Capital Humano

Fortalecimento da cultura de alto desempenho e do bem-estar de nossos colaboradores a partir de processos integrados e dinâmicos de gestão de pessoas, que considerem aspectos como meritocracia, evolução de carreira, gestão do conhecimento, diversidade, inclusão, qualidade de vida e direitos humanos, entre outros fatores.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Valor monetário da cidadania corporativa e contribuições filantrópicas da empresa, por tipo

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Valor monetário da cidadania corporativa e contribuições filantrópicas da empresa, por tipo, em R$ 2019 2020
      1 Contribuições em dinheiro¹ 74.920.580,00 84.511.063,95
      2 Gastos com tempo de voluntariado do funcionário durante o horário de trabalho remunerado² 315.535,00 284.726,69
      4 Doações em espécie: doações de produtos ou serviços, projetos/parcerias ou similares 1.909.372,00 1.840.121,29
      5 Despesas de gestão³ 7.141.037,00 5.154.519,37
      6 Total⁴ 82.377.152,00 89.950.310,01
    1. Contribuições em dinheiro são entendidas como doações voluntárias e recursos investidos nas comunidades, gerando benefícios dentro e fora da empresa. Isso inclui organizações de caridade, ONGs e institutos de pesquisa (não relacionados ao departamento de P&D da companhia), recursos fornecidos para apoiar projetos de infraestrutura das comunidades e o custo direto de programas sociais. Para cálculo do indicador, considera-se a somatória de recursos próprios investidos, recursos captados e recursos próprios obtidos por financiamentos sustentáveis. 2. Memória de cálculo: [“horas de voluntariado durante o horário de trabalho” x (“total gasto com remuneração pela companhia” /“horas de trabalho totais do ano”)]. 3. Para cálculo do indicador, consideramos não só o as despesas de gestão de desenvolvimento social (sem mão de obra, benefícios, horas extras), como também as despesas do programa de voluntariado (“Voluntariar”) da companhia 4. As doações são subtraídas do valor total para evitarmos duplicidade, uma vez que também contabilizadas no valor de “Contribuições em Dinheiro”.

    Informações complementares:

    Em 2020, em virtude da pandemia, foi necessário readequação das atividades voluntárias presenciais para o formato on-line. Tivemos maior número de iniciativas voluntárias, no entanto as iniciativas independentes não foram computadas horas voluntárias, pois não temos rastreabilidade nos processos desenvolvidos pelos próprios colaboradores.

    Sendo assim, a computação de horas foi realizada apenas nas seguintes iniciativas institucionais: Formare (horas referentes aos meses em atividade de 2020) | Suzano na Escola (O Futuro do Trabalho, Gir For It-Meu Primeiro Site e JA Startup – considerando as horas voluntárias informadas pelo nosso parceiro no projeto Junior Achievement) e Gente que Transforma ENEM (considerando as horas informadas em relatório pelos voluntários e coletadas pelo nosso parceiro no projeto Instituto Joule).

     

    Base de cálculo das horas dedicadas às iniciativas institucionais

    • Formare – 360 horas
      Horas de atividades realizadas nas turmas que finalizaram suas atividades entre janeiro e março de 2020. Diante da pandemia, suspendemos nossas atividades presenciais no Formare preservando a saúde de segurança dos(as) jovens, portanto tivemos uma queda expressiva no número de horas nessa iniciativa.

     

    • Suzano na Escola – 2.952 horas
      – O Futuro do Trabalho (2256h): considerando a base de cáculo por programa, com os dados informados pela Junior Achievement (8h x 282 participações voluntárias)
      – Gir For It-Meu Primeiro Site (406h): considerando a base de cáculo por programa, com os dados informados pela Junior Achievement (14h x 29 participações voluntárias)
      – JA Startup (290h): considerando a base de cálculo por programa, com os dados informados pela Junior Achievement (10h x 29 participações voluntárias)

     

    • Gente que Transforma Enem – 33 horas
      Considerando as horas informadas em relatório pelos voluntários e coletadas pelo nosso parceiro no projeto Instituto Joule). Projeto iniciado em dezembro com previsão de término em fevereiro de 2021, portanto as horas referentes trata-se apenas da atuação voluntária em dezembro/2020.

     

    Além das iniciativas o Voluntariar promoveu 4 eventos (totalizando 6h), com 474 participações voluntárias e 2.844 horas dedicadas | (Voluntariado e suas possíveis formas de atuar, Muito Além de boas Ações Guia, O Poder do Voluntariado e Happy Hour do Voluntariar), totalizando 6.189 horas de participações voluntárias.