaliações de riscos envolvendo fornecedores de madeira, de modo que a companhia se enquadre nos requisitos estabelecidos pelas certificações quanto ao tema. Assim, para essas avaliações, contamos com uma metodologia interna que inclui, entre outros fatores, realização de entrevistas e fornecimento de evidências documentais quanto à legalidade da contratação e das condições de trabalho dos profissionais envolvidos nas atividades.

    Em 2019, não identificamos nas operações da Suzano e de nossos fornecedores situações em que houvesse risco significativo de ocorrência de trabalho infantil, forçado e/ou análogo ao escravo.

     

    1. Certificados de manejo florestal FSC-C110130, FSC-C118283, FSC-C100704, FSC-C009927 e FSC-C155943; e de cadeia de custódia FSC-C010014.
  • Operações e fornecedores identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva possa estar sendo violado ou haja risco

    Contexto:

    O Código de Conduta da Suzano, no pilar ético Transparência, aborda como nossos relacionamentos são conduzidos de forma clara, objetiva e legítima. Estamos seguros quanto à conduta da companhia em promover o diálogo aberto, leal e construtivo com as entidades representativas da classe patronal e dos trabalhadores, com base nos princípios da liberdade de associação e do respeito à pluralidade de ideias.

    Além disso, 100% dos fornecedores contratados pela área de Suprimentos concordam com o Termo de Compromisso e Padrões de Responsabilidade Legal e Socioambiental adotado pela Suzano, que repudia situações dessa natureza.

    Em 2019, não identificamos nas operações da empresa e de nossos fornecedores nenhuma situação em que o direito de exercer a liberdade de associação e negociação coletiva pudesse ter sido violado ou estivesse em risco.

  • Participação do trabalhador, consulta e comunicação sobre saúde e segurança ocupacional

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    Contexto:

    As unidades operacionais da Suzano possuem comitês de segurança estruturados, divididos em subcomitês menores, que atuam em discussões, análises e implementações relacionadas a saúde e segurança e ações realizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Como responsabilidade dos Comitês, temos: participação ativa nas reuniões, estabelecimento de metas e objetivos e tratativas de questões em âmbito estratégico (Comitê Gerencial), operacional (Comitê de Célula) e específico (Comitê Técnico ou Temático). As reuniões dos comitês ocorrem conforme calendário pré-definido nas unidades.

    Contamos também com o Programa Segurança na Área, ferramenta que, a partir da experiência prática, visa disseminar bons costumes e uma conduta adequada entre os colaboradores no que se refere à segurança ocupacional, promovendo, assim, um ambiente mais seguro de trabalho a todos. Adicionalmente, dispomos de um Portal corporativo para disponibilização e consulta de dados de segurança por unidade, assim como realizamos comunicações internas via intranet e e-mails referentes ao tema.

    Ainda, visando a melhoria contínua das condições de trabalho dentro do setor, dispomos também de acordos formais com sindicatos, com abordagens específicas para cada região de atuação.

  • Pessoal de segurança treinado em políticas ou procedimentos relativos a direitos humanos

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    • wdt_ID Indicador 2019
      1 Porcentagem do pessoal de segurança que recebeu treinamento formal nas políticas de direitos humanos da organização ou em procedimentos específicos e sua aplicação à segurança¹ 60

    1. São contemplados empregados de organizações terceirizadas na resposta.

  • Porcentagem de empregados da Facepa negros por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados da Facepa negros por gênero - 2019¹ Homens Mulheres Total
      1 Administrativo 66% 67% 66%
      2 Conselheiro n/a n/a n/a
      3 Consultor n/a n/a n/a
      4 Coordenador 43% 0% 38%
      5 Diretor n/a n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a n/a
      7 Especialista 57% 50% 55%
      8 Gerente executivo n/a n/a n/a
      9 Gerente funcional 100% 0% 75%
      10 Operacional 72% 81% 74%

    1. A categoria “negros” contempla empregados que se autodeclaram pretos ou pardos. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Facepa pelo fato de não possuírem empregados que se enquadrem nas mesmas.

