Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

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  • Mecanismos de aconselhamento e preocupações sobre ética

    Dimensão Métricas do Capitalismo Stakeholder (WEF)

    Contexto:

    A Suzano possui um Canal de Ouvidoria externa e independente acessível para o público interno e externo à empresa. Nesse canal, reportam-se:

     

    • transgressões percebidas no ambiente de negócios e relacionadas às diretrizes e aos comportamentos estabelecidos no Código de Conduta;
    • transgressões à ética, aos direitos humanos, às leis e regulamentações às quais a empresa está sujeita;
    • transgressões às normas e aos procedimentos internos, podendo também ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas com relação ao Código de Conduta ou ligadas a situações não previstas.

     

    O canal é gerido pela nossa área de Ouvidoria e segue duas políticas internas:

     

    • Política de Ouvidoria: estabelece as diretrizes do processo e governança sobre a atuação da área e do Canal de Ouvidoria acerca do cumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis, e estabelece as diretrizes dos regulamentos e códigos internos, incluindo a previsão de procedimentos específicos de proteção ao denunciante e da confidencialidade da informação;
    • Política de Medidas Disciplinares: estabelece as diretrizes e define princípios, conceitos e critérios para a aplicação de medidas disciplinares aos empregados da Suzano.

     

    Os comportamentos não éticos ou incompatíveis com as legislações vigentes, assim como questões relacionadas à integridade organizacional e aos direitos humanos, são apresentados ao Comitê de Gestão de Conduta da Companhia, última instância da empresa para decidir sobre situações controversas e eventuais infrações e violações ao Código de Conduta. Esse modelo de governança colabora para que tomemos decisões imparciais e transparentes, auxiliando na resolução de dilemas éticos não previstos e garantindo a uniformidade dos critérios usados na conclusão de casos similares. Além disso, o modelo determina, quando assim for requerido, a adoção das medidas necessárias, mediante emissão de opinião formal às competentes áreas da empresa, de modo a garantir que as infrações e violações sejam seguidas de medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis. Há também a garantia do anonimato do denunciante quando solicitado, não sendo permitida nem tolerada qualquer forma de retaliação a sua pessoa.

    A cada dois anos realizamos novos treinamentos obrigatórios online do Código de Conduta aos nossos colaboradores e mensalmente divulgamos temas relacionados aos pilares éticos da companhia e Canal de Ouvidoria. Para o público externo, o Canal de Ouvidoria e Código de Conduta estão disponíveis em um ícone exclusivo no site da empresa para abertura de manifestações (www.suzano.com.br -> Ouvidoria). O recebimento e o controle das manifestações, via internet, funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, e o acesso pode ser por meio de qualquer computador, tablet ou celular (com internet) através do link.

    No ano de 2020 foram recebidas para análise 912 manifestações no Canal de Ouvidoria, sendo que 56% desses casos foram procedentes e tratados adequadamente através de ações corretivas e medidas disciplinares e não tivemos casos críticos que pudessem afetar as demonstrações financeiras da companhia. Para saber mais, acesse os indicadores “Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria” e “Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria, por tipo”.