Metas de longo prazo
Diante da complexidade dos desafios e das oportunidades existentes, a Suzano construiu sua Estratégia de Sustentabilidade de forma colaborativa, considerando a multiplicidade de visões de seus públicos de relacionamento. Assumimos o compromisso de ampliar nosso papel na cadeia de valor e na sociedade por meio de metas de longo prazo, norteando nosso caminho ao longo dos próximos dez anos, período que a Organização das Nações Unidas (ONU) chama de Década da Ação.
Energia
Aumentar em 50% a exportação de energia renovável
Contexto
Grande parte da energia elétrica gerada nas fábricas da Suzano é produzida a partir de fontes renováveis, viabilizando excedentes que podem abastecer o sistema nacional de energia. Assim, por meio de investimentos em eficiência, pesquisa e inovação, buscamos aumentar a nossa contribuição para a disponibilização de energia limpa e renovável para todo o país.
Escopo:
Energia renovável gerada em nossas unidades industriais e exportada para o sistema nacional de energia.
Baseline:
214 MWm (ano: 2018¹).
Horizonte:
aumentar a exportação de energia renovável à rede para 322 MWm (50%) (até 2030).
Resultados em 2020:
Em 2020 a estratégia de exportação foi afetada por projetos relacionados à substituição de energia gerada com base em queima de combustível fóssil por energia renovável, a partir do licor negro gerado em nosso processo produtivo e também por projetos relacionados à otimização do consumo de madeira na fabricação de celulose. Considerando esse cenário, disponibilizamos 193 MWm de energia renovável para o sistema nacional.
Ao longo de 2020, implementamos projetos de melhoria que seguiram duas principais linhas:
- Eficiência de geração de vapor: projeto com foco na eficiência do parque de caldeiras, permitindo maior geração específica e consequentemente maior disponibilização para as turbinas.
- Otimização de eficiência energética: utilização de ciência de dados para determinar o ponto ótimo de geração e distribuição de vapor, com foco em eficiência energética das turbinas.
Acompanhamento do KPI:
2018 | 2019 | 2020 | |
---|---|---|---|
Energia elétrica renovável exportada (em MWm) | 214 | 171 | 193 |
O que faremos em 2021:
Seguiremos trabalhando no desenvolvimento de projetos voltados à ampliação da disponibilidade de vapor para a geração de energia, incluindo a melhoria da performance de nossas turbinas e otimização do consumo térmico.
¹ A escolha do ano de 2018 como baseline se deve ao fato de não terem ocorrido variações significativas de produção em nossas unidades industriais neste período. Com isso, o valor adotado representa melhor o potencial de exportação de energia atual da companhia. Visando maior transparência e alinhamento de procedimentos, também ajustamos o baseline da meta e resultados de 2019 considerando dados de exportação da Veracel, joint venture entre Suzano e Stora Enso, com 50% de composição acionária para cada uma das empresas
Privacy Overview
Acessibilidade
Esta seção apresenta os recursos de acessibilidade presentes em nosso site, além de dicas e informações.
TAMANHO DO TEXTO
Diminuir letra
Tamanho normal
Aumentar letra
ALTO CONTRASTE
Preto
VERSÃO ÁUDIO-ESCRITA
Os leitores de tela representam um importante recurso de tecnologia assistiva, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao mundo virtual. A programação utilizada neste site permite o funcionamento dos seguintes leitores de conteúdo: JAWS, Virtual Vision, Voice Over, Orca e Interface Especializada Dosvox.