ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos
Indicadores relacionados
-
Área de plantio certificada, por tipo de certificação
Dimensão SASB
Temas Materiais Relacionados
Mudar visualizacão:
-
wdt_ID Área de plantio certificada, em hectares, por tipo de certificação¹ 2019 2020 1 FSC®² e PEFC/Cerflor 926.826 924.817
Informações complementares:
A Suzano possui um Plano de Manejo Florestal para cada região em que atua, concentrando nesse documento todas as informações, documentos, relatórios, registros e mapas que descrevem, justificam e regulam atividades a serem executadas por qualquer gestor, equipe ou organização, com ou sem relação com a unidade de manejo, incluindo os programas socioambientais e declarações de objetivos e políticas.
Para as áreas não certificadas a Suzano realiza o Programa de Verificação (due diligence) com base na norma para Madeira Controlada, FSC-STD-40-005, garantindo que essas áreas:
- atendam a toda legislação aplicável, respeitando o direito à propriedade, posse e uso pacífico da terra,
- não comprometam as áreas de alto valor de conservação;
- respeitem os direitos humanos;
- garantam os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais;
- garantam os direitos dos trabalhadores, incluindo questões relacionadas a saúde e segurança e seguindo os Princípios Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT); e
- não realizem a conversão de áreas nativas em plantações comerciais de madeira.
A avaliação de madeira controlada é verificada anualmente em auditorias e as práticas de manejo florestal implementadas nessas áreas (não certificadas) são equivalentes às práticas em áreas florestais certificadas. Em ambas ocorre a avaliação de inventário florestal, o monitoramento e controle de pragas e doenças florestais e a adoção de práticas de manejo que buscam minimizar os impactos à biodiversidade (como a restauração ecológica, proteção de nascentes e rios e monitoramentos de biodiversidade e hidrológicos).
Temos equipes focadas em formar florestas produtivas e sustentáveis, sempre seguindo as melhores práticas silviculturais, de colheita e logística disponíveis, e os padrões de qualidade e segurança exigidos pela empresa.
Possuímos autorização da CTNBio (Comissão Nacional de Biossegurança – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) para desenvolver pesquisas com eucalipto transgênico, tanto em laboratório quanto em campo. É importante ressaltar que não utilizamos comercialmente florestas de eucalipto geneticamente modificado – realizamos as pesquisas apenas para conhecer e avaliar o potencial desta tecnologia e dos possíveis riscos associados a ela. Essas pesquisas são conduzidas em áreas que não estão incluídas no escopo das certificações florestais.
O transporte e armazenamento de produtos químicos são realizados conforme a legislação brasileira vigente e em atendimento aos padrões FSC® e CERFLOR, bem como o relacionamento com as comunidades tradicionais e indígenas, que se dá de maneira participativa e de forma a promover a autonomia dessas regiões.
Em função da Covid-19, em 2020 as auditorias externas foram realizadas de forma remota no Espírito Santo e Maranhão, e de forma mista em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. A auditoria na Unidade da Bahia foi transferida para 2021. Não houve inclusão de novas áreas no escopo de certificação.
Em 2020, a empresa manteve as certificações de manejo florestal em todas as unidades florestais.
-