Mudanças Climáticas

Busca por alternativas para aumentar o sequestro de carbono, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a solução da crise climática, além de reduzir e mitigar os riscos dessa natureza.

Indicadores relacionados
  • Filtrar por categoria

  • Filtrar por tag

  • Estoque de carbono

    Contexto:

    Estoques de carbono representam todo o carbono presente na biomassa florestal acumulada ao longo do tempo (como uma “fotografia” de todo o carbono que está na área florestal em um dado momento). Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), é a quantidade absoluta da substância de interesse mantida dentro de um reservatório em um tempo específico.

     

    Estoques de carbono da Suzano

    Sendo uma empresa que realiza o Manejo Florestal responsável, a Suzano conta com áreas de cultivo de eucalipto em que o processo de plantio, colheita e conservação da mata nativa estão em forma de mosaico, sendo assim, a empresa mantém um estoque que carbono constante, com as áreas destinadas à conservação estabilizadas ou em crescimento e estocando carbono e as áreas de cultivo de eucalipto, em sua maior parte, com mudas em crescimento.

    Como a Suzano conta com um ciclo de cultivo de aproximadamente 7 anos, apenas um sétimo (1/7) das áreas de floresta plantada está sob constante colheita. Os outros seis sétimos (6/7) das áreas de floresta plantada estão em diferentes intensidades, estocando carbono ao longo do tempo.

    Para calcular o estoque de carbono (que aumenta conforme há crescimento da vegetação e que reduz quando há colheita), a Suzano utiliza dados da sua base de cadastro florestal que incluir informações de áreas, em hectares, separadas por idade e clone, densidade e volume de biomassa de cada uma dessas idades. Com base nessas informações, são aplicados os fatores reconhecidos pelo IPCC de conversão (C para CO₂), fator de proporção de biomassa acima e abaixo do solo e fatores de expansão da biomassa (BEF), e assim calcula-se os estoques de carbono.

    Mudar visualizacão:

    • wdt_ID Estoques de carbono (tCO₂eq) 2019 2020
      1 Suzano S.A. – florestas plantadas 114.606.195,82 164.799.325,93
      2 Suzano S.A. – vegetação nativa 163.381.236,44 150.992.295,12
      3 Suzano S.A. – total 277.987.432,26 315.791.621,05

    Informações complementares:

    Em 2020, tivemos expansão de nossa base florestal com um incremento de aproximadamente 5% de áreas de plantio e 8% de áreas destinadas à conservação de florestas nativas. Além disso, para a realização de nosso inventário de estoque e remoções de carbono, houve inclusão de plantios de eucalipto com idade de 2 anos (inseridas na base cadastral da Suzano), revisão de fatores de remoção de floresta nativa coerentes com estudos acadêmicos atualizados e de ponta, assim como melhoria de produtividade em nossos plantios.

    Enfatizamos que o inventário de estoque e remoções de carbono por nossas florestas foi verificado por terceira parte.