  • Porcentagem de empregados da Facepa por categoria funcional e por faixa etária

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados da Facepa por categoria funcional e por faixa etária - 2019¹ Abaixo de 30 anos Entre 30 e 50 anos Acima de 50 anos
      1 Administrativo 27% 62% 11%
      2 Conselheiro n/a n/a n/a
      3 Consultor n/a n/a n/a
      4 Coordenador 25% 63% 13%
      5 Diretor n/a n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a n/a
      7 Especialista 21% 72% 7%
      8 Gerente executivo n/a n/a n/a
      9 Gerente funcional 0% 50% 50%
      10 Operacional 20% 64% 17%

    1. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Facepa por não possuir empregados nessas categorias

  • Porcentagem de empregados da Facepa por categoria funcional e por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados da Facepa por categoria funcional e por gênero - 2019¹ Homens Mulheres
      1 Administrativo 79% 21%
      2 Conselheiro n/a n/a
      3 Consultor n/a n/a
      4 Coordenador 88% 13%
      5 Diretor n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a
      7 Especialista 72% 28%
      8 Gerente executivo n/a n/a
      9 Gerente funcional 75% 25%
      10 Operacional 78% 22%

    1. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Facepa por não haver empregados nesses cargos.

  • Porcentagem de empregados da Suzano negros por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados da Suzano negros por gênero - 2019¹ Homens Mulheres Total
      1 Administrativo 55 48 53
      2 Conselheiro 20 50 25
      3 Consultor 47 38 44
      4 Coordenador 26 25 26
      5 Diretor 31 0 31
      6 Diretor executivo 20 0 18
      7 Especialista 60 53 56
      8 Gerente executivo 23 26 24
      9 Gerente funcional 38 41 38
      10 Operacional 65 69 65
      11 Supervisor 56 55 56
      12 Total 61 51 59

    1. A categoria “negros” contempla empregados que se autodeclaram pretos ou pardos.

  • Porcentagem de empregados da Suzano por categoria funcional e por faixa etária

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados da Suzano por categoria funcional e por faixa etária - 2019 Abaixo de 30 anos Entre 30 e 50 anos Acima de 50 anos
      1 Administrativo 28 63 9
      2 Conselheiro 0 8 92
      3 Consultor 19 68 13
      4 Coordenador 6 76 18
      5 Diretor 0 44 56
      6 Diretor executivo 0 73 27
      7 Especialista 48 46 6
      8 Gerente executivo 0 70 30
      9 Gerente funcional 4 81 15
      10 Operacional 22 65 12
      11 Supervisor 9 77 15
      12 Total 23 65 12
  • Porcentagem de empregados da Suzano por categoria funcional e por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados da Suzano por categoria funcional e por gênero - 2019 Homens Mulheres
      1 Administrativo 66 34
      2 Conselheiro 83 17
      3 Consultor 77 23
      4 Coordenador 74 26
      5 Diretor 100 0
      6 Diretor executivo 91 9
      7 Especialista 52 48
      8 Gerente executivo 79 21
      9 Gerente funcional 84 16
      10 Operacional 95 5
      11 Supervisor 90 10
      12 Total 85 15
  • Porcentagem de empregados do Ecofuturo negros por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados do Ecofuturo negros por gênero - 2019¹ Homens Mulheres Total
      1 Administrativo n/a n/a n/a
      2 Conselheiro n/a n/a n/a
      3 Consultor 0% 0% 0%
      4 Coordenador n/a n/a n/a
      5 Diretor n/a n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a n/a
      7 Especialista 0% 60% 50%
      8 Gerente executivo n/a n/a n/a
      9 Gerente funcional 0% 0% 0%
      10 Operacional 44% 0% 44%

    1. A categoria “negros” contempla empregados que se autodeclaram pretos ou pardos. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Ecofuturo pelo fato de não possuírem empregados que se enquadrem nas mesmas.

