Cadeia de Valor (fornecedores e clientes)

Entendimento das necessidades e potencialidades de nossos clientes, com o propósito de oferecer produtos e soluções sustentáveis, por meio de um relacionamento que privilegia vínculos de longo prazo. Gestão de fornecedores em conformidade com os critérios socioambientais da companhia, visando ao desenvolvimento de fornecedores locais e à redução de impactos adversos em toda a cadeia de valor.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Proporção de gastos com fornecedores locais

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Percentual de gastos com fornecedores locais¹ 2019 2020²
      1 Maranhão 52 56
      2 São Paulo 78 86
      3 Bahia 43 46
      4 Espírito Santo 58 58
      5 Mato Grosso do Sul 45 55
      6 Piauí 56 56
      7 Tocantins 63 25
      8 Pará 31 25
      9 Minas Gerais 87 75
    1. São considerados fornecedores locais aqueles com matriz ou filial sediada no mesmo Estado de operação da Suzano. Para o indicador, foram consideradas unidades fabris, florestais, portos e centro de distribuições. 2. No Tocantins, houve redução no percentual de compras com fornecedores locais porque o fornecedor que representava o maior gasto da região passou a faturar para o estado do Maranhão, deixando, portanto, de ser local.

    Informações complementares:

    Como boa prática para seleção e desenvolvimento de fornecedores locais, realizamos visitas in loco e a participamos em feiras e rodadas de negócios nas regiões em que mantemos operações. Por conta da pandemia, entretanto, não ocorreram eventos presenciais em 2020. De qualquer forma, participamos da rodada de negócios online promovida pela Rede de Mulheres Empreendedoras, que tem como propósito conectar negócios de mulheres com grandes empresas.

    Ainda, desenvolvemos o indicador Vendor List, ferramenta utilizada no processo de seleção dos fornecedores das unidades dos estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

    Para mais detalhes sobre os programas de desenvolvimento de fornecedores, acesse o indicador “Gestão de fornecedores”.