Ética, Governança e Transparência
Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.
Indicadores relacionados
-
Engajamento de stakeholders
Contexto:
A empresa estabelece um relacionamento contínuo e transparente com as partes interessadas, investindo em canais de comunicação e engajamento para cada um desses públicos. As abordagens e frequências de envolvimento variam de acordo com cada público e perspectivas específicas de cada um. Em uma pesquisa global, realizada em parceria com a empresa GlobeScan no segundo semestre de 2020, com colaboradores(as), clientes e fornecedores, entre outras partes interessadas, conseguimos identificar quais são os temas que precisamos desenvolver e trabalhar, pensando nos interesses de cada um desses públicos, e como podemos ampliar o nosso relacionamento e a nossa comunicação com cada um deles.
O quadro a seguir apresenta um resumo dos canais de comunicação e engajamento utilizados em 2020 pela Suzano no relacionamento com cada stakeholder, assim como a frequência de diálogo e os principais tópicos abordados com cada um.
Academia
Canais de comunicação e engajamento
- Programa de Estágio
- Programa de Trainee
- Summer MBA
- Feiras e eventos
- Liga de embaixadores
- Ligas acadêmicas
- Institutos de pesquisa
- Parcerias para pesquisa
- Parque das Neblinas como campo de pesquisa
- Eventos no Parque das Neblinas
- Webinars e lives científica
- Redes sociais
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Inovação: ser reconhecida como empresa inovadora; Propriedade intelectual; Estar na fronteira do conhecimento; Tecnologia aplicada (ciência)*, Tecnologias para restauração da Mata Atlântica.
- Impactos e oportunidades: Ciência florestal e celulose; Restauração e conservação ambiental; Bionegócios; Conservação da Biodiversidade.
- Negócio: Marca empregadora; Perfil da liderança Suzano; Identificar talentos; Diversidade e inclusão.
- Comunicação: Feiras e Eventos; Efetividade dos eventos organizados pela liga de embaixadores.
- Multiplicar esforços*.
* Engajamentos presenciais realizados antes do COVID-19.
Cliente
Canais de comunicação e engajamento
- SAC
- Sites Institucional/RI
- E-mail (newsletter)
- Portal para clientes
- Reuniões virtuais, Top Management Meetings
- Aplicativos para smartphones
- Pesquisa de satisfação
- Questionários
- Visitas técnicas/visitas nas unidades
- Avaliações de Ciclo de Vida (ACVs)
- Conferências setoriais
- Workshops
- Redes sociais
- E-commerce
- Programa de relacionamento com papelarias;
- Eventos de relacionamento com clientes e experiencies
- E-mail marketing
- Envio de kits, brindes, cartões
- Relatório Anual
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Inovação, produtos e serviços: Qualidade do produto e serviços; Posicionamento preço; Atendimento dos prazos/Nível de serviço; Assistência técnica/engenharia de aplicação.
- Negócios: Transparência no relacionamento; Conduta e ética; Inovação e desenvolvimento de novas soluções; Sustentabilidade na cadeia e produto.
- Comunicação: Qualidade da comunicação e relacionamento.
Colaboradores
Canais de comunicação e engajamento
- Workplace Suzano
- Newsletter
- Nas localidades: Mural, TVs, Displays de mesa e baia, adesivação de espaços (ex: elevadores)
- Rádio Florestal
- Papo de Líder
- Suzano e você
- Suzano Responde
- RH Responde
- Podcasts
- Campanhas de comunicação
- Redes sociais
- Site institucional
- Pesquisas (clima, bem estar, adaptação ao modelo Covid-19)
- Co-construção de produtos de RH com colaboradores
- Canal de Ouvidoria e Ética
Frequência
- Diária
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Temas institucionais e internacionais da companhia.
- Negócios: Gestão financeira (resultados trimestrais, planejamento de longo prazo); Unidades de negócio (celulose, papel, bens de consumo, fluff); Produtos; Inovabilidade (inovação, sustentabilidade, Metas de Longo Prazo, novos negócios e transformação digital); Ambiente organizacional; Geração de emprego e renda.
- Gente e Gestão: Processo de avaliação e feedback; Remuneração e benefícios; Gestão de carreira e desenvolvimento; Educação corporativa; Oportunidades abertas; Diversidade e inclusão.
