ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

Indicadores relacionados
  • Filtrar por ODS

  • Filtrar por tag

  • Gestão sobre treinamentos e aprendizado

    Temas Materiais Relacionados

    Contexto:

    No que se refere à promoção do aprendizado contínuo de nossos colaboradores, a Suzano oferece diversos treinamentos (obrigatórios ou não) sobre assuntos de importância para o adequado desempenho de cada atividade, além de, desenvolver atividades de ambientação para os recém-chegados e oferecer políticas de subsídios para realização de cursos de idiomas, graduação e pós-graduação. Paralelamente, buscamos capacitar toda a nossa liderança em conhecimentos e atributos desejáveis para o desenvolvimento contínuo e conjunto de nossas pessoas, sempre tendo como plano de fundo o perfil do líder Suzano e nossos direcionadores de cultura. A partir disso, buscamos disseminar internamente nossa estratégia de atuação e conectar o desenvolvimento de nossos colaboradores à realidade do negócio.

    Toda demanda de treinamento é analisada e aprovada pelo solicitante, seu gestor, parceiro de negócio de RH (business partner) e pelos times responsáveis por cada grupo estratégico da companhia. Após todas as validações necessárias, a ação é realizada conforme a Política de Treinamento Interna da Suzano, devendo as evidências de sua realização (como listas de presença, certificados e avaliações) serem encaminhadas à área responsável pela checagem. As informações geradas servem de insumos para a realização de auditoria interna e/ou externa quanto à efetividade e veracidade das ações realizadas.

    Além disso, com o intuito de apoiar e intensificar as diferentes habilidades de nossos colaboradores e, então, aprimorar a execução de seu trabalho, contamos com os seguintes programas específicos:

     

    • Programa de Ambientação: programa que insere todos os novos colaboradores na cultura da Suzano. Acolhe o novo colaborador e o prepara para iniciar a sua jornada na empresa.
    • Você tem sede de que?: programa que disponibiliza ações de treinamento e desenvolvimento (presenciais e on-line), com foco no público administrativo e especialistas.
    • Suzano Talks: iniciativa que consiste em convidar pessoas empreendedoras de diversas áreas de atuação para um bate-papo com os nossos colaboradores sobre temas atuais e disruptivos, promovendo a troca de ideias e experiências entre ambas as partes.
    • Treinamentos de Segurança: treinamentos obrigatórios para atendermos as normas regulamentadoras de saúde e segurança e garantirmos um ambiente de trabalho seguro a todos os nossos colaboradores. Além dos treinamentos básicos, algumas das categorias funcionais operacionais devem realizar outras capacitações obrigatórias sobre tema para o adequado desempenho de suas funções.
    • Treinamentos Técnicos: treinamentos específicos para os respectivos cargos e voltados, principalmente, para o público operacional. Exemplo: Treinamento de Técnica de Manutenção Produtiva.
    • Programa – ELOS: ações de treinamento e desenvolvimento específicas ao público indicado como de alta performance e alto potencial na companhia. Assim, participantes são expostos a sessões de desenvolvimento, coaching, treinamento (on-line e presencial), trocas com a liderança, fóruns de discussão, projetos específicos, entre outros.
    • Treinamento de Primeira Liderança: treinamento para preparar os líderes Suzano em relação às habilidades desejadas para o adequado desempenho de seu papel de liderança.
    • Academia de Papeleiros: desenvolver competências técnicas e comportamentais para o negócio do Papel, por meio de experimentações e reflexões, que tornem o participante mais consciente e intencional sobre as suas habilidades na Suzano.

     

    Com a diversidade de programas e oportunidades de desenvolvimento, torna-se necessário uma constante curadoria dos conteúdos e treinamentos. Desta forma, atualmente contamos com a colaboração entre a área responsável em Gente e Gestão e o especialista técnico do tema para esta análise e validação de conteúdo, também prevista dentro de nossa política de treinamentos. Além disso, contamos com a escuta constante dos colaboradores através de avaliações de reação e comentários sobre os treinamentos. Estes, por sua vez, permitem ao participante a oportunidade de expor suas queixas e elogios, sempre de forma anônima, para sinalizar suas insatisfações ou sugestões.

    A Suzano tem como meta garantir que 100% de seus colaboradores cumpram os treinamentos obrigatórios e de Normas de Segurança (NRs). Além disto, neste ano pretendemos mudar a estrutura de desenvolvimento, tornando-a mais orgânica e contínua, agregando os conceitos de Long Life Learning e Reskilling. Para tal, pretende-se desenvolver um ecossistema de aprendizagem, este ano focado para o grupo estratégico da liderança, atendendo as suas necessidades específicas e garantindo experiências.

    Somado a isso, pretendemos reformular e reestruturar o programa de formação e encarreiramento para o público operacional (tanto no âmbito florestal quanto no industrial), para que atenda suas necessidades específicas.

    Ainda, em consonância com os compromissos públicos assumidos pela companhia em relação à temática de diversidade e inclusão, pretendemos atrair, desenvolver e reter cada vez mais talentos que, atualmente, carecem de oportunidades na sociedade em que vivemos. Essa ambição reforça nossos direcionadores de cultura na prática, assim como nos auxilia na obtenção de um ambiente interno mais diverso e inclusivo e na construção de uma sociedade cada vez mais justa.