Desenvolvimento Social
Garantia do desenvolvimento local e territorial de maneira conjunta e participativa, em parceria com comunidades, instituições de apoio e movimentos sociais, a partir de projetos de educação, geração de renda e valorização cultural; do fortalecimento da relação com as comunidades locais e tradicionais; e da integração dos interesses desses diferentes elos na condução e gestão da companhia.
Indicadores relacionados
-
Projetos com comunidades indígenas – Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani (PSTG)
Contexto:
O Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani (PSTG) tem como objetivo não só cultivar a convivência entre a empresa e os povos Tupiniquim e Guarani, situados no município de Aracruz (ES), como também facilitar, nas terras indígenas, um conjunto de ações integradas e de longo prazo. Espera-se com isso permitir, aos ocupantes dessas terras, o restabelecimento das condições ambientais necessárias para a realização de práticas socioculturais, visando a afirmação de sua identidade étnica e a realização de atividades econômicas sustentáveis.
Objetivos específicos de cada atividade
Meliponicultura: resgatar espécies de abelhas nativas sem ferrão ameaçadas ou extintas na região; contribuir para a segurança alimentar das famílias indígenas e promover geração alternativa de renda com a comercialização dos produtos das colmeias.
Agroecologia: apoiar as famílias indígenas na busca de autonomia a partir da implementação de sistemas agroflorestais (SAFs) e, consequentemente, da recuperação da base de recursos.
Artesanato: trabalhar com os coletivos, principalmente de mulheres, visando o fortalecimento cultural e a geração de renda, por meio da criação, produção e comercialização de artesanato.
Comercialização: estimular a organização dos coletivos para a comercialização dos produtos oriundos do PSTG por meio da Cooperativa de Produtores Indígenas e Associações Indígenas do território.
Destaques e conquistas ao longo de 2020
- Fortalecimento da Cooperativa de Produtores Indígenas (COOPYGUA) como representante dos meliponicultores e inclusão das artesãs indígenas na cooperativa.
- Destaque da venda de mel de abelhas nativas nas mídias (matérias, rádio, jornal, revista e jornal online nacionais e internacionais).
- Estabelecimento de e-commerce dos produtos gerados pela COOPYGUA.
Desafios
- Atuar de acordo com as especificidades dos povos indígenas, valorizando a cultura e o modo de vida tradicional.
- Apoiar a geração de renda de acordo com interesse e vocação de cada comunidade, por meio de práticas sustentáveis.
- Construir parcerias nos territórios visando fortalecer ações estruturantes, alinhadas às Política Públicas federais e estaduais para os povos indígenas.
Expectativas
- Contribuir para o fortalecimento físico cultural, estimulando autonomia, por meio de parcerias estratégicas nos territórios.
- Contribuir para o fortalecimento das potencialidades e capacidades locais (pessoas, grupos e instituições), visando sua autonomia e protagonismo.
- Estruturar o Plano de Relacionamento com povos indígenas no Maranhão.
Mudar visualizacão:
-
wdt_ID Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani (PSTG) 2019¹ 2020² 1 Quantidade de aldeias contempladas 12 12 2 Número de participantes³ 1.315 1.315 3 Número de beneficiários⁴ 5.260 5.260 4 Receita total gerada (R$) 988.834,35 806.009,46 5 Receita mensal média por família (R$) 969,44 483,22
Informações complementares:
Para saber mais sobre a gestão do relacionamento da Suzano com comunidades indígenas, clique aqui.