Mudanças Climáticas

Busca por alternativas para aumentar o sequestro de carbono, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a solução da crise climática, além de reduzir e mitigar os riscos dessa natureza.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Emissões biogênicas de CO₂ (escopo 3)

    Dimensão Métricas do Capitalismo Stakeholder (WEF)

    Contexto:

    Emissões biogênicas são as emissões relacionadas ao ciclo natural do carbono, bem como aquelas resultantes da combustão, colheita, digestão, fermentação, decomposição ou processamento de materiais de base biológica.

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Emissões biogênicas de CO₂ (escopo 3), em t de CO₂ equivalente¹ 2019 2020
      1 Total 30.489,47 46.621,06
    1. O indicador contempla os seguintes gases: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hidrofluocarbonetos (HFCs) e perfluorcarbonetos (PFCs).

    Informações complementares:

    Houve aumento de emissões biogênicas devido à ampliação do consumo de combustíveis renováveis em operações rodoviárias, principalmente, como o consumo de etanol, biodiesel misturado no diesel e etanol misturado na gasolina. Os fatores de emissão destes insumos no Brasil são divulgados anualmente pelo Programa Brasileiro GHG Protocol.

    A mistura de Biodiesel ao Diesel foi de 11,3% em 2020 e 10.3% em 2019. A mistura de etanos a gasolina se manteve em 27%.

    Para saber mais sobre a gestão de emissões de GEEs, acesse “Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e metodologia”.