  • Porcentagem de empregados do Ecofuturo por categoria funcional e por faixa etária

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados do Ecofuturo por categoria funcional e por faixa etária - 2019¹ Abaixo de 30 anos Entre 30 e 50 anos Acima de 50 anos
      1 Administrativo n/a n/a n/a
      2 Conselheiro n/a n/a n/a
      3 Consultor 0% 100% 0%
      4 Coordenador n/a n/a n/a
      5 Diretor n/a n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a n/a
      7 Especialista 17% 83% 0%
      8 Gerente executivo n/a n/a n/a
      9 Gerente funcional 0% 0% 100%
      10 Operacional 0% 100% 0%

    1. Algumas categorias funcionais não se aplicam para o Ecofuturo por não possuir empregados nessas categorias.

  • Porcentagem de empregados do Ecofuturo por categoria funcional e por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados do Ecofuturo por categoria funcional e por gênero - 2019¹ Homens Mulheres
      1 Administrativo n/a n/a
      2 Conselheiro n/a n/a
      3 Consultor 0% 100%
      4 Coordenador n/a n/a
      5 Diretor n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a
      7 Especialista 17% 83%
      8 Gerente executivo n/a n/a
      9 Gerente funcional 100% 0%
      10 Operacional 100% 0%

    1. Algumas categorias funcionais não se aplicam para Ecofuturo por não haver empregados nesses cargos.

  • Porcentagem de empregados PCDs da Facepa por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados PCDs da Facepa por gênero - 2019¹ Homens Mulheres Total
      1 Administrativo 5% 2% 4%
      2 Conselheiro n/a n/a n/a
      3 Consultor n/a n/a n/a
      4 Coordenador 0% 0% 0%
      5 Diretor n/a n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a n/a
      7 Especialista 0% 0% 0%
      8 Gerente executivo n/a n/a n/a
      9 Gerente funcional 0% 0% 0%
      10 Operacional 3% 8% 4%

    1. PCDs são pessoas com deficiência.
    Algumas categorias funcionais não se aplicam para Facepa por não possuir empregados nessas categorias

  • Porcentagem de empregados PCDs da Suzano por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados PCDs da Suzano por gênero - 2019¹ Homens Mulheres Total
      1 Administrativo 5 4 5
      2 Conselheiro 0 0 0
      3 Consultor 1 0 1
      4 Coordenador 1 1 1
      5 Diretor 0 0 0
      6 Diretor executivo 0 0 0
      7 Especialista 1 2 1
      8 Gerente executivo 0 0 0
      9 Gerente funcional 0 0 0
      10 Operacional 2 3 2
      11 Supervisor 1 0 1
      12 Total 2 3 2

    1. PCDs são pessoas com deficiência.

  • Porcentagem de empregados PCDs do Ecofuturo por gênero

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    • wdt_ID Porcentagem de empregados PCDs do Ecofuturo por gênero - 2019¹ Homens Mulheres Total
      1 Administrativo n/a n/a n/a
      2 Conselheiro n/a n/a n/a
      3 Consultor 0% 0% 0%
      4 Coordenador n/a n/a n/a
      5 Diretor n/a n/a n/a
      6 Diretor executivo n/a n/a n/a
      7 Especialista 0% 0% 0%
      8 Gerente executivo n/a n/a n/a
      9 Gerente funcional 0% 0% 0%
      10 Operacional 0% 0% 0%

    1. PCDs são pessoas com deficiência. Algumas categorias funcionais não se aplicam para o Ecofuturo por não possuir empregados nessas categorias

  • Porcentagem de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira por categoria funcional e por gênero

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    Contexto:

    O ciclo de avaliações da Suzano passou por uma reformulação no ano de 2019, após a fusão entre Suzano Papel e Celulose e Fibria. Sendo assim, esta foi a primeira avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreira dos colaboradores na nova empresa, avaliando-se comportamentos desdobrados dos Direcionadores de Cultura. A avaliação foi feita para 100% dos colaboradores desde cargos administrativos até a diretoria funcional (ativos em setembro de 2019), com exceção do público operacional, que não foi avaliado neste momento. O modelo de avaliação deste público será revisado para que sua avaliação referente ao ano de 2019 seja feita ainda ao longo de 2020. Diretores Executivos e Conselheiros, por sua vez, são avaliados a partir de outros mecanismos, específicos do Comitê de Pessoas. Ainda, o público que deixou à empresa até junho de 2019 não entrou no ciclo de avaliações. Logo, com exceção dos cargos operacionais, 100% dos nossos colaboradores passaram por avaliação formal de desempenho e desenvolvimento de carreira em relação ao ano de 2019.

