Capital Humano

Fortalecimento da cultura de alto desempenho e do bem-estar de nossos colaboradores a partir de processos integrados e dinâmicos de gestão de pessoas, que considerem aspectos como meritocracia, evolução de carreira, gestão do conhecimento, diversidade, inclusão, qualidade de vida e direitos humanos, entre outros fatores.

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  • Gestão sobre diversidade

    Contexto:

    Para a Suzano, trabalhar a diversidade e inclusão é, além de um dever, uma estratégia de negócio. Em um ambiente diverso e inclusivo, os colaboradores se sentem mais envolvidos, criativos, colaborativos e as taxas de atratividade e retenção de novos talentos aumentam significativamente. É por esses e outros motivos que o tema é parte relevante dos nossos Direcionadores de Cultura.

    Nesse sentido, para a construção de um ambiente plenamente diverso e inclusivo em nossas operações, em 2019, institucionalizamos o Programa Plural, movimento interno que surgiu de forma orgânica e voluntária na Suzano em 2016, com o objetivo de valorizar a diversidade e estimular a inclusão na companhia. O Programa conta com cinco grupos de afinidades, tendo executivos da alta liderança como sponsors de cada um deles, e atua para esclarecer conceitos, analisar métricas e propor ações internas alinhadas ao manifesto que expressa a posição da companhia sobre o tema. Os cinco grupos são: Mulheres, Negros, LGBTI+, Pessoas com Deficiência (PCDs) e Gerações.

    Adicionalmente, em 2019 a Suzano realizou pela primeira vez o Censo de Diversidade, possibilitando a construção de indicadores de diversidade e inclusão consistentes na companhia, assim como o monitoramento e a apuração dos dados ao longo do tempo. Ainda, para garantir a gestão adequada do tema, em dezembro de 2019, lançamos nossa Política de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de determinar as diretrizes das iniciativas relacionadas à temática em todas as nossas operações.

    Os dados levantados no Censo nos possibilitaram o estabelecimento de metas de longo prazo voltadas à diversidade, que em 2020 foram desdobradas, pela primeira vez, em objetivos anuais.

     

    Metas de Longo Prazo (2025):

     

    • Ter 30% de mulheres e 30% de negros em cargos de liderança¹;
    • Oferecer ambiente 100% acessível para pessoas com deficiência²;
    • Garantir ambiente 100% inclusivo e livre de assédio vivido ou presenciado por PCDs e LGBTI+³;

     

    Objetivos anuais (2021):

     

    • Aumentar em 1pp o número de PCDs na companhia;
    • Aumentar em 10% o total de mulheres, inclusive em posições de liderança;
    • Aumentar em 6% o número de negros em cargos não operacionais;
    • Atingir 70% de percepção de ambiente inclusivo para o público LGBTI+.

     

    E como manifestação de engajamento, a Suzano firmou ainda outros compromissos públicos, que dialogam tanto com as nossas metas de longo prazo, como com os nossos valores organizacionais:

     

    • Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+: Somos signatários desse movimento empresarial com o objetivo de aprimorar nossas práticas de gestão, combater a LGBTQIA+ fobia e atuar em conjunto com outras empresas para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade;
    • Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial: Movimento formado por empresas e instituições para a promoção da inclusão racial. Com o objetivo da igualdade étnico-racial e foco na promoção e desenvolvimento de carreira e preparação de profissionais negros para a alta liderança;
    • Princípios de Empoderamento Feminino: Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres; e
    • Equidade é Prioridade: Movimento lançado pela Rede Brasil do Pacto Global que visa aumentar a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança (a partir de gerência-sênior). Nele, nos comprometemos com a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança sênior até 2025.

     

    Se alguma situação ferir a nossa política de Diversidade & Inclusão (D&I), manifesto ou código de conduta, temos os times de Gente & Gestão e Ouvidoria preparados para acolher e tratar denúncias de qualquer natureza, além da garantia da confidencialidade e não retaliação das pessoas envolvidas. Para isso contamos com uma central de atendimento externa e independente, denominada “Canal de Ouvidoria”, acessível ao público interno e externo à empresa.

    O time de Gente e Gestão é responsável pela governança de D&I na Suzano, e em 2020 estruturou uma equipe composta por 4 profissionais compartilhados e 1 com dedicação exclusiva ao tema, promovendo ações com alinhamento corporativo e se conectando ainda mais à estratégia da organização. Para medir e acompanhar esses resultados, a liderança e o time de Gente & Gestão faz uso do Power BI, uma ferramenta de gestão de dados utilizada para garantir a acurácia das informações que transmitimos para nossos times, investidores, clientes e comunidade.

    A Suzano tem se aliado a parceiros com sólidas experiências na área para fortalecer sua governança e aplicar as melhores ferramentas de diagnóstico e gestão. Entendemos o poder transformacional e o impacto positivo que podemos oferecer quando trabalhamos com uma companhia diversa e inclusiva.

    1. Gerência Funcional e acima. 2. De acordo com estudo de 2019 com base na NBR 9050, realizado pela consultoria Iigual; 3. Com base em pesquisa realizada pela consultoria GlobeScan.