Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

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  • Engajamento de stakeholders

    Contexto:

    A empresa estabelece um relacionamento contínuo e transparente com as partes interessadas, investindo em canais de comunicação e engajamento para cada um desses públicos. As abordagens e frequências de envolvimento variam de acordo com cada público e perspectivas específicas de cada um. Em uma pesquisa global, realizada em parceria com a empresa GlobeScan no segundo semestre de 2020, com colaboradores(as), clientes e fornecedores, entre outras partes interessadas, conseguimos identificar quais são os temas que precisamos desenvolver e trabalhar, pensando nos interesses de cada um desses públicos, e como podemos ampliar o nosso relacionamento e a nossa comunicação com cada um deles.

    O quadro a seguir apresenta um resumo dos canais de comunicação e engajamento utilizados em 2020 pela Suzano no relacionamento com cada stakeholder, assim como a frequência de diálogo e os principais tópicos abordados com cada um.

    Academia

    Canais de comunicação e engajamento

    • Programa de Estágio
    • Programa de Trainee
    • Summer MBA
    • Feiras e eventos
    • Liga de embaixadores
    • Ligas acadêmicas
    • Institutos de pesquisa
    • Parcerias para pesquisa
    • Parque das Neblinas como campo de pesquisa
    • Eventos no Parque das Neblinas
    • Webinars e lives científica
    • Redes sociais

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Inovação: ser reconhecida como empresa inovadora; Propriedade intelectual; Estar na fronteira do conhecimento; Tecnologia aplicada (ciência)*, Tecnologias para restauração da Mata Atlântica.
    • Impactos e oportunidades: Ciência florestal e celulose; Restauração e conservação ambiental; Bionegócios; Conservação da Biodiversidade.
    • Negócio: Marca empregadora; Perfil da liderança Suzano; Identificar talentos; Diversidade e inclusão.
    • Comunicação: Feiras e Eventos; Efetividade dos eventos organizados pela liga de embaixadores.
    • Multiplicar esforços*.

    * Engajamentos presenciais realizados antes do COVID-19.

     

    Cliente

    Canais de comunicação e engajamento

    • SAC
    • Sites Institucional/RI
    • E-mail (newsletter)
    • Portal para clientes
    • Reuniões virtuais, Top Management Meetings
    • Aplicativos para smartphones
    • Pesquisa de satisfação
    • Questionários
    • Visitas técnicas/visitas nas unidades
    • Avaliações de Ciclo de Vida (ACVs)
    • Conferências setoriais
    • Workshops
    • Redes sociais
    • E-commerce
    • Programa de relacionamento com papelarias;
    • Eventos de relacionamento com clientes e experiencies
    • E-mail marketing
    • Envio de kits, brindes, cartões
    • Relatório Anual

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Inovação, produtos e serviços: Qualidade do produto e serviços; Posicionamento preço; Atendimento dos prazos/Nível de serviço; Assistência técnica/engenharia de aplicação.
    • Negócios: Transparência no relacionamento; Conduta e ética; Inovação e desenvolvimento de novas soluções; Sustentabilidade na cadeia e produto.
    • Comunicação: Qualidade da comunicação e relacionamento.

     

    Colaboradores

    Canais de comunicação e engajamento

    • Workplace Suzano
    • E-mail
    • Newsletter
    • WhatsApp
    • Nas localidades: Mural, TVs, Displays de mesa e baia, adesivação de espaços (ex: elevadores)
    • Rádio Florestal
    • Papo de Líder
    • Suzano e você
    • Suzano Responde
    • RH Responde
    • Podcasts
    • Campanhas de comunicação
    • Redes sociais
    • Site institucional
    • Pesquisas (clima, bem estar, adaptação ao modelo Covid-19)
    • Co-construção de produtos de RH com colaboradores
    • Canal de Ouvidoria e Ética

     

    Frequência

    • Diária
    • Por demanda
    • Periódica

    Tópicos abordados

    • Temas institucionais e internacionais da companhia.
    • Negócios: Gestão financeira (resultados trimestrais, planejamento de longo prazo); Unidades de negócio (celulose, papel, bens de consumo, fluff); Produtos; Inovabilidade (inovação, sustentabilidade, Metas de Longo Prazo, novos negócios e transformação digital); Ambiente organizacional; Geração de emprego e renda.
    • Gente e Gestão: Processo de avaliação e feedback; Remuneração e benefícios; Gestão de carreira e desenvolvimento; Educação corporativa; Oportunidades abertas; Diversidade e inclusão.
    • Saúde, segurança e qualidade de vida
    • Segurança da informação
    • Ética e compliance
    • Voluntariado
    • Instituto Ecofuturo
    • Clima e cultura organizacional

