Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Participação em associações

    Contexto:

    A Suzano é membro das seguintes associações/organizações, que consideramos estratégicas para nossa atuação:

    ABAF/BA – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal- ABAF (Estadual)
    A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Também atua na antecipação de cenários, troca de informações sobre o setor e na atuação conjunta para defesa de interesses. A Suzano tem participação no Conselho-Diretoria com um Diretor no Conselho Fiscal.

    ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Nacional)
    Entidade sem fins lucrativos que visa, principalmente, congregar as indústrias nacionais do setor, instaladas em todas as regiões do País e de todos os portes, promovendo e defendendo seus legítimos interesses, com vistas ao desenvolvimento econômico que possibilitam.

    ACB – Associação Comercial da Bahia (Estadual)
    É uma entidade multissetorial, a mais antiga do Brasil, que congrega empresários na defesa de seus interesses e da melhoria da sociedade.

    ACE Mucuri – Associação Comercial e Empresarial de Mucuri (Municipal)
    Associação empresarial de articulação e defesa dos interessas de lojistas, comerciários e hoteleiros de Mucuri (BA). Importante relação pelo impacto de ações de Parada Geral – envolvendo principalmente a classe hoteleira. Também figuram como apoio da sociedade civil organizada na defesa dos interesses do setor empresarial na região. A Suzano tem participação na Diretoria de Comunicação.

    ACE – Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas (Municipal)
    Associação empresarial de articulação e defesa dos interesses de comerciantes de Teixeira de Freitas (BA). Interlocução com o setor, um dos mais beneficiados pela atividade da empresa na região. Também figuram como apoio da sociedade civil organizada na defesa dos interesses do setor empresarial na região.

    ACII – Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (Municipal)
    Entidade representativa da Indústria e Comércio de Imperatriz (MA) com a finalidade de cuidar dos interesses comuns da indústria e do comércio do município de Imperatriz. A Suzano tem participação no Conselho diretor da ACII.

    ACITLS – Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (Municipal)
    Esta entidade busca representar os interesses da classe empresarial local, através de ações que fortaleçam o associativismo, fomentando o desenvolvimento econômico no município de Três Lagoas (MS).

    ACM – Associação Comercial do Maranhão (Municipal)
    Instituição de apoio à classe comercial do Maranhão, com a finalidade de cuidar dos interesses comuns dos comerciantes do município de São Luís (MA).

    ADEL – Associação para o Desenvolvimento de Linhares e Região (regional)
    Associação empresarial de articulação e defesa dos interessas empresariais nos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal (ES). Importante Apoio nas ações de defesa do setor e operações florestais nos municípios de atuação. A Suzano tem participação no Conselho Operacional e a finalidade associativa é de representação.

    AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil (Nacional)
    Entidade privada, sem fins lucrativos, que congrega e representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins.

    AMCHAM – American Chamber of Commerce for Brazil (Nacional/internacional):
    Associação de porte nacional que trabalha em sintonia para um melhor ambiente de negócios, promovendo competitividade e inovação para uma comunidade de conexão composta de 80% de empresas brasileiras e 20% norte-americanas e de outros países. Trata-se da maior câmara de comércio do Brasil, assim como a maior das câmaras norte-americanas fora dos Estados Unidos.

    AMEAR – Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região
    Associação empresarial de articulação e defesa dos interessas empresariais nos municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu (ES). Importante apoio nas ações de defesa do setor e operações industriais e florestais nos municípios de atuação. A Suzano tem participação na Diretoria de Comunicação e no Conselho Operacional.

    AMIF – Associação Mineira da Indústria Florestal (Estadual)
    Maior associação de classe do setor florestal do estado de Minas Gerais, com grande representação institucional e representando um importante ator na defesa dos interesses do setor no estado de Minas Gerais.

    ASSENOR – Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (regional)
    Associação empresarial de articulação e defesa dos interessas empresariais nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário. Importante apoio nas ações de defesa do setor e operações industriais e florestais nos municípios de atuação. A Suzano tem participação no Conselho Operacional e Fiscal.

    Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
    A ABNT desempenha um importante papel no desenvolvimento de normas técnicas como o único foro de normalização nacional no Brasil. Atuamos em comitês ligados a temas relevantes para o nosso negócio, buscando contribuir proativamente para as discussões e desenvolvimento de iniciativas.

    CEBC- Conselho Empresarial Brasil China (Nacional/Internacional)
    Promove o intercâmbio e a cooperação nos campos econômico, acadêmico e cultural entre Brasil e China, e fomenta a relação entre a comunidade empresarial, meios diplomáticos, e governo dos dois países.
    Participação.

    CEDAGRO- Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Estadual)
    Organização que atua na defesa, promoção e fortalecimento do agronegócio capixaba. A Suzano tem participação no Conselho de Administração e Fiscal, com o cargo de vice-presidência.

    CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (estadual)
    Aproximação para atuação regional junto ao poder público municipal e fóruns públicos como conselhos de municipais, conselhos de UCs etc. A Suzano tem participação no Conselho Diretor.

    CNI – Confederação Nacional das Indústrias (Nacional)
    Representa nacionalmente o setor industrial, promovendo ações de aprimoramento da competitividade da indústria e a defesa de seus interesses.

    Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
    Os participantes da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura comprometem-se a organizar-se e operar de forma multisetorial e multidisciplinar, mantendo-se abertos a novas adesões e contribuições. Buscar convergências e usar a divergência como via para avançar e construir soluções. O CEO da Suzano, Walter Schalka é membro do Grupo Estratégico (GE) e Grupo Executivo (GX)

    CONJOVE – Conselho de Jovens Empresários (Municipal)
    Cuidar dos interesses comuns da indústria e comércio do município de Imperatriz (MA) e incentivar a cultura empreendedora entre os jovens. A Suzano tem participação no conselho.

    Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
    Reforça a agenda do desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e à sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. A Suzano tem participação no CT Biodiversidade e Tecnologia, CT Energia e Mudança do Clima e CT Social, desenvolvendo projetos e conteúdos em conjunto, e realizou contribuição financeira adicional em 2020.

    Diálogo Florestal
    Iniciativa inédita e independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal e organizações ambientalistas e movimentos sociais com o objetivo de construir visão e agendas comuns entre esses setores. A Suzano é membro da plataforma e tem uma cadeira no Conselho de Coordenação.

    Espírito Santo em Ação (Estadual)
    Importante entidade de articulação empresarial, com grande penetração, prestígio e representatividade junto aos poderes executivos e legislativos do Espírito Santo. A Suzano tem participação Coordenação do Projeto Diretrizes e no Conselho Operacional.

    Findes (Estadual): Findes (nacional)
    Faz a representação do setor industrial ante os agentes do governo no nível estadual. A Suzano tem participação no Conselho de Representantes, no Conselho de Assuntos Legislativos, no Conselho de Relações do Trabalho, no Conselho de Meio Ambiente e no Conselho de Infraestrutura.

    FLORESTAR (estadual)
    Entidade representativa do setor. Promoção e fomento do setor no estado. A Suzano ocupa a Presidência da entidade.

    Forest Stewardship Council® – FSC®
    A Suzano é membro do FSC® e participa ativamente das discussões e comissões conduzidas pela organização, no âmbito nacional e internacional, com o objetivo de apoiar iniciativas voltadas para o manejo florestal responsável, que abrangem a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, respeito aos direitos das comunidades e outras questões socioambientais relevantes.

    Fórum Florestal – BA, SP, ES
    Instituição responsável por identificar e discutir questões relevantes do setor de base florestal, sejam elas de cunho setorial ou nacional, promovendo, em caráter permanente, ações articuladas e conjuntas, na perspectiva de que se fortaleça o encaminhamento das propostas às autoridades competentes, quer em âmbito local ou nacional.

    IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores (nacional)
    Tem como objetivo valorizar os produtos originários dos cultivos de pinus, eucalipto e demais espécies plantadas para fins industriais. A Suzano tem participação no Conselho Deliberativo, na Coordenação do Comitê de Biotecnologia e em diversos outros comitês, como o de Certificação, Relações Governamentais, Clima, Grupo de Trabalho de Inventário de GEEs, Biodiversidade, Logística, entre outros. Além disso, A Suzano realizou contribuições financeiras adicionais em 2020 para diversos projetos da associação.