- Saúde, segurança e qualidade de vida
- Segurança da informação
- Ética e compliance
- Voluntariado
- Instituto Ecofuturo
- Clima e cultura organizacional
Comunidades
Canais de comunicação e engajamento
- Pontos focais nas comunidades
- Visitas presenciais
- Encontros e eventos dos programas socioambientais
- Reuniões de Risco do Negócio (RCN)
- Reuniões com associações
- Reuniões virtuais ou presenciais (agendas específicas)
- Fóruns, congressos e colegiados
- Conselhos comunitários
- Rede de percepção de odor (RPO) e rede de percepção de transporte (RPT)
- Programa Voluntariar
- Programa de formação em educação ambiental
- Carro de som em comunidades Distantes
- Oficinas com proprietários rurais
- Prestação de serviço
- Assistência Técnica
- Compras locais
- Questionários online
- Entrevistas e rádio
- Canal 0800, Suzano Responde e Floresta Viva
- Cartas impressas entregues nas residências devido à pandemia
- Webinars
- Grupo de Whatsapp com as comunidades
- Redes sociais e posts no Facebook direcionados por região
- Site institucional
- Mídia local (TV, rádio, outdoor etc)
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Relacionamento próximo: Estar presente periodicamente para manter e/ou construir o relacionamento com a comunidade; Escuta ativa e construção colaborativa com a comunidade; Relacionamento/promoção do conhecimento.
- Comunicação: Comunicação efetiva para impulsionar o engajamento local para atingir os resultados do investimento socioambiental; Estabelecer o relacionamento de forma transparente e acessível para todos os públicos de interface; A comunicação nunca deve ser impositiva, mas sempre dialogada para chegar no acordo.
- Ambiental: Educação Ambiental.
Consumidor final
Canais de comunicação e engajamento
- Call center
- Questionários
- Pesquisas de mercado
- Embalagem de produtos
- Propagandas
- Relatório Anual
- Redes sociais
- Site Institucional
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Comunicação: Comunicar marca, posicionamento e benefícios; Ouvir consumidor pa-ra melhorar produto e serviço (feedback); Divulgar informações no website e redes sociais.
- Produtos e serviços: Fornecer produtos ambientalmente corretos (ecológicos); Qualidade do produto e serviço.
Empresas
Canais de comunicação e engajamento
- Conferências
- Lives
- Suzano Convida Meet-up para C-Level
- Relatório Anual
- Premiações com entidades do setor
- Benchmarkings
Frequência
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Tendências do setor privado
- Temas ESG materiais
Fornecedores
Canais de comunicação e engajamento
- Encontro de fornecedores
- Programas de desenvolvimento e capacitação
- Programas de parcerias
- Pesquisa de satisfação
- Reuniões de negociação
- Conteúdo de sustentabilidade para fornecedores
- Webinars
- Portal de relacionamento com fornecedores / Ouvidoria de fornecedores
- Disparo de e-mails
- Website
- Chatbot
- Membro do Pacto Global da ONU
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Programa de reconhecimento (fornecedor)
- Experiência da jornada (cumprimento do contrato)
- Parceria de longo de prazo
- Ampliação dos produtos e serviços oferecidos.
Governo
Canais de comunicação e engajamento
- Participação associações e entidades de classe
- Participação em conselhos e órgãos consultivos
- Participação em fóruns estratégicos como membros de cadeiras e ouvintes
- Participação em audiências públicas
- Reuniões presenciais, virtuais e por telefone
- Comunicados em associações (federal, estadual e municipal)
- Consultas públicas;
- Integrante em conselhos
- Termo de Parceria para projetos socioambientais
- Parcerias formais
- Mídias e jornais
- Eventos
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Comunidade: Educação; bem estar social; segurança pública; contribuição com melhores práticas produtivas e de desenvolvimento local.
- Meio Ambiente: Aspectos regulatórios; Mudanças climáticas; Técnicas de uso alter-nativo do solo; Serviços ambientais; Carbono; Restauração e conservação ambiental; Educação ambiental.
- Negócio: Direitos humanos; Questões econômicas e regulatórias; compliance.
