Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Número total de empregados que foram comunicados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por categoria funcional

    Dimensão Métricas do Capitalismo Stakeholder (WEF)

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Número total de empregados que foram comunicados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção, por categoria funcional¹ 2019 2020
      1 Administrativo 2.724 3.001
      2 Conselheiro 18 10
      3 Consultor 551 587
      4 Coordenador 360 280
      5 Diretor executivo 12 11
      6 Especialista 916 47
      7 Diretor 19 17
      8 Gerente executivo 93 88
      9 Gerente funcional 289 279
      10 Operacional 8.461 8.944
    1. O indicador não inclui colaboradores afastados no período de referência, admitidos há menos de um mês e aprendizes.

    Informações complementares:

    Os comunicados de Compliance da companhia são enviados a todos os colaboradores, inclusive líderes e gestores. Ademais, o treinamento Anticorrupção é disponibilizado na plataforma interna de treinamento da companhia, UniverSuzano, de realização obrigatória para todos os colaboradores, dando ciência sobre a política e diretrizes que devem ser seguidas na Suzano a respeito do tema. Ainda, como um complemento da disseminação do combate à corrupção, realizamos também treinamentos específicos e customizados para os mais variados públicos identificadas como sensíveis para a empresa, ou seja, aqueles que apresentam maior grau de risco de envolvimento com corrupção.

    Os meios de comunicação disponíveis e utilizados para disseminar as diretrizes da Política Anticorrupção na companhia foram:

    • Comunicados: dentro da Companhia, a área de Comunicação Interna centraliza o envio das informações consideradas relevantes corporativamente e as disponibiliza via seus próprios layouts de e-mail.
    • TV: em nossas unidades administrativas, possuímos disponíveis algumas televisões que são deixadas ligadas durante o expediente dos colaboradores. Nelas, são divulgados temas de relevância para a companhia, tal como as diretrizes anticorrupção e o lançamento de novos treinamentos relacionados ao tema.
    • Vídeos: exclusivamente sobre o tema de Código de Conduta e Lei Anticorrupção, foram disponibilizados vídeos elaborados pela mesma agência que conduziu a construção dos nossos treinamentos. Esses materiais também estão disponíveis em nosso canal de comunicação interno.
    • Rádio Florestal: buscando atingir nosso público florestal que não possui o computador como material de trabalho, começamos a gravar nossos principais conteúdos e alguns trechos dos nossos treinamentos obrigatórios em nossa Rádio Florestal, de modo a viabilizar a disseminação do tema também nas pontas de nossas operações.
    • Mural: nos espaços de convivência/descontração, temos como prática deixar sempre um mural com avisos impressos. Os times de Gente e Gestão e Comunicação fazem a atualização semanalmente com as principais notícias divulgadas naquela semana, incluindo nossas medidas internas anticorrupção.
    • Workplace: plataforma de comunicação lançada em 2020 para que todos os colaboradores da Suzano consigam acessar as notícias da companhia pelo computador ou pelo celular, também utilizada para a disseminação da temática de combate à corrupção.
    • Papo de Líder: são enviados comunicados com uma linguagem específica para os líderes, os encorajando a disseminar as informações recebidas e discutir o tema com a sua equipe.
    • Ambientação Avançada: todos os novos colaboradores, em seu primeiro dia de Companhia, passam por um processo de “ambientação avançada”, no qual participam de palestras e assistem a algumas apresentações sobre diversos temas de importância da empresa, incluindo nossos treinamentos de Código de Conduta e Lei Anticorrupção.
    • Ambientação Avançada para estagiários: todos os nossos estagiários, durante seu período de estágio, passam por alguns treinamentos corporativos sobre as principais temáticas de interesse da companhia. Um desses treinamentos é o de Compliance, no qual são abordados os princípios do nosso Código de Conduta e diretrizes sobre a Lei Anticorrupção (tanto no âmbito nacional quanto no internacional).
    • Reembolso: para realizar a solicitação de cada reembolso na ferramenta que utilizamos para essa finalidade, o colaborador deve afirmar que conhece e concorda com os princípios éticos do nosso Código de Conduta e com as diretrizes de nossa Lei Anticorrupção.