Cadeia de Valor (fornecedores e clientes)

Entendimento das necessidades e potencialidades de nossos clientes, com o propósito de oferecer produtos e soluções sustentáveis, por meio de um relacionamento que privilegia vínculos de longo prazo. Gestão de fornecedores em conformidade com os critérios socioambientais da companhia, visando ao desenvolvimento de fornecedores locais e à redução de impactos adversos em toda a cadeia de valor.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Mercados servidos pela organização

    Contexto:

    A celulose da Suzano é vendida em todas as regiões do mundo, majoritariamente para produtores de papel dos segmentos de Imprimir & Escrever, Papéis Sanitários e Embalagens. Para o ano de 2020, as vendas do segmento de Papeis Sanitários representaram 64,3%, seguidas pelos papeis de Imprimir e Escrever (15,9%) e Embalagens (7,3%). Já em relação as regiões, 51% das vendas vai para a Ásia, 26% para a Europa, 15,5% para a América do Norte, 7,2% para Brasil e 0,3% para o restante da América Latina.

    Em 2020, a Suzano vendeu 10,8 milhões de toneladas de celulose, volume 15% maior que em 2019. Apesar dos desafios enfrentados pelo mercado global perante a pandemia da Covid-19, a Suzano manteve o fornecimento estável a seus clientes durante o ano, atendendo de forma ininterrupta todas as regiões e segmentos de mercado. O segmento de papéis para fins sanitários permaneceu com significativa participação em nosso mix de vendas, correspondendo a 64,3% das vendas totais da unidade de negócio, seguido pelos demais segmentos de Papéis Especiais, Embalagens e Imprimir e Escrever. O mercado internacional foi destino de mais de 90% das vendas de celulose, com 268 clientes situados em todas as regiões do mundo.

    No segmento de celulose do tipo fluff, especificamente, atendemos aos segmentos de produtos absorventes para incontinência, fralda infantil, tapetes pet, absorventes femininos e airlaid. Existem outras possibilidades de aplicação, como construção civil e setor alimentício, mas nosso foco de prospecção é no setor de produtos absorventes higiênicos descartáveis. Nossos clientes estão situados, principalmente, no Brasil, na China, nos Estados Unidos, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Japão. Atendemos, atualmente, tanto empresas locais/regionais como empresas globais, todas do setor de absorventes higiênicos descartáveis.

    Na comercialização de nossos produtos de papel, temos uma base de clientes bastante diversificada: desde produtores de cadernos e materiais não promocionais, até clientes mais sofisticados, como produtores de materiais promocionais, embalagens de alta qualidade e livros de arte. Sendo assim, a partir desses produtos, atendemos a mercados no Brasil, nas Américas do Sul, Central e do Norte e outras regiões em menor escala.

    Para papelcartão, atuamos nos principais segmentos da cadeia de papel (editorial, promocional, distribuição, conversão) mas o grande mercado é de embalagens (cartuchos, cintas, envelopes…), sendo que nos últimos dois anos entramos também no mercado de copos descartáveis com a família Bluecup. As vendas da Suzano são feitas para gráficas, convertedores e distribuidores, mas nosso relacionamento com Brand Owners também é estreitado através de ações e projetos desenhados em conjunto.

    Para mercado de não revestido, atuamos nos principais segmentos da cadeia de papel, entre eles o mercado editorial – tanto didático em sistemas de ensino e livros de escolas, quanto no não didático, na venda de livros presentes nos principais marketplaces (físico e online), caderno, promocional e embalagens. A Suzano também atua como distribuidor de papel para clientes com menor volume de compra, atendendo diretamente os canais pulverizado e micropulverizado.

    Outro forte mercado de atuação da Suzano é o de Cutsize, os papeis para imprimir e escrever. Com um portfólio extenso de marcas e diferentes formatos oferecemos aos nossos clientes um papel forte e resistente, líder em performance que contribui com o negócio de clientes dentro e fora do Brasil, por meio da marca premium Report. Dentro da nossa carteira de clientes, temos mercados corporativos, papelarias, auto serviço, copistas, distribuidores, licitações e também o consumidor final, que pode contar, além da nossa linha Premium, com a nossa linha infantil Senninha, ideal para colorir e recortar.

    Em nossa linha de Papel Couché atuamos principalmente no mercado de conversão e promocional (livros de arte, revistas, catálogos, panfletos…). Atendemos clientes gráficos e distribuidores em todas as regiões do Brasil com elevado nível de pulverização. Somos líderes no fornecimento de papel revestido no Brasil, oferecendo um atendimento diferenciado além de produtos de elevada qualidade e performance. Também exportamos nosso papel revestido para outros países, com foco na América Latina.

    Na unidade de bens de consumo, a atuação está restrita ao Brasil, com maior representatividade nas regiões Norte e Nordeste do País. Nossa base de clientes nesse setor está segmentada em venda para o varejo, redes de supermercados e hipermercados, distribuidores, atacadistas e redes de cash & carry.