Investidores
Canais de comunicação e engajamento
Eventos:
- Suzano Day
- Roadshows e Non Deal Roadshows
- Visitas presenciais nas Unidades
- Live com Executivos da Companhia
- Reuniões 1×1 com investidores ou analistas sellsides / buy-sides
- Teleconferência de Resultados Trimestrais
- Eventos do Mercado de Capitais
Documentos Corporativos:
- Release de Resultados Trimestrais
- Informações Trimestrais Padronizadas (ITR) / Demonstração Financeira Padronizada (DFP)
- Relatórios anuais (20-F, Formulário de Referência, Relatório da Administração, Rela-tório Anual)
- Políticas Institucionais
- Apresentação Corporativa
- Documentos arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)/ Securities and Exchange Commission (SEC)
Outros:
- Site de Relações com Investidores
- Questionários ESG
- Índices e Rankings ESG
Frequência
- Diária
- Por demanda
- Periódica (trimestral ou anual)
Tópicos abordados
- Questões ESG
- Estratégia de curto e longo prazo: projetos futuros, comportamento dos mercados (China, Europa e América do Norte), novos mercados, entre outros tópicos
- Resultados da Companhia (negócios de Celulose, Papel e Bens de Consumo).
Mídia
Canais de comunicação e engajamento
- Entrevistas coletivas
- Entrevistas com liderança
- Eventos próprios (Suzano Convida, Suzano Day, etc)
- Participação em premiações e eventos dos veículos
- Patrocínio a eventos de veículos regionais
- Encontros de relacionamento com jornalistas;
- Press trip
- Gerenciamento em situações de crise
- Comunicados de imprensa
- Press release
- Pesquisas, rankings e prêmios
- Anúncios e campanhas
- Redes Sociais
- Relatório Anual
- Imprensa Internacional, Nacional e Regional, representadas por veículos diversos (emissoras de TV, rádios, jornais diários ou periódicos, revistas, sites, etc)
Frequência
- Diária
Tópicos abordados
- Negócio: Gestão financeira (resultados trimestrais, planejamento de longo prazo); Unidades de negócio (celulose, papel, bens de consumo, fluff); Inovabilidade (inovação, sustentabilidade, novos negócios e transformação digital); Ambiente organizacional; Geração de emprego e renda.
- Sustentabilidade: Programas socioambientais (educação, pesquisa, promoção da leitura); Emissões; Ecoturismo; Premiações; Conservação e restauração ambiental; Biodiversidade.
ONGs e Associações
Canais de comunicação e engajamento
- Reuniões presenciais, por telefone ou virtuais
- Reunião periódicas previstas nos programas socioambientais
- Participação em eventos e fóruns de discussão
- Participação em diálogos e colegiados
- Participação em comitês e colegiados territoriais
- Consultas públicas
- Rede de multiplicadores
- Iniciativas multistakeholder
- Parceria em pesquisas
- Participação e parceria para projetos em conjunto
- Associados de rede de organizações
- Associados de instituições, ONGs e representantes de classe
- Divulgações e reports
Frequência
- Diária
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Responsabilidade social: Promover o desenvolvimento local e territorial por meio de estratégias de relacionamento e investimento social transparentes, inclusivas, colaborativas e periódicas; Temas controversos (indígenas, ocupação de extensão de terra, conflito por água; Educação e promoção da leitura; aproximação do ser humano e natureza.
- Responsabilidade ambiental: Restauração; Regeneração da Mata Atlântica; Conservação de biodiversidade; Proteção e fiscalização de áreas naturais; Educação ambiental; Visitação e uso público; Transparência e engajamento com ONGs, representantes da sociedade civil e órgãos públicos de controle; Planejamento da paisa-gem; Cooperações para fins específicos (ex.: combate a caça).
- Negócio: Metas de longo prazo; parcerias colaborativas; contribuição para os ODS; comunicação dos Institutos empresariais.
Startups
Canais de comunicação e engajamento
- Participação de eventos em hubs de Inovação
- Participação de programas de aceleração e engajamento
- Participação de eventos internos organizados pela Suzano
- Pesquisas de satisfação
- Reuniões virtuais
- Redes sociais
Frequência
- Cotidiana
- Por demanda
- Periódica
Tópicos abordados
- Negócios: Oportunidades de negócio, disseminação da cultura de Inovação e geração de resultados, com uma relação de ganho para ambos os lados.
- Visibilidade: Divulgação externa nas redes sociais e interna.
- Treinamentos: Treinamento de métodos ágeis para execução dos projetos.