Ética, Governança e Transparência
Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.
Indicadores relacionados
-
Definição do conteúdo do Relatório e limites de cada tema material
Contexto:
O Relatório Anual 2020 e suas diferentes peças reunem os principais resultados financeiros, sociais, ambientais e de governança da Suzano, bem como os obstáculos, desafios e aprendizados vividos pela companhia em um ano tão complexo para o mundo. Foram elaborados em conformidade com as Normas da Global Reporting Initiative (GRI): Opção Essencial, metodologia para relatos adotada desde o nosso primeiro relatório anual. A empresa também se inspira nos princípios do International Integrated Reporting Council (IIRC), que privilegiam a comunicação de geração de valor, com foco e concisão, além de equilíbrio entre os aspectos positivos e negativos do relato. O documento é organizado, ainda, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
O conteúdo do Relatório foi definido considerando os temas mais relevantes para o negócio e nossas partes interessadas, em linha com os compromissos assumidos pela Suzano até 2030. Em constante evolução, nossa narrativa busca refletir o modo como a companhia impacta e é impactada em suas iniciativas e no relacionamento com os diversos stakeholders.
Cada vez mais, as empresas são reconhecidas por valores que vão muito além dos aspectos financeiros. Partindo dessa premissa e inspirados em nosso propósito, Renovar a vida a partir da árvore, entendemos que, mais do que mostrar nossas atividades e nosso desempenho no ano de 2020, é preciso apresentar nossa capacidade de transformação dentro do ecossistema de negócios do qual fazemos parte. Queremos ser protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável e, por isso, apresentamos os assuntos nos capítulos de acordo com sua relevância e com os impactos gerados para determinado público – colaborador(a), cliente, fornecedor, investidor(a), governo e sociedade civil e comunidade. Temas que afetam mais de um stakeholder são tratados em sua transversalidade, podendo aparecer em mais de um capítulo sob a perspectiva do público em questão. Recursos como links e “saiba mais” são utilizados para guiar a leitura, facilitando a abordagem integrada das informações. Os temas materiais e ODS aparecem na narrativa com mais força, também sendo relacionados aos assuntos de cada capítulo.
A materialidade da Suzano é resultado do cruzamento dos temas relevantes para o negócio na perspectiva de nossos públicos. Esses temas foram identificados em 2019, durante um amplo processo de escuta ativa envolvendo todos os nossos stakeholders. O resultado desse trabalho norteou a construção de nossa estratégia de sustentabilidade e a estrutura deste relatório.
O conjunto de informações GRI está relacionado aos respectivos conteúdos ao longo dos capítulos e organizado em nossa Central de Indicadores – plataforma digital na qual os dados são divulgados segundo a sua relação com temas materiais, ODS, divulgações GRI, recomendações da Task Force on Climate-Related Financial Disclosure (TCFD), e, como novidade esse ano, segundo os padrões de divulgação do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e recomendações do World Economic Forum (WEF). Algumas das informações disponibilizadas na plataforma ainda atendem alguns dos principais índices e ratings ESG, como Sustainalytics, Índice MSCI, Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Carbon Disclousure Project (CDP).
Neste documento, disponível em hotsite e para download, apresentamos também um infográfico do nosso modelo de geração de valor, que traz as principais informações de 2020 de forma resumida, didática e ágil.
O conteúdo da publicação foi submetido à análise de um leitor externo, convidado pela companhia para manifestar opiniões isentas sobre a qualidade e transparência das informações. O documento passou também por verificação externa independente, conduzida pela Bureau Veritas.
As definições dos dez temas materiais para o nosso negócio e dos limites internos e externos de seus impactos estão detalhadas a seguir:
1. Cadeia de Valor
Explicação sobre a materialidade do tema:
- Entendimento das necessidades e potencialidades de nossos clientes, com o propósito de oferecer produtos e soluções sustentáveis, por meio de um relacionamento que privilegia vínculos de longo prazo.
