Cadeia de Valor (fornecedores e clientes)

Entendimento das necessidades e potencialidades de nossos clientes, com o propósito de oferecer produtos e soluções sustentáveis, por meio de um relacionamento que privilegia vínculos de longo prazo. Gestão de fornecedores em conformidade com os critérios socioambientais da companhia, visando ao desenvolvimento de fornecedores locais e à redução de impactos adversos em toda a cadeia de valor.

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  • Impactos sociais negativos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas

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    • wdt_ID Fornecedores com impactos sociais negativos¹ 2019 2020
      1 Número de fornecedores avaliados 168 306
      2 Número de fornecedores identificados como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais 4 4
      3 Número de fornecedores identificados como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os quais as melhorias foram acordadas como resultado da avaliação 2 4
      4 Porcentagem de fornecedores identificados como tendo impactos sociais negativos significativos, reais e potenciais com os quais as melhorias foram acordadas como resultado da avaliação 50% 100%
      5 Número de fornecedores identificados como tendo impactos sociais reais e potenciais negativos significativos com os quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação 1 0
      6 Porcentagem de fornecedores identificados como tendo impactos sociais reais e potenciais negativos significativos com os quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação. 25% 0%
    1. Para o indicador, foram considerados apenas fornecedores críticos, ou seja, fornecedores de insumos e serviços que possam gerar impactos significativos na qualidade, no desempenho de processos, na segurança e integridade de equipamentos, no meio ambiente e na saúde e segurança dos colaboradores. Para o cálculo do indicador, consideramos o total de fornecedores identificados como tendo impactos negativos significativos sobre o total de fornecedores avaliados. 2. Em 2019, logo após a fusão que deu origem à Suzano S.A., não dispúnhamos de uma metodologia harmonizada para a avaliação de fornecedores e obtenção do número de fornecedores avaliados pela empresa. Isso fez com que os números reportados no ano não representassem a totalidade dos fornecedores submetidos à avaliação. Entretanto, no ano de 2020, o conceito de fornecedor crítico foi unificado, assim como o processo de avaliação de desempenho de fornecedores foi harmonizado, o que justifica o aumento do número de fornecedores identificados como tendo impactos no período.

    Informações complementares:

    Em 2019, os impactos sociais potenciais negativos identificados decorriam da não utilização de mão de obra local/regional pelos fornecedores.

    Em 2020, os impactos sociais negativos, reais e potenciais, contemplados incluíam o não cumprimento de requisitos de segurança do trabalho, baixa percepção de risco pelos colaboradores e ocorrência de acidentes. Os impactos foram identificados nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e São Paulo.