     

    Comunidades

    Canais de comunicação e engajamento

    • Pontos focais nas comunidades
    • Visitas presenciais
    • Encontros e eventos dos programas socioambientais
    • Reuniões de Risco do Negócio (RCN)
    • Reuniões com associações
    • Reuniões virtuais ou presenciais (agendas específicas)
    • Fóruns, congressos e colegiados
    • Conselhos comunitários
    • Rede de percepção de odor (RPO) e rede de percepção de transporte (RPT)
    • Programa Voluntariar
    • Programa de formação em educação ambiental
    • Carro de som em comunidades Distantes
    • Oficinas com proprietários rurais
    • Prestação de serviço
    • Assistência Técnica
    • Compras locais
    • Questionários online
    • Entrevistas e rádio
    • Canal 0800, Suzano Responde e Floresta Viva
    • Cartas impressas entregues nas residências devido à pandemia
    • Webinars
    • Grupo de Whatsapp com as comunidades
    • Redes sociais e posts no Facebook direcionados por região
    • Site institucional
    • Mídia local (TV, rádio, outdoor etc)

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Relacionamento próximo: Estar presente periodicamente para manter e/ou construir o relacionamento com a comunidade; Escuta ativa e construção colaborativa com a comunidade; Relacionamento/promoção do conhecimento.
    • Comunicação: Comunicação efetiva para impulsionar o engajamento local para atingir os resultados do investimento socioambiental; Estabelecer o relacionamento de forma transparente e acessível para todos os públicos de interface; A comunicação nunca deve ser impositiva, mas sempre dialogada para chegar no acordo.
    • Ambiental: Educação Ambiental.

     

    Consumidor final

    Canais de comunicação e engajamento

    • Call center
    • Questionários
    • Pesquisas de mercado
    • Embalagem de produtos
    • Propagandas
    • Relatório Anual
    • Redes sociais
    • Site Institucional

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Comunicação: Comunicar marca, posicionamento e benefícios; Ouvir consumidor pa-ra melhorar produto e serviço (feedback); Divulgar informações no website e redes sociais.
    • Produtos e serviços: Fornecer produtos ambientalmente corretos (ecológicos); Qualidade do produto e serviço.

     

    Empresas

    Canais de comunicação e engajamento

    • Conferências
    • Lives
    • Suzano Convida Meet-up para C-Level
    • Relatório Anual
    • Premiações com entidades do setor
    • Benchmarkings

     

    Frequência

    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Tendências do setor privado
    • Temas ESG materiais

     

    Fornecedores

    Canais de comunicação e engajamento

    • Encontro de fornecedores
    • Programas de desenvolvimento e capacitação
    • Programas de parcerias
    • Pesquisa de satisfação
    • Reuniões de negociação
    • Conteúdo de sustentabilidade para fornecedores
    • Webinars
    • Portal de relacionamento com fornecedores / Ouvidoria de fornecedores
    • Disparo de e-mails
    • Website
    • Chatbot
    • Membro do Pacto Global da ONU

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Programa de reconhecimento (fornecedor)
    • Experiência da jornada (cumprimento do contrato)
    • Parceria de longo de prazo
    • Ampliação dos produtos e serviços oferecidos.

     

    Governo

    Canais de comunicação e engajamento

    • Participação associações e entidades de classe
    • Participação em conselhos e órgãos consultivos
    • Participação em fóruns estratégicos como membros de cadeiras e ouvintes
    • Participação em audiências públicas
    • Reuniões presenciais, virtuais e por telefone
    • Comunicados em associações (federal, estadual e municipal)
    • Consultas públicas;
    • Integrante em conselhos
    • Termo de Parceria para projetos socioambientais
    • Parcerias formais
    • Mídias e jornais
    • Eventos

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Comunidade: Educação; bem estar social; segurança pública; contribuição com melhores práticas produtivas e de desenvolvimento local.
    • Meio Ambiente: Aspectos regulatórios; Mudanças climáticas; Técnicas de uso alter-nativo do solo; Serviços ambientais; Carbono; Restauração e conservação ambiental; Educação ambiental.
    • Negócio: Direitos humanos; Questões econômicas e regulatórias; compliance.

