Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Operações submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção

    Contexto:

    A Suzano faz uma análise de riscos relacionados à corrupção para a companhia como um todo, e não por tipos de operação.

    Em 2020, os principais riscos identificados foram:

    • Investimentos Socioambientais e oferta de presentes realizados em desconformidade com as políticas aplicáveis;
    • Interações indevidas e/ou incorretas junto a Agentes Públicos;
    • Inefetividade do processo de due diligence;
    • Mecanismos de controle insuficientes e/ou ausência de tecnologias, ferramentas e sistemas para gerenciar e monitorar os pontos sensíveis ao risco de corrupção identificados na Companhia.

    Na Suzano, dispomos de uma equipe integralmente dedicada à temática de Compliance, como parte integrada da Gestão de Riscos da companhia. Assim, o objetivo é proporcionar a identificação e a mitigação de possíveis riscos de não conformidade nas mais diversas atividades desempenhadas na companhia, incluindo os riscos relacionados à corrupção identificados – o que, inclusive, está previsto em meta da equipe.

    Nesse sentido, visando a mitigação dos riscos levantados, desenvolvemos um sistema voltado ao controle de recebimento e oferta de brindes e presentes na companhia, bem como ao reporte de reuniões com Agente Públicos, já disponível para uso de todos os nossos colaboradores. Além disso, elaboramos uma régua de risco para ser utilizada nas avaliações dos processos de due diligence realizados na empresa, fortalecemos o controle do fluxo de doações/patrocínios – que conta, agora, com a análise da própria equipe de Compliance sobre os fluxos – e estamos implementando melhorias no processo de Background Check, com a criação de uma nova política que aprimore o sistema de análise de fornecedores, permitindo uma tomada de decisão mais consciente pela companhia.