ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

Indicadores relacionados
  • Filtrar por ODS

  • Filtrar por tag

  • Gestão sobre relações trabalhistas

    Temas Materiais Relacionados

    Contexto:

    A Suzano segue a legislação vigente, as normas convencionais coletivas e as políticas estabelecidas no Código de Conduta da empresa no que tange a relações trabalhistas e sindicais, se comprometendo a manter relações respeitosas com os representantes dos empregados e a cumprir os acordos celebrados, sempre os divulgando para todos os colaboradores. Para atender a tais normas, bem como ter uma relação harmoniosa, colaborativa e positiva com seus colaboradores, é responsabilidade de todos os gestores terem dedicação à governança da empresa junto às suas equipes, com suporte e orientação das áreas Jurídica e de Gente e Gestão.

    São utilizados todos os recursos de documentação, principalmente folha de pagamento e demais ferramentas de recursos humanos, para tal finalidade. Todo esse cumprimento é monitorado e analisado por auditorias interna e externas, bem como por órgãos governamentais, principalmente Secretaria de Relações do Trabalho e Receita Federal.

    Denúncias e queixas podem ser efetuadas ao setor de Ouvidoria da empresa, através de meios eletrônicos ou por telefone, com número específico para tal fim (para saber mais, acesse: www.suzano.com.br -> Ouvidoria). Tais canais são divulgados de forma constante aos stakeholders por diferentes meios.

    Ainda, a área de Relações do Trabalho da companhia é monitorada por auditorias internas e externas, e os acordos firmados são também monitorados por fiscalizações dos órgãos públicos, principalmente pela Secretaria de Relações do Trabalho e a Receita Federal. Toda esta estrutura de governança possibilita a sustentabilidade do negócio, preservando o relacionamento positivo e harmonioso com as partes interessadas, bem como propiciando a construção de soluções conjuntas para as demandas e oportunidades provenientes da relação de trabalho.