- Gestão de fornecedores em conformidade com critérios socioambientais da companhia, visando ao desenvolvimento de fornecedores locais e à redução de impactos adversos em toda a cadeia de valor.
Subtemas relacionados:
- Desenvolvimento da cadeia de fornecimento local
- Rastreabilidade de materiais e insumos
- Gestão de práticas e impactos socioambientais na cadeia
- Cadeia de custódia
- Critérios de fornecimento e homologação
- Responsabilidade do produto
- Foco do cliente
Limites internos:
- Impacta diretamente nossas operações.
Limites externos:
- Impacta nossos fornecedores, clientes e o meio em que vivemos.
2. Desenvolvimento Social
Explicação sobre a materialidade do tema:
Garantia do desenvolvimento local e territorial de maneira conjunta e participativa, em parceria com comunidades, instituições de apoio e movimentos sociais, a partir de projetos de educação, geração de renda e valorização cultural; do fortalecimento da relação com as comunidades locais e tradicionais; e da integração dos interesses desses diferentes elos na condução e gestão da companhia.
Subtemas relacionados:
- Geração de renda
- Acesso à educação
- Direito da terra
- Estruturação da comunidade (ex.: cooperativas, associações)¹
- Investimento social
- Capacitação e contratação de mão de obra local
- Direitos humanos – desenvolvimento de infraestrutura local
- Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a impactos socioambientais
- Relacionamento e engajamento com comunidades (movimentos sociais, comunidades tradicionais, quilombolas, etc.)
- Mecanismos de diálogo contínuo
Limites internos:
- Impacta, direta ou indiretamente, todas as operações da companhia
Limites externos:
- Impacta comunidades vizinhas às nossas operações
3. Ética, Governança e Transparência
Explicação sobre a materialidade do tema:
- Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável.
- Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.
Subtemas relacionados:
- Prestação de contas
- Accountability
- Diálogo
- Acessibilidade de informação
- Metas públicas e compromissos
- Governança e conduta (compliance)
- Advocacy e relações com governo
- Corrupção
- Ética
- Compliance geral e conformidade legal
- Concorrência desleal
- Práticas anticompetitivas
- Gerenciamento de riscos e impactos corporativos
Limites internos:
- Impacta todos os colaboradores e operações da companhia
Limites externos:
- Afeta diretamente todos os públicos com os quais nos relacionamos
4. Mudanças Climáticas
Explicação sobre a materialidade do tema:
Busca por alternativas para aumentar o sequestro de carbono, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a solução da crise climática, além de reduzir e mitigar os riscos dessa natureza.
Subtemas relacionados:
- Adaptação e mitigação diante das mudanças climáticas¹
- Balanço de emissões¹
- Economia de baixo carbono¹
- Emissões industriais e logísticas¹
- Risco de abastecimento de madeira¹
- Precificação de carbono¹
- Parcerias colaborativas para combater a crise climática¹
Limites internos:
- Impacta nossas operações florestais, industriais e logísticas
Limites externos:
- Impacta toda a sociedade
5. Água
Explicação sobre a materialidade do tema:
Garantir a disponibilidade hídrica e o acesso à água com qualidade para os diferentes usuários das bacias hidrográficas em que operamos, a partir da educação ambiental, proteção de nascentes, monitoramento hídricos, redução de captação, análise de riscos e mitigação de impactos decorrentes de nossas operações sobre este recurso.
Subtemas relacionados:
- Disponibilidade e acesso à água¹
- Efluentes
- Análise de risco hídrico¹
- Uso, demandas e dependência dos recursos hídricos¹
- Estresse hídrico¹
- Proteção de nascentes¹
- Diálogo (comunicação e conscientização) sobre água¹
- Monitoramento de parâmetros qualitativos e quantitativos¹
- Consumo e reutilização¹
Limites internos:
- Aplica-se a todas as nossas operações florestais e industriais
Limites externos:
- Impacta diretamente as comunidades e vizinhos do entorno de nossas operações e o meio em que vivemos
6. Inovação e Tecnologia
Explicação sobre a materialidade do tema:
Investimento contínuo em tecnologia e cultura de inovação que impulsione o desenvolvimento de soluções para os grandes desafios que a sociedade enfrenta (viabilizando a transição para a bioeconomia), além de possibilitar maior vantagem competitiva ao negócio.
