Ética, Governança e Transparência

Diálogo, transparência e protagonismo na participação e condução de temas setoriais e de interesse global, que incentivem compromissos e acordos de cooperação para o desenvolvimento sustentável. Garantia dos mais elevados padrões de governança corporativa, visando à total integridade e robustez dos controles internos e processos da companhia, assim como à conduta ética, íntegra e transparente de todos os nossos públicos de relação.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Queixas/demandas recebidas e endereçadas pelo Canal de Ouvidoria 2019¹ 2020
      1 Número total de queixas/demandas identificadas 671 912
      2 Número de queixas/demandas que foram endereçadas 671 912
      3 Número de queixas/demandas resolvidas 631 870
      4 Número de queixas/demandas pendentes 40 42
      5 Número de queixas/demandas registradas antes do período resolvidas no ano 63 40
    1. Os dados de 2019 foram revisados devido ao recebimento de duas denúncias de 2018 da antiga Fibria que foram introduzidas no ano de 2019 para apuração e tratativas.

    Informações complementares:

    As principais denúncias referem-se a comportamento inadequado de gestor, fraude, comportamento inadequado de colega, condições físicas do local de trabalho, remuneração, jornada de trabalho, benefícios, questões trabalhistas, desvio de função, processo seletivo/admissão/desligamento, tratamento inadequado a prestador de serviço, falta de pagamento, carreira/promoção, saúde e segurança e segurança da informação.

    Das 912 denúncias recebidas pelo Canal de Ouvidoria, após as devidas análises e apurações pelos profissionais elegíveis, foram aplicadas 459 medidas disciplinares, sendo elas: melhoria de processo/criação de controle, feedback, orientação e acompanhamento, dispensa com justa causa, dispensa sem justa causa, advertência escrita e verbal, substituição de funcionário terceirizado e encerramento de contrato de prestador de serviço. Todas as denúncias são respondidas pelo canal externo de ouvidoria e o denunciante obtem sua resposta através do seu número de protocolo emitido quando da criação da denúncia.

    A área de Ética e Ouvidoria trabalha com denúncias de 3 grupos principais: fraudes, desvios comportamentais e gestão de terceiros.

    As denúncias de fraudes são tratadas por uma equipe especializada de investigadores na área de auditoria interna. Questões como fraudes, desvios, conflito de interesse, utilização indevida de recursos, recebimento de propina, falsificação, vazamento de informação e outros são tratadas nesse grupo.

    Os desvios comportamentais, que abordam desvios morais, sexual, discriminação e comportamentos inadequados, são tratados pelo time de Gestão de Pessoas. Segundo os indicadores de ouvidoria, foram feitas em 2020, 912 denúncias, sendo que dessas aproximadamente 56% foram consideradas procedentes e foram tomadas 459 medidas disciplinares.

    A área de Gestão de terceiros faz monitoramento e vistorias periódicas para verificação do check-list e tem parceria com a área de segurança do trabalho para verificação de questões específicas. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 14 mil colaboradores e 17 mil terceiros. A área é responsável por avaliar questões trabalhistas, saúde e segurança, condições locais, pagamentos, encargos entre outros temas.

    Além disso, a área conta com uma empresa de ouvidoria externa que disponibiliza um telefone, e-mail e um site em três idiomas para o Canal de Denúncias, com atendimento 24 horas. O Canal é aberto para todos os colaboradores e partes interessadas, sendo que podem ser feitas denúncias anonimamente de qualquer natureza. Todas as denúncias são verificadas e, após análise, é enviado um feedback para o denunciante contendo o status da denúncia. A divulgação do canal é feita constantemente pelos canais interno da Suzano e nos quadros de terceiros.