ODS-08
Empregos dignos e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos

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  • Prevenção e mitigação de impactos na saúde e segurança ocupacional diretamente ligados a relações comerciais

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    Contexto:

    Em 2020, apostamos fortemente nas ações do Programa Cuidar, programa de desenvolvimento humano com foco em segurança do trabalho, para a evolução de nossa cultura de segurança. Executamos 93% das ações acordadas nos Planos de transformação junto a todas as unidades florestais, industriais e logísticas. Foram 554 ações concluídas referentes aos planos, o que indica um alto engajamento das unidades nas realizações das ações e o sucesso do programa. O resultado final foi uma evolução de 17,3% em nossa cultura de segurança rumo a cultura generativa ou interdependente. Eliminamos todos os traços de cultura patológica de nossas operações e colocamos nossas operações em um patamar calculador, resultado verificado por meio da calibração com a metodologia Hearts And Minds e suas 23 dimensões.

    Seguindo com a estratégia de digitalização, algumas de nossas principais ferramentas foram disponibilizadas em nosso aplicativo de segurança, que funciona integrado com outras plataformas da Suzano e nos permite a tomada rápida de decisão. Algumas dessas ferramentas são: reporte de condições fora do padrão (DNA), Execução do Segurança na área (SNA), Abordagem Comportamental e Inspeção de Segurança.

    Também foi criado um data-lake com as informações digitais das nossas ferramentas, o que tem possibilitado a criação de novos projetos digitais com metodologia ágil.

    Diversas publicações e campanhas de segurança foram realizadas durante o ano, divulgadas no Bom Dia Suzano, Acontece, workplace, Rádio Florestal e TVs corporativas. Foram diversos vídeos-campanha que tratavam de temas relacionados a evolução de segurança e cuidados durante a pandemia para manter nossos colaboradores seguros.

    No que se refere ao contexto decorrente da COVID-19, nos organizamos em duas frentes distintas de trabalho, sendo estas de curto e longo prazo, para enfrentar os desafios surgidos nas diversas esferas de atuação da empresa, incluindo questões atreladas a Saúde e Segurança de nossos colaboradores. Enquanto a primeira, de curto prazo é muito mais voltada para ações práticas no dia a dia, a segundafoca em análises de possibilidades futuras.

     

    Nossa visão de curto prazo

    O grupo discutiu e estruturou iniciativas voltadas aos protocolos de prevenção à doença. Determinou a suspensão de todas as atividades operacionais não essenciais de colaboradores próprios e terceiros e o cancelamento de viagens, eventos, visitas às unidades e reuniões presenciais. Os colaboradores que não necessitavam estar presencialmente nas unidades para a continuidade das operações passaram a trabalhar em formato home office, conforme as orientações de isolamento em casa e, mais tarde, puderam optar por retornar ao ambiente de trabalho, conforme cronograma estabelecido pelas secretarias de governo.

    Para os colaboradores cuja presença era indispensável nas operações, a companhia adotou como ações prioritárias a medição de temperatura corporal antes do acesso às nossas operações, a distribuição de refeições individuais e espaçamento maior entre mesas e cadeiras nos refeitórios, a adoção de maior distanciamento de cadeiras em salas de controle operacionais com sinalização visual no local e a adoção de quarentena no caso de identificação de colaborador ou prestador de serviço com suspeita de estar contaminado, dentre outras ações.

    Essa frente também reavaliou, entre outras questões, o uso dos prédios, identificando quais andares ficaram sobressalentes e quais poderiam ser desativados. Confira abaixo outras iniciativas importantes.

     

    • Aumento da higienização das áreas comuns;
    • Aplicação de formulários para autoavaliação de saúde;
    • Distribuição de máscaras;
    • Disponibilização de apoio psicológico virtual;
    • Canais de apoio, webinars de saúde, qualidade de vida entre outros;
    • Acompanhamento de todos os casos positivos e potenciais com protocolo de atuação e quarentena acompanhada;
    • Empréstimo de cadeiras das áreas administrativas para maior conforto de colaboradores(as) durante o trabalho remoto;
    • Implementação do uso de aplicativo de Mapeamento Preventivo de Interação (MPI) para prevenção da Covid-19.

     

    Nossa visão de longo prazo

    Esta frente contou com um grupo com o papel de discutir as transformações culturais e de comportamento provocados pela pandemia e que terão efeitos no transcorrer do tempo. Quais são essas alterações e que impactos elas trazem para o jeito de ser da Suzano? Em que medida as rotinas de trabalho serão modificadas no longo prazo? Como as pessoas vão se relacionar? Qual o resultado disso em uma cadeia produtiva extensa e complexa como a da indústria de papel e celulose? Essas e outras questões, além de serem fundamentais na elaboração de cenários futuros, passaram a determinar os avanços vivenciados em diferentes frentes de atuação da empresa, incluindo as iniciativas de Saúde e Segurança Ocupacional.