Desenvolvimento Social

Garantia do desenvolvimento local e territorial de maneira conjunta e participativa, em parceria com comunidades, instituições de apoio e movimentos sociais, a partir de projetos de educação, geração de renda e valorização cultural; do fortalecimento da relação com as comunidades locais e tradicionais; e da integração dos interesses desses diferentes elos na condução e gestão da companhia.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Projetos com comunidades indígenas – Programa de Sustentabilidade Ofayé (PSO)

    Contexto:

    O Programa de Sustentabilidade Ofayé (PSO) visa desenvolver um conjunto de ações integradas de médio e longo prazo que apoiem o fortalecimento da cultura indígena Ofayé e a revitalização dos saberes indígenas relacionados à agricultura e ao artesanato, contribuindo para a afirmação de sua identidade étnica e para atividades econômicas sustentáveis.

     

    Objetivos específicos de cada atividade

    • Artesanato: revitalizar a cultura indígena Ofayé e promover a geração de renda por meio do artesanato, valorizando os saberes étnicos.
    • Agricultura: desenvolver agricultura de subsistência e resgatar cultivos tradicionais na aldeia indígena Ofayé, garantindo a segurança alimentar e promovendo a geração de renda com a venda da produção excedente.

     

    Destaques e conquistas ao longo de 2020

    Autonomia na atuação da comunidade para gerir o negócio em 2020.

     

    Desafios

    Adaptação da comercialização no contexto da pandemia para manutenção da renda familiar.

     

    Expectativas

    Esperamos promover a implantação do sistema agroflorestal (SAF) para promover a diversificação das culturas agrícolas da localidade.

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Programa de Sustentabilidade Ofayé¹ 2019 2020²
      1 Quantidade de aldeias contempladas 1 1
      2 Número de participantes³ 12 12
      3 Número de beneficiários⁴ 110 36
      4 Receita total gerada (R$) 10.200,00 n/d
      5 Receita mensal média por família (R$) 70,83 n/d
    1. Em 2019, houve apenas atividades relacionadas ao artesanato. 2. Os dados de receita gerada e receita média obtida por família não estão disponíveis para 2020, uma vez que as atividades de geração de renda foram suspensas nesse período. 3. Pessoas que participam diretamente do Programa 4. Pessoas que residem e são do mesmo núcleo familiar dos participantes, que compartilhando e usufruindo dos benefícios do programa

    Informações complementares:

    Com a mudança da liderança da comunidade e o contexto da pandemia, as ações do artesanato e agricultura foram suspensas em 2020. A Suzano aguarda a decisão da comunidade para retomada das atividades.

    Para saber mais sobre a gestão do relacionamento da Suzano com comunidades indígenas, clique aqui.