Inovação e Tecnologia

Investimento contínuo em tecnologia e cultura de inovação que impulsione o desenvolvimento de soluções para os grandes desafios que a sociedade enfrenta (viabilizando a transição para a bioeconomia), além de possibilitar maior vantagem competitiva ao negócio.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Volume total de fibra reciclada e/ou recuperada, por unidade de negócio

    Contexto:

    A Suzano vem aumentando sua participação na cadeia da reciclagem de diferentes formas. Recentemente, o TP Cycle, papelcartão com aparas pós consumo, foi lançado. E, junto a esse movimento, passamos a amadurecer internamente a operacionalização do fomento a essa cadeia, ainda informal. Iniciamos a estruturação, gradativamente, de um processo de apoio direto a algumas cooperativas em nossa área de influência, em total alinhamento e parceria com nossa estratégia de desenvolvimento social territorial.

    Acreditamos, ainda, ser importante reforçar que a cadeia de reciclagem do papel já é uma cadeia relativamente bem estabelecida. Atualmente, o índice de reciclagem geral para o papel é de 66,9% (2019). Para papéis de embalagem como cartão e papelão, o índice fica em torno de 85%. Por isso, acreditamos em uma abordagem holística, que olhe para todo o processo e que considere a decisão de destino final da apara na perspectiva do menor impacto ambiental possível, considerando o todo – o que nem sempre acontece com a reinserção na própria cadeia de origem.

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Volume total de fibra reciclada e/ou recuperada, por unidade, em toneladas 2019 2020
      1 Unidade de Papel e Embalagens 99.029,56 100.189,70
      2 Unidade de Bens de Consumo 6.050,00 7.559,00
      3 Total 105.079,63 107.749,16
    1. Para o cálculo do indicador para os produtos de papel, considera-se como “fibra recuperada” o refugo utilizado em nossos processos - material que é recuperado em nossas próprias unidades produtivas e, portanto, não adquirido do mercado. Como “fibra reciclada”, por sua vez, considera-se as aparas pós consumo de papelcartão utilizadas na produção de nosso TP Cycle, provenientes de logística reversa. Os dados da unidade Rio Verde foram reportados sem diferenciação por produto. 2. Para o cálculo do indicador voltado aos produtos de bens de consumo, “fibra reciclada” deve ser entendida como aparas compradas para substituição da celulose virgem no processo de fabricação de papel Tissue. Podem ser resíduos de papéis brancos usados em escritório, formulários contínuos, manuscritos, impressos ou datilografados, cadernos usados sem capas, livros sem capa com ou sem impressão. Do outro lado, “fibra recuperada” deve ser entendida como resíduos do nosso próprio processo produtivo, refugo de conversão, como rolinhos, logs e refiles, bobinas refugadas no processo, ou seja, o próprio papel tissue descartado por condições de processo ou qualidade.

    Informações complementares:

    Para saber mais sobre a estratégia da Suzano para incorporar fibra reciclada ou recuperada em seus produtos da Unidade de Papel e Embalagens, veja o indicador “Análise do ciclo de vida ambiental de produtos (papel)”.