ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

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  • Gestão da saúde ocupacional

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    Contexto:

    A gestão da saúde ocupacional na Suzano, em todas as unidades, está coberta por um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, fundamentado nas diretrizes da ISO 45001:2018, OSHAS 18001, ISO 9000, Normas Regulamentadoras do Trabalho (com destaque para as NRs 07, 09, 15, 17, 31 e 32), no conceito de ciclo de PDCA (do inglês Plan – Do – Check – Act ou Adjust) e em boas práticas de mercado nacionais e internacionais. A Suzano possui uma área de Saúde e Qualidade de Vida, integrada por médicos, time de enfermagem, ergonomista, nutricionistas e analistas de qualidade de vida.

    Para garantir uma gestão adequada do tema, a Suzano dispõe de um programa específico de Saúde e Qualidade de Vida com equipe 100% dedicada a suas atividades, denominado Faz Bem, que tem como objetivo desenvolver ações de promoção à saúde e qualidade de vida voltadas aos colaboradores da companhia e seus familiares( prioritariamente dependentes legais, incluindo adultos e crianças). O programa disponibiliza, entre outros benefícios, auxílio 24h/dia e 7 dias por semana (via 0800), nas áreas psicológica, jurídica, social, física, nutricional e auxílio pet.

    As iniciativas da Suzano em relação à Saúde e Qualidade de Vida incluem também:

     

    • Gestão de absenteísmo médico por CID M – doenças do tecido osteomuscular e do tecido conjuntivo –, de forma a monitorar adoecimentos de fundo musculoesquelético;
    • Gestão de absenteísmo médico por CID F – transtornos mentais e comportamentais –, de forma a monitorar adoecimentos de natureza psíquica;
    • Gestão de afastamentos junto à Previdência Social, com investigação de nexo ocupacional sempre que indicado. As 2 primeiras metas são compartilhadas entre os médicos do trabalho e a consultora de ergonomia;
    • Acolhimento assistencial de colaboradores, provendo o tratamento e/ou encaminhamento necessários à sua condição de saúde, visando o devido controle ou cura de suas condições de saúde;
    • Implantação de melhorias/adequações ergonômicas em processos produtivos em unidades fabris e florestais; com análise contínua sobre os postos de trabalho e realização de ginástica laboral nesses locais;
    • Manutenção e suporte dos Comitês de Ergonomia existentes, evidenciando melhorias ergonômicas resultante do trabalho de cada um deles;
    • Desenvolver ações de Qualidade de Vida (QV) voltadas para o colaborador e seus dependentes nos Centros de Distribuição da empresa;
    • Desenvolver ações de QV abrangendo colaboradores e dependentes, para nossas maiores unidades fabris e florestais.

     

    No ano de 2020, em que a pandemia pelo novo coronavírus se estabeleceu no Brasil, nossa empresa se comprometeu a prover o máximo em termos de cuidados e prevenção para seus colaboradores (com ênfase àqueles pertencentes ao grupo de risco), aplicando de imediato todas as diretrizes veiculadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo MS (Ministério da Saúde). Todos os casos de adoecimento (suspeitos ou confirmados) foram acompanhados pelo time médico de enfermagem, bem como os casos de internação. Nossos ambulatórios médicos em nossas maiores unidades seguiram disponíveis para atendimento 24h/dia, 7 dias por semana.

    Foi realizada a vacinação contra a Gripe H1N1 no mês de abril, no sistema drive-thru, e as demais atividades de saúde e qualidade de vida, voltadas para homens, mulheres e crianças, passaram a ser desenvolvidas no formato on-line (encontros virtuais). Entre elas, merecem destaque as lives com o Dr. Dráuzio Varella, com o Prof. Mario Sergio Cortella, com o Prof. Leandro Karnal e com o comediante Leandro Hassum, além do Programa Sob Medida, no qual, com suporte dado por parte de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, equipes de colaboradores com sobrepeso corporal concorrem entre si e entre unidades. A equipe que perdeu mais peso (somado o emagrecimento individual) no prazo final, foi premiada. A área também promoveu encontros virtuais para cuidar preventivamente das saúdes mental, alimentar, física e financeira de seus colaboradores, proporcionando frequentes momentos interativos com profissionais gabaritados.

    Na gestão da saúde, nossos principais compromissos em 2020 foram:

     

    1. Gestão da pandemia pelo novo coronavírus sem restrição de recursos, com o máximo rigor em termos de cuidados e prevenção. Proteção incondicional aos colaboradores que integraram o grupo de risco, afastando-os imediatamente do trabalho e mantendo-os em suas residências, com o devido suporte;
    2. Manutenção de todas as atividades de saúde e qualidade de vida, mesmo na vigência da pandemia, com as devidas adequações, convertendo-as de presenciais para a forma remota (on-line), preservando-se, assim, as atividades de promoção à saúde e prevenção de agravos para todos os colaboradores e seus dependentes legais (adultos e crianças).
    3. Acompanhamento e suporte de todos os casos de adoecimento de colaboradores, seja em casa ou no caso de internações hospitalares.