  • Porcentagem de operações com engajamento na comunidade local implementado, avaliações de impacto e/ou programas de desenvolvimento local por Estado/unidade e tipo de iniciativa

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    • wdt_ID Tipo de iniciativa São Paulo Mato Grosso do Sul Espírito Santo Bahia Maranhão Total
      1 Avaliações de impactos sociais, inclusive avaliações de impactos de gênero, com base em processos participativos 100 100 100 100 100 100
      2 Avaliações de impactos ambientais e monitoramento contínuo 100 100 100 100 100 100
      3 Divulgação pública dos resultados de avaliações de impactos ambientais e sociais 100 100 100 100 100 100
      4 Programas de desenvolvimento local baseados nas necessidades de comunidades locais 100 100 100 100 100 100
      5 Planos de engajamento de stakeholders baseados em mapeamentos dessas partes 100 100 100 100 100 100
      6 Comitês e processos de consulta ampla à comunidade local, incluindo grupos vulneráveis 100 100 100 100 100 100
      7 Conselhos de trabalho, comissões de saúde e segurança no trabalho e outras entidades representativas de empregados para discutir impactos 100 100 100 100 100 100
      8 Processos formais de queixas e reclamações por parte de comunidades locais 100 100 100 100 100 100
  • Prazo mínimo de notificação dado a empregados antes da implementação de mudanças operacionais significativas

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    • wdt_ID Indicador 2019
      1 Prazo mínimo de notificação dado a empregados e seus representantes antes da implementação de mudanças operacionais significativas 4 semanas

    Informações complementares:

    Os acordos coletivos são de caráter público e registrados e arquivados no site da Secretaria de Relações do Trabalho (Ministério da Economia), onde podem ser acessados por quem se interessar. Não há prazo mínimo para notificação ou divulgação. No entanto, a empresa mantém como prática a divulgação dos acordos imediatamente após serem firmados.

  • Prevenção e mitigação de impactos na saúde e segurança ocupacional diretamente ligados a relações comerciais

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    Contexto:

    Em 2019, diversas sinergias de saúde e segurança foram executadas após o processo de fusão da empresa, como a construção do Manual do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional e a definição dos passos críticos para padronização e implantação de procedimentos e diretrizes de segurança, entre outras ações. Como destaque, ressaltamos a incorporação dos programas de gestão de consequência em todas as unidades, sendo eles:

     

    • Programa Segurança na Área: tem como objetivo disseminar, a partir da experiência prática, bons costumes e uma conduta adequada entre os colaboradores no que se refere à segurança ocupacional, promovendo, assim, um ambiente mais seguro de trabalho a todos;
    • Programa Linha Mestra: traz o conjunto prioritário de regras de segurança que devem ser seguidas rigorosamente na Suzano para proteger a segurança de colaboradores que atuam em seu nome;
    • Programas Segurança em Família e Reconhecimento: de forma complementar aos anteriores, esses programas visam reconhecer os colaboradores que adotam ações prevencionistas no tema segurança.

     

    Outro movimento importante foi a formação de uma equipe com Psicólogos do Trabalho, que tem como objetivo desenvolver a liderança e incentivar o comportamento seguro de todos os colaboradores da Suzano, coletar dados para análise, promover feedback com as pessoas observadas e remover barreiras ao comportamento seguro. Esse ponto, especificamente, reforça o conceito de que uma cultura de segurança baseada em cuidado mútuo e de interdependência é eficaz e bem-sucedida na prevenção e na capacitação das pessoas em boas práticas sobre o tema, assim como na melhoria da qualidade de vida, da produtividade dos colaboradores, do clima organizacional e dos resultados financeiros da companhia.

  • Problemas de saúde de empregados relacionados ao trabalho

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Números de problemas de saúde de empregados 2019
      1 Número de óbitos como resultado de problemas de saúde relacionados ao trabalho 0
      2 Número de casos de doenças relacionadas ao trabalho reportáveis 0

    Informações complementares:

    No transcorrer de 2019, não tivemos problemas de saúde relacionados ao trabalho. Sempre que necessário, foram realizadas investigações de nexo ocupacional (incluindo análise ergonômica da tarefa), as quais descartaram a origem laboral da disfunção.

