Emissões GEE

Informações detalhadas a respeito das emissões de Gases de Efeito Estufa da Suzano.

  • Gestão sobre emissões de GEEs nas operações florestais, industriais e logísticas

    Dimensão Métricas do Capitalismo Stakeholder (WEF)

    Temas Materiais Relacionados

    Contexto:

    A Suzano realiza anualmente o inventário de emissões de gases de efeito estufa, que aborda os escopos 1, 2 e 3 de toda operação, incluindo as operações florestais, industriais e de logística. Além disso, são também relatadas as remoções referentes às áreas de florestas plantadas e nativas. Anualmente, a empresa também realiza a revisão dos fatores de emissão e busca, constantemente, melhorias para aprimorar o processo.

    Visando ampliar, sistematizar e aumentar o grau de confiança dos dados que compõem o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEEs), a Suzano desenvolveu, em parceria com o time de Tecnologia da Informação (TI), um sistema digital automatizado de coleta de dados para a concepção do Inventário. As informações são gerenciadas por um software (como o SAP) e, assim, são coletadas por meio de transações automatizadas. Também foram estabelecidos outros processos sistematizados para facilitar a coleta de dados que não são controlados por sistemas digitais, como o caso de  consumos de combustíveis por parte dos nossos fornecedores.

    A partir de 2021, realizaremos uma segunda rodada de validação das bases utilizadas para essas extrações automatizadas, fortaleceremos o relacionamento com os fornecedores de informações manuais e passaremos a realizar coleta de dados com uma frequência maior que a anual.

    Por meio de ficha de coleta de dados, a Suzano realiza também os cálculos de emissões e remoções de estudos em andamento e de projetos realizados. Estes dados oportunizam as análises por meio de um preço interno de carbono, demonstrando oportunidades ou mitigação de Riscos. Esta coleta também tem por objetivo contribuir com as áreas que estão estudando projetos para uma análise vinculada a geração de créditos de Carbono. Esperamos gerar um processo também de sistematização na análises dos estudos e dos projetos executados.

    A Suzano mantem uma plataforma voltada para instrução e capacitação sobre Mudanças Climáticas, disponível para todos os colaboradores. Em 2020, foram realizadas diversas reuniões e treinamentos sobre o tema, incluindo, discussões sobre o Mercado de Carbono e a dimensão do tema de Mudanças Climáticas para a Suzano, bem como capacitações relacionadas ao sistema de coleta de dados para o inventário de emissões.