ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

Indicadores relacionados
  • Filtrar por ODS

  • Filtrar por tag

  • Participação do trabalhador, consulta e comunicação sobre saúde e segurança ocupacional

    Temas Materiais Relacionados

    Contexto:

    As unidades operacionais da Suzano possuem comitês de segurança estruturados e divididos em subcomitês menores que atuam em discussões, análises e implementações relacionadas à saúde e segurança e ações realizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Fazem parte das responsabilidades dos Comitês: a participação ativa nas reuniões, estabelecimento de metas e objetivos e tratativas de questões em âmbito estratégico (Comitê Gerencial), operacional (Comitê de Célula) e específico (Comitê Técnico ou Temático). As reuniões dos comitês ocorrem conforme calendário pré-definido nas unidades.

    Contamos também com o Programa Segurança na Área, ferramenta que, a partir da experiência prática, visa disseminar bons costumes e uma conduta adequada entre os colaboradores no que se refere à segurança ocupacional, promovendo assim, um ambiente mais seguro de trabalho à todos. Adicionalmente, dispomos de um Portal corporativo para disponibilização e consulta de dados de segurança por unidade, assim como realizamos comunicações internas via intranet e e-mails referentes ao tema.

    Ainda, visando a melhoria contínua das condições de trabalho dentro do setor, dispomos também de acordos formais com sindicatos com abordagens específicas para cada região de atuação.

    Para a pandemia, foram formados comitês de crises em cada uma das unidades de gestão que foram responsáveis por levantar, direcionar e implementar ações de controle para garantir a segurança dos colaboradores durante o período. Aproveitamos a oportunidade do cenário para digitalizar nossas ferramentas e tornar a aplicação dela cada vez mais remota por meio das ferramentas oficiais de comunicação da Suzano e outros canais utilizados pela segurança do trabalho.

    Mantivemos a prática de utilizar o Portal corporativo para disponibilização e consulta de dados de segurança por unidade, com intensificação de comunicações internas via intranet, e-mails corporativos e do Programa Segurança na Área.

    Investimos em tecnologia e fortalecemos a gestão inclusiva dos colaboradores: todos (próprios e terceiros) podem reportar uma condição fora do padrão que deverá ser tratada pelo facilitador da área responsável. Os indicadores das tratativas são acompanhados via IGS (indicador de gestão de segurança), que é reportado mensalmente a todos os níveis da Suzano. Nesse ano conseguimos uniformizar o indicador de segurança para todas as unidades, em continuação ao processo de unificação dos processos de segurança.

    Além disso, também investimos, por meio do programa cuidar, na andragogia de nossos processos e intensificamos o caminho de mão dupla entre liderança e operação para execução das ferramentas de segurança. Dessa forma, repaginamos o Segurança na Área e o diálogo de segurança, implementamos em todo o grupo a abordagem comportamental e reformulamos o nosso processo de investigação e comunicação de ocorrências, com foco no aprendizado. Como resultado, evoluímos em nossa cultura de segurança rumo ao comportamento generativo.