    O risco à saúde predominante na empresa é o ruído, sendo os níveis de pressão sonora nas operações regularmente monitorados pela equipe de Segurança do Trabalho. Nesse sentido, para eliminar ou mitigar os potenciais efeitos danosos à saúde, são implementados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e/ou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Diante disso, não foram registrados problemas de saúde gerados pelo agente citado (ruído) durante o período de referência.

  • Problemas de saúde de empregados relacionados ao trabalho, por gênero

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Números de problemas de saúde de empregados por gênero - 2019 Homens Mulheres
      1 Número de óbitos como resultado de problemas de saúde relacionados ao trabalho 0 0
      2 Número de casos de doenças relacionadas ao trabalho reportáveis 0 0
  • Problemas de saúde de empregados relacionados ao trabalho, por região

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Números de problemas de saúde de empregados por região - 2019 Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul
      1 Número de óbitos como resultado de problemas de saúde relacionados ao trabalho 0 0 0 0 0
      2 Número de casos de doenças relacionadas ao trabalho reportáveis 0 0 0 0 0
  • Razão matemática do salário base e remuneração entre mulheres e homens

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Razão matemática do salário base e remuneração entre mulheres e homens - 2019¹ Salário base (%) Remuneração (%)
      1 Administrativo 84 84
      2 Consultor 92 91
      3 Coordenador 95 94
      4 Diretor (executivo e funcional) 84 85
      5 Especialista 96 96
      6 Gerente executivo 97 90
      7 Gerente funcional 95 95
      8 Operacional 67 67
      9 Supervisor 89 88

    1. Para o cálculo da remuneração, além do salário base, foram considerados pagamentos relacionados a horas extras, benefícios e remuneração variável dos colaboradores. Facepa e Ecofuturo não foram considerados na análise por não terem informações consolidadas nos sistemas Suzano para todo o ano de 2019. Além disso, as diferenças salariais e de remuneração entre homens e mulheres na Suzano se devem, essencialmente, à própria diferença histórica entre os gêneros na composição da força de trabalho da companhia – em 2019, os homens representavam 85% do total de colaboradores. Logo, por terem mais tempo de trabalho na empresa, de modo geral, a base salarial e a remuneração de homens se mostram superiores as de mulheres, que possuem menor representatividade na empresa.

  • Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional

    Temas Materiais Relacionados:

    Contexto:

    Todas as unidades da Suzano estão cobertas pelo Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, fundamentado nas diretrizes da ISO 45001:2018, OSHAS 18001, ISO 9000, Normas Regulamentadoras do Trabalho, no conceito de ciclo de PDCA (do inglês Plan – Do – Check – Act ou Adjust) e em boas práticas de mercado nacionais e internacionais.

    Nesse sentido, um dos resultados mais significativos em Segurança no ano de 2019 foi a redução do somatório de ocorrências com e sem afastamento em 22%, resultado fruto dos investimentos que as unidades têm feito em segurança, do envolvimento da liderança (cada vez mais atuante) no tema e da busca por ações preventivas, além dos procedimentos e ferramentas implantados na companhia visando à gestão cada vez mais eficaz dessa temática. Com isso, estamos entre as melhores práticas quando comparados com as demais empresas do nosso setor.

  • Taxa de novas contratações por faixa etária

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    • wdt_ID Taxa de novas contratações por faixa etária - 2019 (%) Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Abaixo de 30 anos 0,29 0,04 0,00
      2 Entre 30 e 50 anos 0,14 0,03 0,00
      3 Acima de 50 anos 0,03 0,00 0,00
      4 Total 0,16 0,03 0,00
  • Taxa de novas contratações por gênero

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Taxa de novas contratações por gênero - 2019 (%) Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Homens 0,15 0,03 0,00
      2 Mulheres 0,21 0,03 0,00
      3 Total 0,16 0,03 0,00
  • Taxa de novas contratações por região

    Temas Materiais Relacionados:

