Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Definição do propósito

    Dimensão Métricas do Capitalismo Stakeholder (WEF)

    Contexto:

    Propósito. Palavra forte e de muito significado. Ter um propósito é saber o que nos move e nos inspira, o que nos impulsiona e nos dá coragem para alcançar o impensável. Conhecer o nosso propósito é saber nosso papel no mundo. A Suzano entende que o propósito da companhia direciona sua atuação e o seu legado, e que um propósito autêntico não se cria ou inventa, mas se revela, porque é parte inerente de uma pessoa ou organização.

    O trabalho de desvendar o propósito da companhia começou ainda em 2019 e ouviu cerca de 3.500 pessoas, entre colaboradores e públicos externos, por meio de pesquisa, entrevistas e workshops. Tudo isso para chegar a um propósito autêntico, verdadeiro e que foi apresentado aos colaboradores em dezembro de 2020, em uma festa online que celebrou também as conquistas do ano.

    O propósito da Suzano é “Renovar a vida a partir da árvore”. A empresa acredita que, a partir das árvores, é possível criar um futuro mais sustentável para o planeta, à medida que elas são parte da solução para alguns dos desafios do mundo atual, como as mudanças climáticas, a escassez dos recursos naturais, a perda de biodiversidade e o aumento da desigualdade social.

    A Suzano entende que é seu dever potencializar esse movimento de renovação do mundo. E seu propósito é a razão de existir que conecta a companhia à sociedade atual e ao mundo que deixaremos para as próximas gerações.

    A empresa busca que não só seus colaboradores, mas também seus parceiros, fornecedores, clientes, e todos os públicos saibam que tudo o que é feito por nós tem um propósito maior e envolve muito mais do que exclusivamente o sucesso do negócio. Juntamente com o propósito, a Suzano lançou também a sua nova assinatura corporativa, “Suzano: nós plantamos o futuro” que chancela essa história de entrega e já está sendo usada em todo e qualquer tipo de comunicação.

    O propósito também é concretizado em cada produto, projeto e ação da empresa e corroborado pelas Metas de Longo Prazo.

    O propósito foi revelado oficialmente para os colaboradores em dezembro de 2020. Durante a realização de uma pesquisa de Reputação (no 2º semestre de 2020), fizemos uma pergunta para o público interno sobre a contribuição da Suzano para renovar a sociedade e o mundo. O resultado foi bem alto: 95%, e já deu indícios de que o propósito estava no caminho certo.

    Entre o final de 2020 e início de 2021, realizamos uma pesquisa interna online com os colaboradores, na qual obtivemos 2.153 respostas, e o propósito da companhia foi muito bem avaliado: 96% dos respondentes se identificaram com o propósito da empresa e se sentem inspirados por ele. Além disso, 96% concordam que o propósito traduz a essência da contribuição da empresa para o mundo e 94% concordam que é um propósito já aplicado na prática.

    A proposta para 2021 é reforçar a mensagem como parte da cultura da organização, como eixo central da Essência Suzano, fazendo com que todos vivam esse o propósito por meio de:

     

    1. plano de comunicação e engajamento com os colaboradores sobre o tema; e
    2. plano de formação de líderes e influenciadores da organização que inclui o propósito como um dos temas centrais.

     

    Ao final de 2021, aplicaremos novamente a pesquisa online e incluiremos perguntas relacionadas ao engajamento e à vivência do propósito.