ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

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  • Porcentagem de empregados ativamente engajados

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    • wdt_ID Indicador 2019¹ - Homens 2019¹ - Mulheres 2020 - Homens 2020 - Mulheres
      1 Porcentagem de empregados ativamente engajados (com base nas pesquisas de engajamento de funcionários) 89 85 0 0
    1. Em 2019, não tivemos uma pesquisa de engajamento na companhia. Em contrapartida, realizamos uma pesquisa relacionada à nova cultura implementada na empresa após a concretização da fusão entre Suzano Papel e Celulose e Fibria: a Pesquisa de Fit Cultural, avaliando a adesão de nossos colaboradores aos novos direcionadores de cultura.

    Informações complementares:

    A Suzano possui como prática o desenvolvimento de ações de engajamento de colaboradores. Porém, no ano de 2020, esse tipo de prática não foi aplicado, em decorrência, principalmente, do cenário de pandemia, que acabou exigindo um olhar mais atento para as necessidades por ela criadas. Foram realizadas então pesquisas pulse relacionadas à questão da Covid-19 – em março, maio e outubro –, e os resultados deram início a planos de ação corporativos (em cada diretoria/gerência, conforme necessidade), tais como:

    • Piloto para o escritório central de um aplicativo voltado para saúde mental (Ivi, da Hisnek) que busca, através de práticas simples de meditação e conteúdos relacionados à saúde mental e bem estar, apoiar nossos colaboradores na diminuição da ansiedade e dos casos de depressão.
    • Criação dos “combinados que valem ouro” para apoiar os empregados com a gestão do tempo, reforçando para 100% da companhia os horários indicados para reuniões, diminuindo o tempo de duração (de 1h para 45min, de 30min para 20min e não recomendando reuniões com mais de 2h, pelo menos não sem pausas). Além disso, nos “combinados que valem ouro” também ficou instituída a recomendação de 1 dias sem reuniões por mês, para atividades que exijam foco, sendo recomendado que esse dia fosse para todos na 3ª quarta-feira de cada mês. Para o público do escritório central, como piloto, durante o verão, todas as 2ªs sextas-feiras de cada mês deveriam ser uma “sexta-feira mais feliz” com encerramento da jornada de trabalho às 16h.
    • Concessão de dias de folga entre natal e ano novo (28, 29 e 30) para todo o público administrativo e 4 dias de folga adicionais em janeiro.
    • Criação de um movimento chamado “TamoJunto”, que é uma iniciativa de embaixadores em todas as unidades Suzano com o objetivo de distribuírem informações sobre a prevenção ao coronavírus, bem como promover atividades e desafios para manter o time engajado e conectado durante o período de distanciamento social. A participação é totalmente voluntária e os colaboradores devem trazer ideias de como proteger mais o time, de como manter a conexão entre os colaboradores, etc. Possuem encontros quinzenais para trocas de boas práticas e para o lançamento de novos desafios.
    • Os programas de Mindfulness e da prática de yoga (que antes ocorriam presencialmente no escritório através do nosso programa de qualidade de vida), foram alterados para um formato on-line e estendidos também aos colaboradores dos nossos escritórios internacionais, possibilitando que todos se mantivessem praticando essas importantes ferramentas, para nos ajudar a lidar com o momento atual.
    • Durante o período de quarentena por conta da Covid-19, aproveitamos o nosso programa “Junto e misturados” para lançar a iniciativa “Juntos e Remotos”, que se tornou a forma de comunicação durante esse período. Utilizando-se dos canais de comunicação já existentes (e-mail, WhatsApp, podcast, “bom dia suzano”, intranet, entre outros) passamos a compartilhar diariamente dicas de ferramentas para facilitar a gestão de projetos e equipes remotas e estimular a colaboração no ambiente on-line, dicas e práticas de como acalmar a sua mente em tempos de incertezas e ansiedade coletiva, atividades para fazer com filhos ou com a família toda durante esse momento de isolamento, dicas de prevenção e segurança em relação ao vírus, agradecimentos aos colaboradores (tanto os que estão em home office quanto os que continuam mantendo nossas operações presencialmente), boletim sobre evolução de casos na Suzano (semanalmente enviamos um status informando se há novos casos e como está a evolução dos casos diagnosticados anteriormente, sem revelar a identidade dos colaboradores), dicas de leituras e outros conteúdos para desenvolvimento e entretenimento, mensagens da liderança para todos os colaboradores, entre outros conteúdos que entendemos como primordiais nesse momento tão atípico.

    Acreditamos que manter a equipe bem informada e sustentar esse contato constante é essencial para que todos se sintam bem suportados pela empresa, e atravessemos essa crise ainda mais juntos, apesar de separados fisicamente por muitas vezes.

    Foi também criado um site, tanto para o público interno quanto externo, compartilhando todas as ações tomadas pela Suzano nesse momento de pandemia. Para mais informações entre no site criado sobre o tema: https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br/

    No nosso canal “Disque Viver Bem”, temos um serviço de aconselhamento oferecido a qualquer colaborador da Suzano e seus dependentes para ajudá-los na resolução de problemas ou conflitos pessoais. Os pilares disponíveis são: aconselhamento psicológico, jurídico, serviço social, nutrição, finanças pessoais, pet consultor (sobre animais de estimação) e auxílio na melhoria da qualidade de vida (com professores de educação física e fisioterapeutas). Além de um reforço na comunicação do canal, também desenvolvemos em parceria com a empresa responsável pelo serviço, diversos conteúdos (artigos, vídeos e webinars) que buscavam apoiar nossos colaboradores nesse momento atípico que estamos vivendo, falando sobre a quarentena com filhos, a solidão em tempos de quarentena, o cuidado com idosos ou pessoas doentes, entre outros temas.

    Criamos, também, um projeto chamado “Novo Melhor” para discutir e implementar as mudanças necessárias para esse novo contexto de trabalho, considerando os benchmarks de outras empresas e as necessidades da Suzano trazidas nas pesquisas pulses realizadas. Esse projeto é liderado por um grupo multidisciplinar (área de cultura, benefícios, comunicação, saúde e qualidade de vida, digital, entre outras) e busca abarcar as diferentes ramificações de necessidades que o contexto nos traz.

    Ainda assim, vale mencionar que a Suzano utiliza normalmente o modelo de pesquisa de engajamento que, diferentemente da pesquisa de clima, explora não só aspectos de suporte básico ao colaborador (comunicação, ter um líder, infraestrutura da organização), mas também aspectos sustentáveis de seu engajamento, tais como: orgulho de pertencimento a nossa empresa, se há desejo de recomendação para amigos e familiares, se os colaboradores se enxergam no futuro da Suzano, entre outros.

    Para tanto, desenhamos um questionário (aplicado em 100% da nossa população) que, além dos aspectos acima, deve cobrir questões relevantes como: Carreira e Desenvolvimento, Colaboração, Direcionamento Estratégico, Engajamento Sustentável, Excelência Operacional, Gestor Imediato, Imagem e Reputação Corporativa, Meritocracia e Reconhecimento e Segurança do Trabalho.

    A pesquisa de engajamento será realizada em 2021, com desdobramento dos planos de ação a partir do 2º semestre de 2021, para evolução dos resultados no ciclo 2022. Esperamos que a pesquisa nos ajude a abrir mais um canal de escuta com nossos colaboradores, possibilitando-nos endereçar as necessidades deles frente as transformações tão presentes no mundo, especialmente após a pandemia do coronavírus que serviu como acelerador para muitas dessas mudanças.