Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

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  • Gestão de Riscos

    Dimensão Métricas do Capitalismo Stakeholder (WEF)

    Contexto:

    Elevados patamares de governança impõem uma criteriosa gestão de riscos. Na Suzano, essa gestão se apoia em três frentes complementares sustentadas por diferentes equipes, empenhadas em evitar ou reduzir a probabilidade de ocorrência de riscos nas diversas áreas do negócio. Acompanhe!

     

    Controles Internos

    Mapeia e monitora as áreas e os processos críticos de forma preventiva, sistêmica e contínua. Todos os riscos identificados são monitorados e/ou mitigados utilizando-se a metodologia Control Self Assessment (CSA), na qual os donos de processos avaliam trimestralmente a aderência de seus controles e verificam a conformidade de sua aplicação.

     

    Riscos Corporativos

    Por meio de uma matriz de riscos da Suzano, de acordo com o processo de Enterprise Risk Management (ERM), a equipe identifica e analisa os riscos da companhia, considerando probabilidade de ocorrência e impactos financeiros, além de seis outros aspectos – saúde e segurança, meio ambiente, sociocultural, imagem e reputação, clima organizacional e legal –, todos com igual relevância. Conta com o apoio das Comissões de Riscos e Continuidade de Negócios, responsáveis por mapear os principais riscos nas localidades onde a Suzano está presente e definir planos de ação para o tratamento dos riscos prioritários identificados, além de elaborar planos de continuidade de negócio que atendam a episódios de crise, caso venham a acontecer.

     

    Conduta e Gestão Ética

    A Suzano dispõe de instrumentos que orientam a gestão ética de seu negócio. Entre eles, o Código de Conduta, a Política de Ouvidoria, a Política de Medidas Disciplinares e o Regimento do Comitê de Conduta estabelecem as diretrizes do processo e governança da companhia. Todos esses documentos tratam do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à área e ao Canal de Ouvidoria, assim como os devidos regulamentos, incluindo a previsão de procedimentos específicos e a confidencialidade da informação. Essas normas visam proteger o denunciante que de boa-fé fizer denúncias para preservar os princípios éticos da companhia, garantindo a não retaliação.

    Código de Conduta
    Inspirado nos Direcionadores de Cultura, o nosso Código de Conduta reúne os seis princípios éticos que norteiam as nossas ações diárias, com foco na qualidade dos nossos relacionamentos, produtos e serviços. O documento é uma ferramenta que orienta e aprimora nossas ações e decisões no dia a dia, garantindo que nossas atividades com colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores, agentes do Poder Público e comunidade estejam alinhadas com o comportamento ético e o respeito que cultivamos no relacionamento com os diversos públicos.

    Compliance
    O Programa de Compliance da Suzano busca harmonizar as políticas e os principais controles internos. O Programa prioriza a integridade do ambiente corporativo, seja no âmbito interno ou no externo. Para tanto, explora o conceito de primeira linha de defesa por meio de padrões de conduta, trabalhados e disseminados nas áreas de negócio com o objetivo de identificar e mitigar possíveis riscos em nossas operações.

     

    Três linhas de atuação

    O modelo das três linhas determina as responsabilidades do gerenciamento eficaz de riscos e controles pelas áreas de negócios, Riscos e Compliance e Auditoria Interna.

    1ª Linha – Áreas de negócio
    Responsável pelo gerenciamento dos riscos dos processos, ações corretivas e implementações de planos de ação.

    2ª Linha – Riscos e Compliance
    Mapeia, identifica e gerencia os riscos do negócio, proporcionando o desenvolvimento de um ambiente de controle, monitoramento e reporte eficaz que suporte a continuidade da companhia.

    3ª Linha – Auditoria Interna
    Reporta diretamente à diretoria a avaliação independente dos processos, ambiente de controle e riscos.