Métricas do capitalismo Stakeholder
Em 2020, o World Economic Forum (WEF) divulgou as “Métricas do Capitalismo Stakeholder”, um conjunto de diretrizes que podem ser utilizadas por empresas com o objetivo de alinhar seus relatórios de performance financeira com indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG). As métricas recomendadas estão organizadas em quatro pilares (já alinhados aos ODSs).
-
Pessoas
Esse pilar fala sobre o desafio de se acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, além de garantir que todos os seres humanos possam alcançar dignidade e igualdade em um ambiente essencialmente saudável.
-
Planeta
Esse pilar envolve a ambição de proteger o planeta da degradação por meio do consumo e produção, administrando de forma sustentável os recursos naturais e tomando medidas urgentes em relação à problemáticas latentes (como as mudanças climáticas), garantindo, assim, as necessidades das gerações presentes e futuras.
-
Princípios de Governança
Esse pilar aborda a evolução do conceito de governança, em um contexto no qual organizações passam a, cada vez mais, definir e incorporar seus propósitos no centro de suas estratégias de atuação. Porém, sem excluir os princípios vinculados à Teoria da Agência, prestação de contas e administração, que continuam a ser vitais para uma governança corporativa robusta.
-
Prosperidade
Esse pilar busca avaliar os formatos utilizados para assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de vidas prósperas e gratificantes, em um contexto em que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.