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    • wdt_ID Taxa de novas contratações por região - 2019 (%)¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Região Norte 0,55 0,03 n/a
      2 Região Nordeste 0,14 0,02 n/a
      3 Região Centro-Oeste 0,20 n/a n/a
      4 Região Sudeste 0,14 n/a 0,00
      5 Região Sul 0,15 n/a n/a
      6 Exterior 0,07 n/a n/a
      7 Total 0,16 0,03 0,00

    1. A Facepa só possui operações na Região Norte e Nordeste, e o Ecofuturo, só na Região Sudeste.

  • Taxa de retorno e retenção após licença maternidade/paternidade por gênero

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    • wdt_ID Taxa de retorno e retenção após licença maternidade/paternidade por gênero - 2019 Homens Mulheres
      1 Taxa de retorno¹ 1,00 1,00
      2 Taxa de retenção² 1,00 0,88

    1. Calculada dividindo o total de empregados que efetivamente voltaram da licença maternidade/paternidade no período em análise (ou que têm previsão de retorno ainda em 2020, após o ciclo do relatório) pelo total de empregados que tiraram a licença.
    2. Calculada dividindo o total de empregados que ainda estavam trabalhando na empresa 12 meses após o retorno da licença maternidade/paternidade pelo total de empregados que voltaram da licença.

  • Taxa de rotatividade por faixa etária

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    • wdt_ID Taxa de rotatividade por faixa etária - 2019 (%) Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Abaixo de 30 anos 17,90 17,60 0,00
      2 Entre 30 e 50 anos 19,80 11,60 5,80
      3 Acima de 50 anos 22,00 15,20 0,00
      4 Total 19,60 13,50 5,20
  • Taxa de rotatividade por gênero

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    • wdt_ID Taxa de rotatividade por gênero - 2019 (%)¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Homens 20,00 14,10 7,60
      2 Mulheres 17,50 11,10 0,00
      3 Total 19,60 13,50 5,20

    1. A taxa de rotatividade é calculada da seguinte forma: Número de desligamentos do período/Média de colaboradores do período.

  • Taxa de rotatividade por região

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    • wdt_ID Taxa de rotatividade por região - 2019 (%)¹ Suzano Facepa Ecofuturo
      1 Região Norte 45,30 15,40 n/a
      2 Região Nordeste 20,10 5,90 n/a
      3 Região Centro-Oeste 19,30 n/a n/a
      4 Região Sudeste 19,00 n/a 5,20
      5 Região Sul 17,50 n/a n/a
      6 Exterior 9,60 n/a n/a
      7 Total 19,60 13,50 5,20

    1. A Facepa só possui operações na Região Norte e Nordeste, e o Ecofuturo, só na Região Sudeste.

  • Taxas de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores

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    • wdt_ID Taxas de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores Resultados - 2019³ Meta de referência - 2019³ Meta de referência - 2020
      1 Taxa de gravidade 104,00 24,00 24,00
      2 Taxa de frequência com afastamento¹ 0,49 0,68 0,44
      3 Taxa de frequência consolidada² 2,18 2,54 1,96

    1. Cálculo da taxa: (casos com afastamento) x 1000000/ (nº de horas trabalhadas)
    2. Cálculo da taxa: (casos com afastamento + sem afastamento) x 1000000/ (nº de horas trabalhadas)
    3. Em 2019, foram trabalhadas 89.377.275 horas.

    Informações complementares:

    A taxa de frequência consolidada,  em 2019, teve uma redução de 22% em relação a 2018, resultado fruto dos investimentos que as unidades tem feito em segurança, do envolvimento da liderança cada vez mais atuante no tema, da busca por ações preventivas e dos procedimentos e ferramentas implantadas na companhia. Entre colaboradores próprios, especificamente, a taxa de frequência com afastamento foi de 0,73. A única meta não atingida foi a taxa de gravidade, devido à fatalidade registrada.

    Os mapeamentos de perigos e riscos da Suzano se dão através dos procedimentos, matrizes de determinação de riscos (MDR) e análises preliminares de risco (APR), determinando as ações necessárias para eliminação e controle. Grande parte dos riscos são oriundos de atividades manuais, nas quais o funcionário necessita desses membros na realização das tarefas. Existem ações em todas as unidades para eliminação e controle de riscos, incluindo projetos de engenharia, modernização de equipamentos, ações de ergonomia e adoção de medidas administrativas.