Subtemas relacionados:
- Inovabilidade
- Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)
- Produtividade
- Diversificação de negócios e novos produtos
- Bioeconomia
- Economia circular: produtos single use, soluções de fim de ciclo
- Cultura de inovação
Limites internos:
- Aplica-se a todas as nossas unidades produtivas e operações
Limites externos:
- Impacta, direta ou indiretamente, toda a sociedade
7. Excelência Operacional e Ecoeficiência
Explicação sobre a materialidade do tema:
Ampliação da nossa produtividade e garantia de níveis excelentes de eficiência em nossas operações, com reaproveitamento contínuo de recursos e resíduos e aumento da geração e exportação de energia de fonte renovável, além da qualidade dos nossos processos.
Subtemas relacionados:
- Energia: matriz energética, reaproveitamento energético, geração e comercialização¹
- Resíduos: geração, destinação, transformação e disposição ambientalmente adequada¹
- Logística
Limites internos:
- Impacta nossas operações florestais, industriais e logísticas
Limites externos:
- Impacta indiretamente toda a sociedade
8. Manejo Florestal
Explicação sobre a materialidade do tema:
Planejamento e manejo florestal sustentáveis que favoreçam a produtividade dos plantios, o controle de doenças e pragas, a manutenção da biodiversidade, a preservação ambiental e a prestação de serviços ecossistêmicos – gerando um ciclo virtuoso.
Subtemas relacionados:
- Combate ao desmatamento
- Biodiversidade¹
- Preservação, conservação e restauração¹
- Uso, ocupação e qualidade do solo
- Gestão da paisagem
- Controle de pragas e doenças
- Aplicação de agroquímicos
- Incêndios
- Serviços ecossistêmicos
- Certificação florestal
Limites internos:
- Aplica-se a todas as unidades florestais da companhia, impactando diretamente nossas operações
Limites externos:
- Impacta diretamente as comunidades do entorno de nossas operações e o meio em que vivemos
9. Gestão Financeira
Explicação sobre a materialidade do tema:
- Busca pelo sólido desempenho financeiro por meio de constante análise de riscos, visão socioambiental responsável e equilíbrio entre custos, despesas e investimentos, a fim de compartilhar valor com acionistas, investidores e demais públicos estratégicos.
- Crescimento orgânico por meio de uma base florestal consolidada e preparada para o incremento produtivo, com diversificação de produtos e negócios.
Subtemas relacionados:
- Desempenho financeiro
- Expansão do negócio
- Engajamento com acionistas e investidores
- Investimento responsável
- Finanças sustentáveis
- Índices de sustentabilidade
Limites internos:
- Impacta diretamente nossas operações.
Limites externos:
- Impacta, direta ou indiretamente, todos os nossos públicos de relacionamento (principalmente acionistas e investidores).
10. Capital Humano
Explicação sobre a materialidade do tema:
Fortalecimento da cultura de alto desempenho a partir de processos integrados e dinâmicos de gestão de pessoas, que considerem aspectos como meritocracia, evolução de carreira, gestão do conhecimento, diversidade, inclusão, bem-estar, qualidade de vida e direitos humanos, entre outros fatores
Subtemas relacionados:
- Direitos humanos
- Valorização da força de trabalho
- Condições dignas
- Saúde e segurança
- Diversidade e inclusão¹
- Treinamento
- Educação
- Bem-estar
- Qualidade de vida
- Erradicação de trabalho infantil e escravo
Limites internos:
- Envolve diretamente todos os nossos colaboradores
Limites externos:
- Impacta diretamente nossos fornecedores e prestadores de serviço