Gestão Financeira

Busca pelo sólido desempenho financeiro por meio de constante análise de riscos, visão socioambiental responsável e equilíbrio entre custos, despesas e investimentos, a fim de compartilhar valor com acionistas, investidores e demais públicos estratégicos. Crescimento orgânico por meio de uma base florestal consolidada e preparada para o incremento produtivo, com diversificação de produtos e negócios.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Gestão e abordagem tributária

    Contexto:

    A Política Tributária da Suzano preza pelo desenvolvimento de estratégias voltadas para a gestão da carga tributária, sempre em conformidade com a legislação vigente. A Suzano, como uma multinacional que mantém negócios em diversos países e sendo uma empresa de capital aberto, mantém uma relação transparente com órgãos públicos e associações setoriais, a fim de gerar valor e arrecadação aos entes tributantes em nível federal, estadual e municipal.

    A Suzano tem termos de acordo/ protocolos de intenções junto a entes Estaduais visando sempre a otimização da carga tributária em conformidade com a legislação. Em linha com o tema, a Suzano participa de comitês tributários de associações setoriais (IBÁ), federações industriais (FINDES, FIESP, FIEMA, entre outros) e grupos específicos para discussão do assunto, como o Grupo de Estudos Tributários Aplicados (GETAP).

    A estratégia tributária da Suzano está alinhada com os negócios atuais e planos futuros da Companhia. São avaliadas somente as oportunidades tributárias relacionadas ao plano de negócios. Todas as decisões de cunho tributário derivam da estratégia de negócios e, portanto, são efeitos adicionais aos resultados das atividades comerciais e operacionais. Nesse caso, a redução do custo ou o impacto tributário são apenas um dos vários fatores levados em consideração nos investimentos e decisões negociais, e não os fatores principais.

    As estratégias fiscais da Companhia são acompanhadas pelo Conselho de Administração/Comitê de Auditoria Estatutário na medida do aplicável. Quaisquer alterações na Política de Conduta Tributária deverão ser aprovadas pelo Diretor Financeiro. A Suzano pauta sua Política de Conduta Tributária no cumprimento das normas tributárias vigentes em todos os países de sua atuação.