  • Taxas de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores, por Diretoria

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    • wdt_ID Taxas de saúde e segurança de empregados próprios e prestadores - 2019³ Diretoria Florestal Diretoria Celulose Diretoria Papel Diretoria Bens de Consumo
      1 Taxa de gravidade 150,00 40,00 53,00 67,00
      2 Taxa de frequência com afastamento¹ 0,30 0,54 1,20 0,33
      3 Taxa de frequência consolidada² 1,61 3,03 3,22 3,66

    1. Cálculo da taxa: (casos com afastamento) x 1000000/ (nº de horas trabalhadas)
    2. Cálculo da taxa: (casos com afastamento + sem afastamento) x 1000000/ (nº de horas trabalhadas)
    3. Em 2019, foram trabalhadas 89.377.275 horas.

  • Taxas de saúde e segurança de prestadores

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    • wdt_ID Taxas de saúde e segurança de prestadores Resultados - 2019³ Meta de referência - 2019³ Meta de referência - 2020
      1 Taxa de gravidade 128,00 24,00 24,00
      2 Taxa de frequência com afastamento¹ 0,39 0,68 0,44
      3 Taxa de frequência consolidada² 1,86 2,54 1,96

    1. Cálculo da taxa: (casos com afastamento) x 1000000/ (nº de horas trabalhadas)
    2. Cálculo da taxa: (casos com afastamento + sem afastamento) x 1000000/ (nº de horas trabalhadas)
    3. Em 2019, foram trabalhadas 61.830.927 horas.

  • Trabalhadores abrangidos por um sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança

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    • wdt_ID Sobre o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional: 2019
      1 Número de todos os funcionários e trabalhadores que são cobertos por tal sistema 36.547 (próprios + prestadores)
      2 Porcentagem de todos os funcionários e trabalhadores que são cobertos por tal sistema 100%
      3 Número de todos os funcionários e trabalhadores cobertos por sistema auditado internamente 36.547 (próprios + prestadores)
      4 Porcentagem de todos os funcionários e trabalhadores cobertos por sistema auditado internamente 100%
      5 Número de todos os funcionários e trabalhadores cobertos por sistema auditado ou certificado por uma parte externa 24 mil (próprios + prestadores)
      6 Porcentagem de todos os funcionários e trabalhadores cobertos por sistema auditado ou certificado por uma parte externa¹ 64%

    1. As unidades industriais de Jacareí, Três Lagoas e Aracruz ainda não foram auditadas ou certificadas por parte externa.

  • Uso de licença maternidade/paternidade por gênero

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    • wdt_ID Uso de licença maternidade/paternidade por gênero 2018 - Homens 2018 - Mulheres 2018 - Total 2019 - Homens 2019 - Mulheres 2019 - Total
      1 Total de empregados que tiveram direito a usufruir de licença maternidade/paternidade 297 64 361 418 76 494
      2 Total de empregados que tiraram a licença maternidade/paternidade 297 64 361 418 76 494
      3 Total de empregados que retornaram ao trabalho, no período de relatório, após o término da licença maternidade/paternidade¹ 290 59 349 424 73 497
      4 Total de empregados que voltaram a trabalhar após a licença maternidade/paternidade e que ainda estiveram empregadas 12 meses após o retorno ao trabalho² n/a n/a n/a 262 52 314

    1. O número de empregados que retornaram ao trabalho em 2019 é superior ao número de empregados que saíram no mesmo ano, pois contempla também empregados que saíram de licença em 2018 e retornaram somente em 2019.
    2. Pelo fato de termos começado a operar como Suzano SA a partir de 14 de janeiro de 2019, não temos o histórico de quantos empregados voltaram a trabalhar após a licença maternidade/paternidade em 2017 e que ainda estiveram empregados 12 após o retorno do trabalho, em 2018, enquanto ainda operávamos como duas empresas distintas (Suzano Papel e Celulose e Fibria).