     

    Investidores

    Canais de comunicação e engajamento

    Eventos:

    • Suzano Day
    • Roadshows e Non Deal Roadshows
    • Visitas presenciais nas Unidades
    • Live com Executivos da Companhia
    • Reuniões 1×1 com investidores ou analistas sellsides / buy-sides
    • Teleconferência de Resultados Trimestrais
    • Eventos do Mercado de Capitais

     

    Documentos Corporativos:

    • Release de Resultados Trimestrais
    • Informações Trimestrais Padronizadas (ITR) / Demonstração Financeira Padronizada (DFP)
    • Relatórios anuais (20-F, Formulário de Referência, Relatório da Administração, Rela-tório Anual)
    • Políticas Institucionais
    • Apresentação Corporativa
    • Documentos arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)/ Securities and Exchange Commission (SEC)

     

    Outros:

    • Site de Relações com Investidores
    • Questionários ESG
    • Índices e Rankings ESG

     

    Frequência

    • Diária
    • Por demanda
    • Periódica (trimestral ou anual)

     

    Tópicos abordados

    • Questões ESG
    • Estratégia de curto e longo prazo: projetos futuros, comportamento dos mercados (China, Europa e América do Norte), novos mercados, entre outros tópicos
    • Resultados da Companhia (negócios de Celulose, Papel e Bens de Consumo).

     

    Mídia

    Canais de comunicação e engajamento

    • Entrevistas coletivas
    • Entrevistas com liderança
    • Eventos próprios (Suzano Convida, Suzano Day, etc)
    • Participação em premiações e eventos dos veículos
    • Patrocínio a eventos de veículos regionais
    • Encontros de relacionamento com jornalistas;
    • Press trip
    • Gerenciamento em situações de crise
    • Comunicados de imprensa
    • Press release
    • Pesquisas, rankings e prêmios
    • Anúncios e campanhas
    • Redes Sociais
    • Relatório Anual
    • Imprensa Internacional, Nacional e Regional, representadas por veículos diversos (emissoras de TV, rádios, jornais diários ou periódicos, revistas, sites, etc)

     

    Frequência

    • Diária

     

    Tópicos abordados

    • Negócio: Gestão financeira (resultados trimestrais, planejamento de longo prazo); Unidades de negócio (celulose, papel, bens de consumo, fluff); Inovabilidade (inovação, sustentabilidade, novos negócios e transformação digital); Ambiente organizacional; Geração de emprego e renda.
    • Sustentabilidade: Programas socioambientais (educação, pesquisa, promoção da leitura); Emissões; Ecoturismo; Premiações; Conservação e restauração ambiental; Biodiversidade.

     

    ONGs e Associações

    Canais de comunicação e engajamento

    • Reuniões presenciais, por telefone ou virtuais
    • Reunião periódicas previstas nos programas socioambientais
    • Participação em eventos e fóruns de discussão
    • Participação em diálogos e colegiados
    • Participação em comitês e colegiados territoriais
    • Consultas públicas
    • Rede de multiplicadores
    • Iniciativas multistakeholder
    • Parceria em pesquisas
    • Participação e parceria para projetos em conjunto
    • Associados de rede de organizações
    • Associados de instituições, ONGs e representantes de classe
    • Divulgações e reports

     

    Frequência

    • Diária
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Responsabilidade social: Promover o desenvolvimento local e territorial por meio de estratégias de relacionamento e investimento social transparentes, inclusivas, colaborativas e periódicas; Temas controversos (indígenas, ocupação de extensão de terra, conflito por água; Educação e promoção da leitura; aproximação do ser humano e natureza.
    • Responsabilidade ambiental: Restauração; Regeneração da Mata Atlântica; Conservação de biodiversidade; Proteção e fiscalização de áreas naturais; Educação ambiental; Visitação e uso público; Transparência e engajamento com ONGs, representantes da sociedade civil e órgãos públicos de controle; Planejamento da paisa-gem; Cooperações para fins específicos (ex.: combate a caça).
    • Negócio: Metas de longo prazo; parcerias colaborativas; contribuição para os ODS; comunicação dos Institutos empresariais.

     

    Startups

    Canais de comunicação e engajamento

    • Participação de eventos em hubs de Inovação
    • Participação de programas de aceleração e engajamento
    • Participação de eventos internos organizados pela Suzano
    • Pesquisas de satisfação
    • Reuniões virtuais
    • Redes sociais

     

    Frequência

    • Cotidiana
    • Por demanda
    • Periódica

     

    Tópicos abordados

    • Negócios: Oportunidades de negócio, disseminação da cultura de Inovação e geração de resultados, com uma relação de ganho para ambos os lados.
    • Visibilidade: Divulgação externa nas redes sociais e interna.
    • Treinamentos: Treinamento de métodos ágeis para execução dos projetos.