    ICC Brasil – International Chamber of Commerce Brasil (Nacional/internacional)
    A ICC Brasil reúne os membros brasileiros da International Chamber of Commerce (ICC), a maior organização empresarial mundial, com foco em comércio internacional, cuja rede abrange cerca de 45 milhões de empresas e associações empresarias em mais de 100 países.
    A Suzano não tem ninguém de seu corpo executivo no Conselho do ICC. Contudo, o vice-presidente do Conselho de Administração da Suzano, Daniel Feffer, é presidente do Conselho Superior da ICC.

    Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef)
    O IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, criado em 1968, é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.

    LIDE (Nacional/internacional)
    Promove a participação em fóruns e rodadas de negócios, contribuindo para o networking das empresas associadas.

    New Generations Plantations (nacional/internacional)
    A plataforma New Generation Plantations (NGP) é um local para compartilhar conhecimento sobre boas práticas de plantio e aprender com a experiência. A plataforma procura influenciar outras empresas e governos a tomar decisões ambiental e socialmente responsáveis em sua gestão de plantações. A Suzano é membro do Comitê Diretivo da plataforma New Generations Plantations, do WWF.

    Pacto Global Brasil
    Mobilização internacional de empresas em apoio à Organização das Nações Unidas (ONU) na promoção de dez princípios que reúnem valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas e de combate à corrupção e também o engajamento e atingimento dos ODS. O Pacto Global é uma contribuição voluntária das empresas para a busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva. A Suzano tem participação na frente anticorrupção e no Grupo Técnico de Energia e Clima, além do Conselho de Administração da Rede Brasileira do Pacto Global.

    Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC)
    A Suzano é membro do PEFC e participa ativamente das discussões e comissões conduzidas pela organização, no âmbito nacional e internacional, com o objetivo de apoiar iniciativas voltadas para o manejo florestal sustentável, que abrangem a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, da resiliência de comunidades e outras questões socioambientais relevantes.

    Reflore – Associação dos Produtores de Floresta Plantada de Mato Grosso do Sul (Estadual)
    Reúne importantes empresas da cadeia produtiva da floresta com sede ou filial em Mato Grosso do Sul. Possui a missão de congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos das Empresas Associadas que se dedicam ao Desenvolvimento Sustentável com base em Florestas Plantadas. A Suzano ocupa a Vice-Presidência.

    Região (regional)
    Associação empresarial de articulação e defesa dos interessas empresariais nos municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu (ES). Importante apoio nas ações de defesa do setor e operações industriais e florestais nos municípios de atuação. A Suzano ocupa a Diretoria de Comunicação e tem participação no Conselho Operacional.

    SIMRURAL – Sindicato Rural de Imperatriz (Municipal)
    Tem como objetivo colaborar com diversas esferas sociais e atuar como referência estadual no segmento produtor de agronegócio.

    Sindipacel – Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira de Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Estadual)
    Representação do setor industrial junto aos Agentes do Governo no nível estadual. A Suzano tem participação na Diretoria.

    Sinpacems – Sindicato Patronal das Indústrias de Papel e Celulose de MS (Estadual)
    Visa promover o desenvolvimento e a representatividade da indústria no ramo de papel e celulose do estado de Mato Grosso do Sul, fortalecendo o setor, estimulando a inovação, a competitividade, a qualidade e promovendo o desenvolvimento sustentável. A Suzano ocupa a Vice-Presidência.

    Sindipapel – Sindicato da Indústria de Papel e Celulose do Espírito Santo (Estadual)
    Representação do setor da indústria de papel e celulose no estado do Espírito Santo.

    SustainAbility Transparency Network
    Grupo de empresas globais que acreditam que a transparência impulsiona o desempenho e o desenvolvimento. A rede ajuda as empresas a gerarem impacto ao oferecer ferramentas práticas e oportunidades de aprendizado entre peers e com especialistas.