Desenvolvimento Social

Garantia do desenvolvimento local e territorial de maneira conjunta e participativa, em parceria com comunidades, instituições de apoio e movimentos sociais, a partir de projetos de educação, geração de renda e valorização cultural; do fortalecimento da relação com as comunidades locais e tradicionais; e da integração dos interesses desses diferentes elos na condução e gestão da companhia.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Descrição de impactos econômicos indiretos significativos

    Contexto:

    As atividades da Suzano geram impactos econômicos indiretos significativos na sociedade, relacionados não só a mudanças na produtividade de organizações, setores ou da economia como um todo, mas também ao fortalecimento das habilidades e dos conhecimentos de comunidades profissionais ou de indivíduos de regiões geográficas em que a empresa atua.

    Nesse sentido, nos programas de engajamento e geração de renda conduzidos pela empresa, dedicamos orientação técnica para estimular e capacitar as associações e cooperativas assistidas a desenvolverem as seguintes ações:

     

    • Estabelecer conexões com organizações interessadas em constituir parcerias para investir em projetos sociais e/ou adquirir produtos e/ou serviços.
    • Constituir equipes preparadas para captar recursos, de modo que possam aumentar a quantidade de parceiros e reduzir sua dependência da empresa.
    • Estabelecer processos que permitam apresentar, de forma clara e com evidências, os resultados de suas atividades para transformação de suas realidades a potenciais financiadores.
    • Acessar políticas de incentivo fiscal, aplicar projetos em editais e estruturar propostas de parcerias espontâneas.

     

    No que se refere ao fortalecimento das habilidades e conhecimentos de comunidades profissionais ou de indivíduos de determinada região geográfica, possuímos três programas geradores de significativo impacto positivo. São eles: o PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial), o Colmeias e o Extrativismo Sustentável.

     

    • PDRT: o foco do Programa está no apoio às atividades agrícolas e pecuárias por meio de um serviço qualificado de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER (realizado por equipes técnicas) e de investimentos em equipamentos e insumos. Atua concomitantemente nos âmbitos das famílias, em suas organizações (em formato de associações) e no território nos quais estão inseridas.
    • Colmeias: o foco do programa está no apoio a apicultores e associações/cooperativas, realizado por equipes técnicas que oferecem um serviço qualificado de ATER.
    • Extrativismo Sustentável: é desenvolvido na Unidade Maranhão, onde atende comunidades que utilizam práticas tradicionais relacionadas à extração de produtos florestais não madeireiros no entorno das áreas florestais da Suzano. De modo controlado, as famílias cadastradas acessam estas Áreas de Alto Valor para Conservação (AAVC’s) de aspecto social dentro de nossas fazendas para a coleta de dois frutos em especial: o Babaçu e o Açaí; embora também coletem, em menor escala, buriti, bacaba e cajá. Para isso, são feitos investimentos de infraestrutura, capacitação e assistência técnica nas comunidades, de modo a estruturar a gestão, produção e comercialização da cadeia do Babaçu e Açaí produzidos pelas famílias agroextrativistas, sempre respeitando os conhecimentos tradicionais dessas comunidades.

     

    Além desses, o Programa Suzano pela Educação propicia a qualificação de gestores públicos para que sejam capazes de fazer uma gestão educacional mais eficaz, visando à melhoria da aprendizagem dos estudantes e à eficiência no uso dos recursos.